23 de outubro de 2014

Não se apega, não

[ótimo]

Eu Recomendo: Não se apega, não
Autora: Isabela Freitas
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Esse é um livro diferente, começa pelo final, pela decisão de Isabela de terminar com o Gustavo. Muitas de suas amigas não entendem, assim como sua família, como terminar com esse cara tão lindo e perfeito. Acontece que apenas Isabela sabe o que enfrentou nesse namoro, e como esse cara perfeito está longe de ser tão perfeito assim. Ela percebe que precisa desapegar, que precisa ser mais honesta consigo, que precisa confiar em si, mas precisa principalmente se amar e se sentir completa. Antes que consiga alcançar essas coisas precisa enfrentar todos os convites para baladas, os pedidos de Gustavo para voltarem, o primo gostosão, o antigo paquera que está mais encantador do que nunca. Ficar sozinha, se conhecer, se tornar independente e se amar, se mostra um caminho mais difícil do que Isabela poderia imaginar.

Meu cantinho:
Assim que eu abri esse livro e li as primeiras páginas eu soube que iria amar totalmente a leitura. Dito e feito. Eu tenho tantas coisas positivas para falar sobre esse livro que tenho medo de soar confusa e não me explicar direito, mas farei o meu melhor.
Primeiro meus parabéns a editora. A capa é linda, eles tem as divisões dos capítulos super bem feitas, frases super engraçadas e detalhes fofos. A diagramação e a revisão estão impecáveis. Acho que estamos tão habituados com livros iguais, com um ou outro detalhe diferente, que quando tenho em mãos um livro desses mais trabalhado não tem como não ficar admirada – e também se perguntar porque a editora não faz isso sempre.
Eu não conhecia a Isabela Freitas, apenas depois que li o livro soube que ela é famosa por ter um blog e publicar textos semelhantes por lá. Eu acabei entrando no blog depois de ter acabado de ler o livro e encontrei vários outros textos interessantes, com temas variados, e muita coisa bacana para se refletir! Indico blog dela, que você pode conferir clicando aqui. Só para reforçar não estou ganhando nada com essa divulgação, nem parceria, ou qualquer coisa do tipo, mas sempre fico feliz em indicar um trabalho de qualidade que me agrade.
Voltando ao livro. Assim que o abri e vi elencando 20 frases bem realistas eu soube que eu iria gostar. Comecei a ler o livro e me identifiquei total com a Isabela – que também é o nome da personagem do livro. Eu não sei o quanto do que está escrito nesse livro é baseado na vida da autora, mas certamente boa parte é. Ela é muito parecida comigo, ela adora ler e escrever, não pode ver bichinhos na rua que quer cuidar, tem desejo de cursar jornalismo ou publicidade (eu sou formada em comunicação social – publicidade e propaganda), mas o principal: ela é uma garota com um histórico de relacionamentos amorosos que vária entre o desastroso e o hilário, exatamente como eu. Ela já cometeu diversos erros, continua cometendo outros e parece que está sendo difícil acertar.
Quando eu decidi ler esse livro eu tinha terminado a alguns meses um namoro de mais de um ano, e estava começando a me envolver com outra pessoa, e tive a impressão que estava cometendo novamente os mesmos erros. Esse livro serviu como um pontapé para mudar a minha vida, minhas atitudes e o modo de encarar meus relacionamentos. Talvez você leia e não passe de uma história engraçadinha, talvez ele não seja tão “divisor de águas” para você. Acontece que esse livro caiu como uma luva para o momento que eu estava passando e eu posso sim dizer que ele mudou a minha vida. Eu acabei indicando ele para várias pessoas – todas passando por situações semelhantes a minha – e todas falaram que o livro é ótimo, que faz repensar muitas coisas. Você deve então estar se perguntando se ele não é um livro de auto-ajuda velado, mas eu acredito que não. Eu não gosto de livros de auto-ajuda, nem livros que fingem que não são, mais no fundo são (recentemente falei do Homens, dinheiro e chocolate que foi assim). Eu acho que nesse livro a Isabela é sincera sobre todas as coisas que passou e oferece dicas e conselhos ao mostrar como ela superou seus problemas. Não têm nada de: siga esses passos e seja feliz. Ela conta a história dela, como as coisas deram errado, o que ela sentiu, como ela errou, como ela se envergonhou, e o processo que a levou a perceber onde errava e o que precisava fazer para mudar isso.
Isabela fala dos caras cafajestes como quem se envolveu, dos caras problemáticos, das mentiras, das traições. Eu acho que não tem uma mulher que não se identifique um pouco que seja com esse livro, mas eu particularmente acho que ela andou me espionando para escrever essa história! Sabe aquele relacionamento que você insiste por hábito, por comodidade? Ou aquele cara sem vergonha que jura que te ama, mas que pula a cerca e você toma como um projeto pessoal e jura que vai mudá-lo para melhor? Aquele cara que te trata mal e você para e pensa: imagina se o meu pai visse a menininha dele nessa situação? Ou então aquele cara que te trata um dia como uma princesa e no outro nem lembra que você existe? Isabela narra em seu livro situações como essas e diversas outras, com as quais nos identificamos, que nós fazem rir, refletir, outras pelas quais nunca queremos passar.
Mas não é só de relacionamentos amorosos que ela fala no livro, ela fala de problemas com a família, de amizades verdadeiras, de rasteiras que a vida nos passa, de problemas na faculdade, traumas de infância, problemas de auto-estima. O melhor de tudo é que no decorrer da leitura ela vai falando de como abandonou algumas coisas, como superou outros problemas, e vai mostrando como conseguiu consertar tudo e como você pode fazer o mesmo que ela. Ela fala coisas extremamente óbvias, que todo mundo sabe, mas que nem sempre colocamos em prática. Sobre abandonar relacionamentos que nos fazem mal, que confiança depois de quebrada não volta, aprender a valorizar amigos ao invés de namorados, aprender a desapegar (e você precisa ler para entender o conceito dela sobre essa palavra) e o mais importante, aprender a se amar. Eu acho que ela está absolutamente certa, pois quando você se ama plenamente, acima da outra pessoa, você não comete esses erros colossais em relacionamentos dos quais tanto nos arrependemos depois.
Eu fecho essa postagem dizendo o quanto estou admirada com o trabalho dessa escritora brasileira, achei a parte estética e o conteúdo de seu trabalho sensacional e não tenho nenhuma crítica negativa a fazer. O livro acaba de uma forma que eu espero sinceramente que tenha continuação, mas não li nada confirmando que a autora lançará um segundo livro.

Volume único.

5 comentários:

  1. Oi Ju, eu não tinha muita curiosidade em ler esse livro, mas depois dessa resenha fiquei super curiosa. Vou tentar solicitar para a Editora para ler, adorei o que você escreveu!
    Espero que tenha ajudado de verdade.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Bem completa a sua resenha! Comecei a ler esse livro e também achei bem interessante as coisas que ela fala, mas creio que seja um auto-ajuda assim, embora não de forma descarada. O fato de ter indicado pra várias pessoas que estavam na mesma situação já significa que a autora alcançou exatamente o desejado, que é passar seus conselhos, e de certa forma, sim, ajuda àqueles que estão vivenciando algo desastroso. Não to julgando, pois também estava numa época difícil quando li, e a autora instigou o interesse de adolescentes num assunto pelo qual todos passamos e sofremos nossos dilemas. Quando li, percebi que podia ter evitado muita decepção na vida, e acho que a maioria dos leitores ganha a mesma sensação haha

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/
    Venha conferir o Especial de Halloween que tá rolando na Caverna! A resenha da vez é de "Boneca de Ossos".

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju,
    Não tinha interesse de ler este livro por ser de auto-ajuda, mas sua resenha me deixou curiosa para saber as soluções dadas pela autora para problemas rotineiros.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Já ouvi falar desse livro e cheguei a pegá-lo na livraria, mas achei muito caro e resolvi pedir de presente, kkkkkkk. Acho ele muito a minha cara, já tinha visto outra resenha e com a sua só reforça minha vontade de ler!
    Ótimo post, grande beijo!
    http://rabiscosecenas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu li esse livro, cheguei até fazer a resenha dele no meu blog e tipo eu simplesmente amei ele, pois achei a visão da escritora muito realista e tudo que ela fala é verdade, nós temos a mania de espera muito das pessoas, sendo que elas não tem obrigação nenhuma de fazer aquilo que esperamos. Nossa eu amei de mais esse livro não imaginava q ele seria assim tão perfeito.

    Bjus linda acompanhando seu blog e curtindo sua página, parabéns pelo post e pelo blog.

    http://cantinhodacarolll.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir