29 de maio de 2014

Aquele Verão

[regular]

Eu recomendo: Aquele Verão
Autora: Sarah Dessen
Editora: iD

Sinopse:
Haven é uma menina de quinze anos, magra e extremamente alta para sua idade. Com seus um metro e oitenta ela se sente deslocada, como se não se encaixasse em seu corpo. Além disso, muitas coisas parecem estar erradas na sua vida. Esse verão está sendo complicado, ela está trabalhando em uma loja de sapatos infantis e tem que lidar com chulé, pés sujos e um chefe que reclama da sua cota de meias. Sua melhor amiga tímida e certinha voltou do acampamento revoltada e rebelde. Sua mãe está mal agora que seu pai vai casar com a amante, a maldita mulherzinha do tempo, por quem a trocou há um ano. Para piorar tudo ela está grávida e faz o anúncio no jornal em que trabalha com seu pai. Sua irmã mais velha, Ashley vai se casar, e o mundo parece girar ao seu redor e tudo é motivo para drama. Haven é deixada de lado, com seus problemas, dores e pensamentos, com ninguém que parece realmente notá-la e compreende-la. 

Meu cantinho: 
Eu estava procurando livros para trocar no sebo e acabei me deparando com Aquele Verão. A sinopse me pareceu interessante, o livro estava no geral em bom estado e acabei pegando-o. Infelizmente o livro não foi tão bom quanto eu achei que seria. Eu li o livro inteiro, mas parece que nada de realmente significativo aconteceu, eu fiquei esperando ansiosamente que o final salvasse tudo. O fim não foi de todo ruim, mas não compensou todos os draminhas que aconteceram no resto do livro.
Haven tem um metro e oitenta e apenas quinze anos, ela é absurdamente alta para a sua idade e isso infelizmente a incomoda e a destaca. As pessoas olham e perguntam sobre sua altura, fazem alguns comentários depreciativos e isso só faz com que se sinta ainda pior no seu corpo. Para compensar ela tem essa irmã mais velha, de 21 anos, Ashley, que é pequena e delicada, e sempre foi popular, teve toda a atenção do mundo, da família, dos amigos e dos garotos. A vida de Haven está bagunçada a certo tempo, mas as situações parecem ter se agravado. A exatamente um ano seu pai contou a sua mãe que estava envolvido Lorna, a mulher do tempo, no jornal em que trabalha. Ele saiu de casa, Ashley tomou o partido do pai, Haven ficou em seu canto e sua mãe se despedaçou até que a nova vizinha Lydia, também sem marido, colocou sua mãe no rumo, para fazer cursos, sair para dançar, cuidar do jardim, apesar de obviamente sua mãe ainda sentir muito com a separação.
O casamento do seu pai com a nova esposa vai acontecer e Haven está se sentindo mal por deixar sua mãe só. Apesar de Lorna ser gentil ela ainda se ressente em certos momentos de sua presença por ter interferido no casamento de seus pais. Em poucos dias quem deve se casar é sua irmã, e ela não pode deixar de se sentir com raiva e frustrada. A cada novo problema Ashley faz um drama, que quer desistir de tudo, que não quer sabe de mais nada, que apenas vai fugir. Haven sempre foi ofuscada e deixada de lado, mas com o casamento a situação está ainda pior. Ela também sente que não tem mais sua irmã, aquela menina rebelde, divertida, namoradeira. Ela se perdeu após o divórcio dos pais e acabou se apoiando em Lewis, um cara pacato, meio careta, mas que está sempre lá em seus dramas. Ela sempre pensa em Sumner, um ex-namorado da sua irmã, o melhor que ela já teve, um cara divertido e que sempre defendia Haven e acabou permitindo que ela sempre acompanhasse o casal, aproximando assim as duas irmãs. Ela nunca entendeu porque Ashley terminou com ele.
Ela está enfrentando essa pressão toda e não tem mais o apoio da sua melhor amiga, que ao voltar de um acampamento só pensa no namorado mais velho que arrumou, vive fumando, desafiando os pais e querendo fugir para outro estado para encontrá-lo. Seu trabalho é um saco, ela trabalha no shopping em uma loja que vende sapatos infantis. Ela precisa lidar com crianças chatas, com pés extremamente sujos e com chulé, além de ter um chefe que lhe incomoda porque ela não empurra meias aos clientes. 
Ela está com todo esse drama (apesar de nem tudo ser tão horrível assim) e é quando ela reencontra Sumner pela cidade, e fica maravilhada pela presença dele, pois ele faz com que todos seus problemas desapareçam mesmo que por alguns instantes. Na verdade a capa do livro, o título, tudo está relacionado a Sumner e um verão que ela passou com ele e sua irmã a muitos anos atrás. Acontece que ele é um cara bacana, mas ela não se envolve com ele, e percebe que ele não é alguém que realmente a entenda e que seja alguém em que ela possa de fato confiar. Ela então está com todos esses draminhas quando a situação muda (isso nas últimas trinta páginas do livro) e ela larga mão do trabalho idiota e passa a ser sincera sobre as coisas que lhe incomodam e não cede diante dos problemas apenas porque poderia magoar os outros. O livro é cansativo, e Haven vai falando dos seus problemas e deixando que eles a esmaguem (mesmo coisas que poderiam ser facilmente contornadas) até que ela toma uma atitude já no final do livro. A história não tem nada de muito complexo ou extraordinário e fecha com uma lição no final.

Volume único.

Um comentário:

  1. Oie Ju =)

    Falam super bem dos livros dessa autora, mas eu ainda não tive oportunidade de ler nenhum. Pela sua resenha esse livro não me empolgou tanto assim, e talvez seja melhor eu começar por outro livro da autora rs...

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir