10 de setembro de 2014

O Guia de Sobrevivência a Zumbis - Ataques Registrados

[bom]

Eu recomendo: Guia de sobrevivência a zumbis – Ataques Registrados
Autor: Max Brooks e Ibraim Roberson
Editora: Rocco

Sinopse:
O Guia de sobrevivência a zumbis – Ataques Registrados traz relatos de ataques de zumbis no decorrer do tempo. Nele temos os casos mais conhecidos que se têm evidências desde antes de cristo até o momento atual. Os ataques aconteceram nos mais diversos cantos do mundo, no antigo Egito, no Japão feudal, na antiga União Soviética, no atual Estados Unidos da América. Alguns dos quais nunca ouvimos falar, outros que conhecemos por uma visão diferente. Guerras, desastres, acontecimentos históricos que envolviam hordas de zumbis, mas que foram encobertos pelo governo. Relatos que agora vem a público, ataques que estão acontecendo agora.

Meu cantinho:
Quando eu mostrei esse livro na minha caixinha de correio aqui eu disse o quanto eu fiquei surpresa desse livro na verdade ser um quadrinho. Eu de fato não esperava e por isso foi um pouco decepcionante. Contudo, eu realmente amo essa temática e assim que tive uma pausa decidi lê-lo. A leitura foi super rápida, com um pouco mais de cem páginas e poucos diálogos eu terminei esse quadrinho em torno de meia hora.
Primeiro um elogio ao trabalho de Ibraim Roberson, o ilustrador. Eu não conhecia seu trabalho e ele é realmente magnífico. A riqueza de detalhes, de firmeza e realidade em seus traços é incrível. O fato de ser em preto em branco não diminui ou prejudica de forma alguma seu trabalho já que ele sabe fazer um bom uso das tonalidades e texturas. Peço desculpas se estou sendo detalhista nesse aspecto, mas eu particularmente gosto de desenhar e esse tipo de trabalho me interessa. Além disso, se você vai ler um quadrinho, por mais que a trama seja boa, se a qualidade do trabalho for ruim você acaba desanimando. O mesmo acontece com um bom livro que não tem um trabalho de revisão legal, um filme com atores ruins, um seriado com efeitos toscos (me lembrei de Constantine).
Se você não gosta da temática de zumbi, ou não gosta de cenas com violência, ou situação mais sangrentas e nojentas esse quadrinho não é para você. Além de ataques de zumbis, pessoas morrendo, corpos apodrecendo, ainda há casos de relatos da própria maldade humana, humanos normais comendo outros. Cenas de pessoas comendo tripas e assim vai. Então se você tem um estômago fraco ou nojinho dessas coisas, fuja desse quadrinho!
Os relatos começam desde o homem pré-histórico, passando pela África Central, Egito, Caledônia, Pacífico Central, Sibéria, Japão Feudal, Sul do Oceano Atlântico, Caribe, antiga União Soviética e Estados Unidos. Alguns relatos são bem interessantes, principalmente aquele em que ele trabalha com um plano de fundo real, alguma revolta, guerra, momento histórico que de fato existiu e dá uma nova explicação para os fatos com o envolvimento de zumbi.
Como eu disse são poucas páginas e a leitura é rápida. Os relatos são interessantes, o trabalhão da editora foi ótimo, a ilustração foi perfeita. Eu gostei do trabalho de modo geral, mas ainda assim não fiquei totalmente satisfeita – acho que eu não ter avaliado ele com nota máxima foi porque esperava de fato um livro quando recebi um quadrinho. Contudo, tenho certeza de quem gosta de quadrinhos e dessa temática não irá se decepcionar em nada.

Volume único.

3 comentários:

  1. Eu não tenho muito o costume de ler quadrinhos, o último que li foi um do Neil Gaiman. Mas o fato de eu não ter costumo não quer dizer que eu não goste, pelo contrário. Só por você ter dito que leu em cerca de meia hora já deu vontade aqui, ando precisando de leituras rápidas mesmo.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Parece bem legal!! Eu curto bastante quadrinhos, então vou ver se dou uma olhada. Mas vou dizer, zumbis tá tão na moda que daqui a pouco ninguém mais aguenta tanto material sobre eles saindo.

    Quanto à ser detalhista, não creio que isso seja ruim. Acho que um trabalho gráfico, deve ter uma parte gráfica bem feita, não é mesmo?

    Beijos,
    Thiago - Blog GentleGeek

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas adorei a sua resenha :)

    Amei o seu blog e já estou a seguir :)
    beijinhos,
    Daniela
    http://ddocesonhadora.blogspot.pt/

    ResponderExcluir