29 de agosto de 2014

Me Liga

[ótimo]

Eu recomendo: Me liga
Autora: Sarah Mlynowski
Editora: Galera 

Sinopse:
Quando Debi começou a namorar Bryan no primeiro ano do colégio ela não conseguia largá-lo. Eles passavam o tempo todo juntos e por isso ela deixou de sair com as amigas, de estudar, de passar um tempo com sua família. Agora que o terceiro ano chegou, perto de ingressar na faculdade, Bryan termina com ela. Debi percebe que não tem amigos, que a situação com sua família está complicada e que ela vai para uma universidade medíocre. Ela daria qualquer coisa para mudar o seu passado, para ter a chance de aconselhar a si mesma e evitar suas escolhas ruins, evitar amar Bryan e sair de coração partido. É quando seu telefone caí em um fonte e como uma moeda jogada em um poço dos desejos, o seu pedido é realizado. Seu telefone agora permite que ela ligue para seu eu passado, e lhe dá assim a chance de mudar seu futuro.

Meu cantinho:
Quando eu falei desse livro aqui na minha caixinha de correio, achei que ele seria parecido com O Futuro de Nós Dois. Fiquei com medo de estar indo com muita expectativa e me decepcionar, mas ainda bem que isso não aconteceu. O livro é muito bom e eu gostei de tudo!
Devi acabou de terminar o seu namoro de anos, o leitor não sabe muito bem o que aconteceu, apenas que ele a abandonou e ela está de coração partido. Sua vida está terrível, ela deixou de andar com suas amigas por conta do namorado, não se dedicou aos estudos para ficar com ele – e agora vai para uma faculdade medíocre, brigou com sua irmã que dizia sempre que ela devia estudar mais e namorar menos. Sem contar alguns outros problemas que tem em casa como o pai desempregado, a mãe em um trabalho que odeia e as dificuldades financeiras.
Ela está certo dia andando pelo shopping, enfrentando todos esses problemas, pensando em como gostaria de mudar seu passado quando seu telefone caí em uma fonte e passa a funcionar mal. Seu telefone liga apenas para uma pessoa: ela mesma. Logo a Devi do futuro percebe por inúmeras pistas que ela está de fato falando com a Debi do passado, e que essa é sua oportunidade de mudar tudo. Os capítulos então passam a ser intercalado entre a Debi do passado vivendo seu primeiro ano antes de se apaixonar por Bryan e a Debi do futuro, no terceiro ano. Em alguns livros esses narrações múltiplas, ainda mais em períodos diferentes podem ser confusas, mas isso não acontece em momento algum nesse livro.
Para evitar confusões Devi do passado será chamada de Devi, e a do futuro de Ivy (um nome que as duas gostariam de ter). Ivy começa a dar instruções e a principal delas é: não namore Bryan, ele destrói as nossas vidas! Devi então evita ele e é nesse momento que o futuro de Ivy muda totalmente. Ela não se lembra das coisas que supostamente viveu, mas agora ela tem uma nova paquera, suas antigas amigas ainda são suas amigas e ela vai para uma faculdade melhor do que antes. Ivy percebe que pode melhorar as coisas para ela e para os outros e começa a fornecer diversas informações para Debi. Contudo, nem tudo saí do modo que deveria, a amiga com distúrbios alimentares agora está saudável, mas viciada em cirurgias plásticas. A amiga totalmente dedicada aos estudos que provavelmente iria descobrir a cura para o câncer agora gosta mais de teatro. Ivy e Debi tentam causar o mínimo de alterações possíveis, mudando apenas as coisas que se referem a elas. Contudo, Debi começa a se interessar realmente por Bryan e quer viver algo com ele, mas um simples conversa com Bryan faz com que o futuro de Ivy volte a ser o que era e ela logo coloca Debi de volta no lugar. Tentando melhor seu futuro e fazer com que Debi não pense em garotos, Ivy decide forçá-la a se dedicar mais ao ingresso na faculdade, dá dica de estudos, força ela a entrar no grupo de teatro, do livro do ano, a formar uma liga de golfe feminino.
Debi começa a estudar pesado, tem pouco tempo com as amigas, pouco tempo para se divertir, além de ter que se controlar para manter distância de Bryan. Enquanto isso Ivy colhe os frutos do trabalho de Debi, uma boa faculdade, bolsa de estudos, tempo com as amigas, festas. Debi se ressente, Ivy não para de dar ordens, e qualquer pequeno deslize de Debi altera absurdamente o futuro de Ivy. Então a bateria do celular começa a falhar, Ivy não consegue recarregar, o tempo entre as duas está se esgotando, mas a verdade é que nem uma das duas está satisfeita com o modo como as coisas estão.
O livro traz reflexões muito interessantes. Quem nunca pensou em falar com seu eu passado, em dar dicas, em mudar algo? Como uma pequena ação, uma única palavra pode mudar o curso de nossas vidas. Como aprender a dar valor ao que realmente importa: família, amigos, futuro, ter amor próprio. Fala de amor, companheirismo, inseguranças, mas principalmente de escolhas. Apesar dessas considerações é um livro leve, divertido, com algumas partes absurdamente hilárias – aquela que começou a rir descontroladamente na sala de espera do médico e preciso guardar o livro porque não tinha condições de continuar a leitura sem fazer um escândalo. Um livro que me surpreendeu positivamente, com um final inesperado. Recomendo.

Volume único.

Um comentário:

  1. Oi, como está?
    Obrigado por seguir, seguindo de volta.
    Seu blog é bem legal.
    Já conhecia esse livro, ele parece ser bem legal.

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir