6 de setembro de 2014

Como treinar o seu dragão

[bom]

Eu recomendo: Como treinar o seu dragão
Autora: Cressida Cowell
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Soluço Spantosicus Strondus III é um garoto normal, nem um pouco heroico, na verdade é um tanto quanto medroso e desastrado. Seu pai é o líder da tribo do qual faz parte e ele como futuro líder precisa estar a altura de seu pai. Todos os jovens da tribo para serem considerados adultos passam por um ritual de captura e treinamento do seu próprio dragão. Soluço deveria ter um dragão espetacular, mas tudo o que ele consegue capturar é um dragão pequeno, banguela e preguiçoso. Ele precisa treinar o seu dragão e desenvolver algum controle sobre ele (tarefa na qual ele não tem obtido sucesso) para não correr o risco de fracassar na sua prova e ser expulso da tribo. Como se a situação já não fosse alarmante um antigo dragão gigante acorda e vai parar na ilha onde eles vivem ameaçando a vida de todos, sobrando para Soluço achar uma solução.

Meu cantinho:
Eu comprei Como treinar o seu dragão porque eu amo os filmes baseado na série. Lembro que eu já havia dado uma olhada nesse primeiro livro a um tempo atrás e sabia que o enredo seria diferente do filme, só não esperava que fosse tanto! Se vocês me perguntarem o que eles têm em comum eu iria dizer que temos os nomes, já que nossos personagens são o Soluço e o Banguela e algumas poucas características que tanto Soluço quanto seu pai mantém. Basicamente Soluço é aquele menino desajustado, que não atende as expectativas do pai, que sabe que é diferente (o típico herói não compreendido). Seu pai é realmente o líder da tribo, um homem forte, truculento, que deseja que seu filho siga seus passos e atenda as suas expectativas. Fora esses detalhes que eu falei não há mais nenhuma semelhança, portanto esqueça os filmes que estamos entrando em uma história completamente diferente.
Soluço vive em uma ilha onde todos precisam ter o seu dragão e precisam treiná-lo. Eles passam por uma iniciação onde eles precisam primeiro capturar seu próprio filhote de dragão em uma caverna onde milhares de dragão hibernam (e não podem correr o risco de acordá-los), depois eles precisam treiná-los e participar de uma demonstração na frente de sua tribo e da tribo vizinha, mostrando que são capazes. Caso falhem nesse teste eles serão expulsos da tribo. Todos sabem que ele é um menino comum, magrela, fascinado por dragões, mas também muito medroso. Seu pai espera que ele consiga um grande dragão, forte, incomum. Contudo, o que ele consegue no dia da captura é um dragão pequeno e banguela, que Soluço não consegue treinar de jeito nenhum.
Ele tenta várias táticas até conseguir fazer o seu dragão agir do modo que ele quer, mas ele ainda é muito arrogante, e no Festival do Dia de Thor, quando todos devem apresentar seus dragões, ele faz uma bagunça enorme que resulta na expulsão de todos os jovens. Esse seria um problema enorme se no dia seguinte o maior dragão de todos os tempos não tivesse aparecido na ilha e começasdo a ameaçar todos. Depois de várias tentativas fracassadas dos guerreiros da tribo resta a Soluço, o único Viking que sabe falar dragonês, bolar um plano para salvar a todos e assim começar sua vida como um herói como seu avô previu.
O livro é narrado por Soluço Spantosicus Strondus III, temos o livro todo sobre seu ponto de vista assim como ilustrações que ele mesmo fez, de si, dos dragões, de outros membros da sua tribo. Os desenhos são todos preto e branco e infantis, como se uma criança (com poucas habilidades de desenho) o tivessem feito. Uma coisa que me incomodou na diagramação desse livro é que o texto na é justificado, ele é totalmente alinhado a esquerda, creio que para combinar com o “ar informal e infantil” do livro, mas ainda assim me desagradou. É um livro leve, rápido, engraçado e infantil, não espere nada muito elaborado. Contudo, é uma leitura muito gostosa para quem quer se divertir e relaxar.

Continuação:
O próximo volume da série é Como ser um pirata. Em breve aqui.

5 comentários:

  1. Eu sempre quis essa série, mas...
    Meu-Deus. NÃO É JUSTIFICADO?!?! (Todos os revisores surtam).
    Acho que eu teria um treco lendo isso alinhado à esquerda. Que nervoooooso :( Hahahahhaa
    Pelo menos a história é muito amor, porque né!

    Bjs
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir
  2. Oi Duuudi!
    poxa vida, livro nao justificado deve ser sofrido de leeer! hahah
    vi o filhinho da minha madrinha lendo essa série e me deu muita vontade de ler! :)
    espero que eu curta. faz tempo que nao leio um infanto-juvenil que me faça dar umas risadinhas e me empolgue sabe?!
    E bom... eu também sou louca pelos filmes! São umas graças, acho que além da trama, o que me ganha são as expressões! são incriveis!

    Te indiquei para um TAG lá no blog!

    Um beeijo Lara.
    Blog Meus Mundos no Mundo | | Página Coração Furta-Cor

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não leio um livro desse gênero, mas tenho vontade de ler esse! Já vi os filmes e adoro! E como assim não é justificado?? gente teria um infarto hahaha
    Beijos, http://umlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Morro de vontade de ler esse livro. Um amigo já leu e disse que é ótimo! Hehehe
    Como assim não é justificado? OMG deve ser muito ruim de ler :/

    Lindo seu blog! Já estou seguindo e te convido a conhecer e seguir o meu também!

    Até mais!
    Math // de-livro-em-livro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Flor!
    Que linda resenha, eu vi o filme, mais não li nenhum desses livros da série! Achei uma graça a sua resenha! Adoro leituras leve e engraçadas e não tem problema nenhum com livro infantis, adoro!
    Nova Resenha: Incendeia-me - Trilogia Estilhaça-me - Livro 3 - Tahereh Mafi
    http://overdoselite.blogspot.com.br/2014/09/resenha-incendeia-me-trilogia-estilhaca.html
    Beijinhos
    Paulinha Juliana - Overdose Literária!

    ResponderExcluir