21 de maio de 2014

A Escolha

[ótimo]

Eu recomendo: A Escolha
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte

A Seleção:
A Escolha é o terceiro volume dessa série, se você não leu A Seleção e A Elite, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
America está decidida a lutar por Maxon, porém ela não está sendo bem sucedida. Ela precisa enfrentar uma forte concorrência de uma garota apaixonada e outras duas extremamente determinadas, e não tem certeza se os sentimentos de Maxon por ela são amor. Além disso, o rei é extremamente contra a sua participação e sempre que ela age de modo impensado conquista o carinho do povo e o ódio dele. Nesse final do processo da seleção America precisa lutar por Maxon, ser capaz de abrir mão definitivamente de Aspen e enfrentar a fúria dos rebeldes e seus ataques constantes.

Meu cantinho:
Eu surtei completamente quando li os três primeiros capítulos de A Escolha que foi disponibilizado em Os Contos da Seleção porque nossa querida America estava tomando as piores decisões possíveis. Eu estava louca por esse livro, não o comprei em pré-venda porque não queria que demorasse muito para chegar, decidi comprar na livraria na data de lançamento – só que o livro não chegou na minha cidade. Minha sorte foi que viajei para Brasília e pude ir a livraria cultura comprar A Escolha e devorá-lo.
America finalmente decide se esforçar para conquistar Maxon, mas ela não sabe exatamente o que fazer. Ela tinha mais facilidade em encantá-lo sendo ela mesma do que tentando conquistá-lo. Lógico que o fato dela estar se esforçando por Maxon não significa que ela desistiu completamente de Aspen. Os sentimentos de America por Maxon são óbvios, mas ela tem tanto medo de não ser a escolhida que acaba não dispensando Aspen deixando-o como um plano reserva (o que não é nem um pouco legal da parte dela). 
Quanto a questão do casal, o leitor pensa: ela gosta dele, ele gosta dela, porque raios eles não estão juntos? Bem, vários fatores acabam atrapalhando os dois. Primeiro a insegurança de Maxon, afinal ele acha que America não gosta verdadeiramente dele, que ela ainda tem sentimentos pelo homem de seu passado e por isso nunca é capaz de dizer que a ama. America em um conversa sincera com as outras três candidatas restantes descobre o envolvimento e a intimidade que cada uma já teve com ele e percebe que ela não tem uma vantagem tão grande. Ela tem medo de revelar os seus reais sentimentos e não ser escolhida, voltar para a casa despedaçada. Por isso decide não dizer “eu te amo” para ele, até que ele tenha dito essas palavras para ela. Além disso, o rei obviamente desaprova a permanência de America nessa competição. Maxon diz para America que o único modo de seu pai aprová-la e se ela se tornar popular, se ela for a escolhida pelo povo. Ela não sabe exatamente como fazer isso, mas a verdade que quando ela age de acordo com seus princípios ela já os conquista. Em alguns momentos fiquei extremamente encantada e me arrepiei com o discurso e as palavras de America, com as suas ações. Ela pode ser meio estabanada em algumas coisas, mas seu senso de justiça é impecável. Contudo, ela podia estar conquistando o povo, mas na mesma proporção ganhava a desaprovação do rei.
Em paralelo ao romance temos a questão dos rebeldes. Fica claro que há dois tipos de rebeldes: o do norte, que não querem a tomada de poder, mas querem mudanças efetivas; e os do sul, que querem tomar o poder, que incitam a violência e que não devem realizar mudança alguma, apenas gerar mais opressão ao povo. Eu gostei muito dos personagens rebeldes do norte que aparecem, as revelações sobre a descendência de seu líder, e como eles querem fazer um acordo com Maxon, pois acreditam que ele é mais sensato que o pai e que ele será capaz de mudar o país. Acontece que eles também querem que como parte do acordo ele se case com America, o que irrita muito o príncipe porque ele está cansado de receber ordens sobre com quem deve se casar. A questão dos rebeldes se estende a família de America, e de repente há uma estrela que marca todos aqueles que são rebelde, e America começa a vê-la em todo o lugar. Eu achei um pouco forçado essa parte, foi muito inusitado, como se ele tivesse tentado dar sentido a algumas coisas, criou essa situação e nem foi capaz de explorá-la muito bem.
Já aviso que muitas pessoas morrem, algumas mortes me chocaram mais do que a outra, acabei sofrendo por alguém por quem eu achava que jamais derramaria uma lágrima. Algumas coisas me surpreenderam no final, Aspen principalmente, agindo de um modo que eu não esperava dele. O livro fica entre a escolha e os ataques rebeldes. Eu achei que a questão política seria mais enfocada nesse livro, mas a autora conseguiu balancear bem esse ponto com a questão romântica. Eu não fiquei decepcionada com o desfecho da situação romântica, mas acho que muitas coisas ficaram “no ar”. Tinha muita coisa para acontecer, muitas coisas para serem resolvidas no campo político e autora não falou sobre o futuro dessa parte. Estou torcendo para um extra sobre o futuro do país e do casal. Outra coisa que me chateou foi nosso príncipe, eu fiquei com certa raivinha de Maxon, ele conseguiu ser muito estúpido perto do final do livro, mas do que quando ficou pegando Celeste pelos corredores. Finalizando vou falar da Celeste, eu a odiava completamente, mas ela se redime muito nesse livro. Apesar de inesperado gostei de conhecer esse outro lado e fiquei encantada.

Continuação:
[Atualizado] A autora anunciou que escreverá mais dois livros para essa série. Leia a notícia completa aqui.

3 comentários:

  1. Gostei bastante do livro, caminhou como eu esperava e torcia, porém achei a forma como trataram o Aspen muito forçada, MAASSSS OKAY. Fora isso, achei maneiro! :D

    E, sim, tbm gostei da Celeste POR INCRÍVEL que pareça aheuaheuhae

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Olá,

    Ótima resenha, tbm gostei bastante deste livro foi o final esperado, apesar de não ter as informações no 100% sobre tudo e algumas resoluções rápidas.
    Fiquei cochada com algumas mortes, a Celeste foi uma surpresa mesmo. E Maxon no final me deixou brava tbm, foram muitas emoções rsrs. America evoluiu e cresceu muito na historia. Amei e esta serie se torna uma das minhas preferidas *-*
    Espero por historias extras!
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Oie Ju =)

    Já li A Escolha e confesso que gostei e desgostei de muitas coisas. Infelizmente a Kiera não consegui arrumar as falhas que a história vinha apresentando desde o primeiro livro, e embora o final tenha sido satisfatório eu ainda continuo achando que ele podia ter sido muito melhor.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir