11 de outubro de 2014

Os segredos de Colin Bridgerton

[bom]

Eu Recomendo: Os segredos de Colin Bridgerton
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro

Os Bridgertons:
Os segredos de Colin Bridgerton é quarto volume dessa série. Se você não leu O Duque e eu, O Visconde que me amava e Um perfeito cavalheiro o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Colin nunca desejou se casar, perdia todas as temporadas, pois estava sempre viajando. Ele acaba de retornar da sua mais recente viagem e pretende ficar um tempo em Londres, até o aniversário de sua mãe. A cidade parece um tédio, quase nenhum evento, praticamente nada a se fazer. Diante dessa mesmice Lady Danbury lança um desafio, ela pagará um prêmio de mil libras para aquele que revelar a verdadeira identidade de Lady Whistledon Todos começam a indagar quem poderia ser a misteriosa escritora e Colin começa a acreditar que ela possa ser sua irmã Eloise. Colin vai conversar com Penelope sobre as suas suspeitas, já que ela é a melhor amiga de sua irmã e ele sempre se sente confortável para falar com ela. Colin está cada vez mais próximo de Penelope e mal pode suspeitar do seu grande segredo, mas começa a perceber cada vez mais a linda mulher que ela se tornou.

Meu cantinho:
Eu acho que esse foi o livro mais destoante do da série diante da “fórmula” que a Julia Quinn vinha usando. Diferente dos demais livros esse não tem cenas tão picantes, a situação amorosa se resolve muito fácil e acredito que o foco maior desse livro está voltando para a identidade verdadeira de Lady Whistledon do que para o casal principal. Colin volta de viagem para uma cidade que está tediosa, onde nada acontece. É quando durante um baile Lady Danbury lança um desafio acerca de Lady Whistledon, oferecendo um prêmio de mil libras para quem revelar a verdadeira identidade dela. 
Desde que voltou para Londres Colin parece passar um tempo cada vez maior na presença de Penelope Featherington, eles se esbarram em bailes, na casa dele, na rua. Eu sempre gostei dessa personagem, infelizmente ela sempre foi prejudicada pela imagem das irmãs e do desespero da mãe em casar as filhas. Ela era desajeitada, gordinha, mas sempre foi muito educada e gentil. Penelope sempre foi perdidamente apaixonada por Colin, mas entende que não é bela e sempre passou despercebida para os homens. A verdade é que todas as vezes que teve a atenção de Colin, foi enquanto dançavam em bailes, mas ele só a tirava para dançar por piedade ou diante do pedido de mãe dele. Penelope já está conformada com sua posição de solteira, é por isso que agora, quando tem a oportunidade de falar com Colin decide agir de modo sincero e verdadeiro. Quando ele a tira para dançar ela diz que não é mais necessário, que ela jamais irá se casar e ele não precisa mais ter pena dela, não é mais constrangedor ficar aos cantos nos bailes. Quando ele pergunta a opinião dela, ela é sincera. Colin aos poucos vai percebendo como ela é sagaz e não entende como ela pode passar despercebida para todos até então. 
O envolvimento dos dois ocorre da forma mais inesperada possível, Colin tem um desentendimento com Penelope e decide procurá-la para pedir desculpas. Ele a vê entrando em uma carruagem que não é da família e decidi segui-la, é quando descobre seu espantoso segredo. Diante dessa revelação ele só percebe que ela é ainda mais inteligente e especial do que ele sequer poderia imaginar, ele que a deseja e a pede em casamento. Depois disso a relação deles continua como pano de fundo para o grande mistério de quem é Lady Whistledon. 
No final eu acabei ficando um pouco irritada com Colin. Ele costumava ser um dos meus irmãos preferidos, um dos mais gentis, mais educados, mas ele vai se mostrando uma pessoa cheia de defeitos e inseguranças. Ok, todos somos humanos e ninguém é perfeito, isso eu entendo, mas não gosto do modo como ele se relaciona às vezes com Penelope. Colin sempre teve dó de Penelope, ele nunca percebeu a pessoa que ela realmente era. Ele cometeu um deslize terrível que a magoou muito (quem leu os livros passados deve se lembrar) e esse episódio consolidou a ideia de que Colin jamais seria dela e ela jamais poderia se casar com alguém, pois o amava – não que ela tenha recebido qualquer pedido de casamento para confirmar essa hipótese. Ele leva muito tempo para perceber sua sagacidade, sua beleza, sua inteligente e vivacidade. Quando ele percebe não hesita em se unir a ela, contudo, mesmo após essa união ele comete erros. Ele está com crise sobre não ter conquistado nada como seus irmãos, um que tem as obrigações do título, o outro que tem o dom da pintura, ele acredita que não tenha nada seu do que se orgulhar e começa a se ressentir porque Penelope tem isso! Com o tempo ele descobre seu real talento e ainda é incentivado por ela a divulgá-lo, o que faz com que ele deixe esses sentimentos negativos de lado. Contudo, eu não acho certo o modo como ele a invejava, pois não era algo positivo, ele se ressentia e parecia de alguma forma querer diminuir seu trabalho. Lógico que apaixonada e tendo ficado tudo bem no final Penelope não viu qualquer problema nas atitudes de Colin, mas hoje eu digo que por isso ele é o Bridgerton que eu menos gosto.
Esse livro foi contraditório já que deixei de gostar de Colin, mas passei a gostar demais de Penelope, e isso nunca tinha acontecido com um casal dessa série. Outra coisa que me deixou confusa foi o prólogo, não faço ideia do que esperar para o próximo livro da série!

Continuação:
O próximo livro da série é Para Sir. Phillip, com amor (título provisório). Sem previsão de lançamento no Brasil.

2 comentários:

  1. Adorei sua resenha. Esse gênero literário não é muito o meu tipo, mas talvez algum dia eu dê uma chance a ele uehueheh =D

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Faltam cerca de 50 páginas para eu terminar a leitura do meu exemplar e estou achando sensacional, eu amo esta série e a autora ganhou o meu respeito com estes Bridgertons maravilhosos.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir