23 de julho de 2014

Iniciada

[bom]

Eu recomendo: Iniciada
Autora: Amanda Hocking
Editora: Rocco

Série Trylle:
Iniciada é o terceiro volume dessa série, se você não leu Trocada e Dividida o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Elora está doente e Wendy começa a assumir aos poucos as obrigações do reino. Ela abriu definitivamente mão de Finn e irá se casar com Tove para que consiga apoio para seu reinado e possa tentar por fim aos conflitos existentes. Contudo, assim que assumir o trono o acordo de paz com os Vittra terá fim e uma guerra será inevitável, na realidade eles já tem tido problemas, pois o acordo de paz foi oferecido a Förening e não aos changeling que começaram a ser caçados pelos Vittra. Wendy corre o risco de perder não apenas o reino, mas todas as pessoas que ama. Ela precisa achar um modo de matar seu próprio pai e por fim a guerra.

Meu cantinho:
O acordo de paz entre os Vittra e os Trylle é muito frágil e nem todos os detalhes foram pensados. A anistia foi oferecida apenas a Förening portando os Vittras começaram a atacar todos os changeling que estão fora da proteção do acordo. Isso forçou Wendy a mandar todos os rastreadores a campo para proteger as crianças que estão fora do reino, deixando o palácio desprotegido caso os Vittra quebrem o acordo. De qualquer forma o período de paz é curto, já que Elora está extremamente debilitada e assim que morrer Wendy deverá ser coroada rainha e o pai de Wendy virá atrás dela, buscando conquistar Förening. No livro tem esse clima tenso, esse perigo iminente e o medo já que ninguém consegue achar um meio de matar o rei Vittra, mas a minha impressão é que eles quase não se preparam para enfrentar esse problema. Wendy tenta achar algumas coisas em livros, ela pede a Loki, que buscou anistia em seu reino, que treine os rastreadores, mas há tantas coisas que poderiam ser feito diante da inevitabilidade da guerra, só que parece que ninguém age. Eles fazem reuniões do conselho, se preocupam e discutem, mas nunca concretizam nada, o que me deixa extremamente angustiada. O livro inteiro fica nessa “suspensão” de ações, até que Wendy tem uma ideia do nada, bola um plano e finalmente parte para a ação o que já é quase no final do livro.
Além dessa tensão da guerra, o livro fica preso a vida amorosa de Wendy em oposição as suas responsabilidade. Eu acho que a Wendy está extremamente madura e responsável nesse livro, mas sinceramente, acho que a escritora deveria ter mostrado melhor a evolução dela. Ela assume todas as responsabilidades do reino, abre mão de Finn, se casa com Tove e não pensa duas vezes em colocar sua vida em risco se for para o bem de seu povo. A única coisa que balança ela um pouco é a presença de Loki e a atração que parece sentir por ele. Loki é o meu personagem preferido, estava torcendo por ele desde que demonstrou sentir algo por Wendy, já que Finn nunca foi homem o suficiente para lutar pela mulher que ama, e Loki sim.
O que mais me agradou nessa leitura foi o fechamento redondo. A autora não deixa espaço para dúvidas ou para a imaginação do leitor, ela esclarece como cada situação foi resolvida e como cada pessoa terminou. Para esclarecer tudo ela escreve um epílogo e depois desse ainda há um conto inédito da autora explicando como está tudo depois de passado alguns anos. Nesse ponto eu quero agradecer a editora por ter publicado o conto, muitas vezes as escritoras lançam esses pequenos contos que eu acho interessante, mas fico triste por não serem lançados de forma física, o que a Rocco solucionou publicando juntamente com o livro final.
No geral foi um livro bom, um pouco de enrolação demais até o final, para ter uma luta muito curta que foi solucionada de um modo muito rápido. Gostei do desfecho da vida amorosa de Wendy e como as coisas foram solucionadas e das explicações posteriores. No geral foi um final bom.

Volume final.

Nota:
Amanda Hockings anunciou uma nova trilogia chamada Karin Chronicles que se passa anos depois dos livros da série Trylle. Não será necessário ler essa primeira série para entender a nova, contudo alguns personagens dela irão aparecer nessa nova, como por exemplo, Ember Holmes, a irmã de Finn, que terá um papel importante nessa nova sequência. O primeiro livro Frostfire será publicado em janeiro do ano que vem.

Um comentário:

  1. Não li nada dessa série, mas pretendo ler assim que possível! :D

    xx Carol
    http://caverna-literaria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir