29 de abril de 2014

Gregor e as Marcas Secretas

[ótimo]

Eu recomendo: Gregor e as Marcas Secretas
Autora: Suzanne Collins
Editora: Galera 

As crônicas do Subterrâneo:
Gregor e as Marcas Secretas é o quarto volume dessa série, se você não leu Gregor o Guerreiro da Superfície, Gregor e a Segunda Profecia e Gregor e a Profecia de Sangue, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Gregor tem visitado o Subterrâneo para poder acompanhar sua mãe em recuperação, ele se sente feliz por poder fazer essas viagens sem que tenha uma profecia com a qual tenha que lidar. Todos em Regália estão comemorando, até que Luxa recebe de um dos guardas sua coroa que havia deixado com os mordiscadores, para que lhe enviassem em caso de perigo. Luxa decide descobrir sozinha o que está acontecendo, pois sabe que o Conselho iria debater sobre o assunto, mas não tomaria nenhuma providência rápida. Ao fingir que está saindo em um piquenique com Gregor, ela acaba sendo abordada por Howard, Boots, Hazard e Temp; e para que Vikus não desconfie acaba levando todos para uma missão mais perigosa do que poderia imaginar.

Meu cantinho:
Eu fiquei imensamente feliz quando esse livro chegou (mostrei aqui) e fui logo devorando-o. Gregor está em um momento calmo. Sua mãe está se recuperando no Subterrâneo e sempre que pode ele vai visitá-la. A Sra. Cormaci agora sabe de tudo o que está acontecendo e tem ajudado muito a sua família, além disso, ela deu uma idéia que tem colocado dinheiro na casa dele (ainda mais agora que sua mãe não pode trabalhar), ele vai ao Subterrâneo e pega coisas do museu que podem ser vendidas na superfície. A única que não está muito feliz é Lisa porque ela não consegue reunir coragem para ir até o Subterrâneo visitar a mãe (espero sinceramente que um dia ela consiga descer até lá).
Gregor está fazendo mais uma visita a sua mãe que já está melhor, ele e Boots acabam ficando para um jantar, e no meio da comemoração é entregue a Luxa, por um das sentinelas, a coroa que havia deixado com os mordiscadores. Luxa finge que apenas esqueceu ela em algum lugar e segue como se nada tivesse acontecido e quando Gregor a aborda, ela pede paciência. Depois da festa ela lhe explica que precisa ir verificar pessoalmente o que está acontecendo, que sabe que o Conselho não permitiria sua saída, mas também não fariam nada a respeito. Além disso, ela não quer perturbar Vikus, que ultimamente parece sempre atribulado e carregando um enorme peso devido as atitudes de sua mulher que ajudou no desenvolvimento da peste que matou diversas criaturas no livro passado. Ela vai até onde a sentinela afirmou ter recebido a coroa do mordiscador, mas ao chegar lá encontra um camundongo morto, uma conhecida, que havia salvado Luxa e Aurora. Eles partem para a selva, buscando investigar o que está acontecendo, trazer provas do perigo para que o Conselho não tenha alternativa além de agir, mas ao chegar lá não encontram ninguém. Eles retornam a Regália e decidem sair em busca dos mordiscadores novamente. Quando Luxa está saindo com Gregor e seus voadores, e abordado por Howard e Nike, que estão desconfiando da missão, já que souberam da coroa. Logo em seguida chega Vikus com Boots, Temp, Hazard e Thalia, uma voadora por quem Hazard se afeiçoou. Fingindo para Vikus, Luxa afirma que todos estão indo em um piquenique, mas eles partem rumo a uma perigosa missão. 
Eu fiquei encantada com esse livro porque eu não sabia o que esperar, não havia lido uma sinopse sequer e não poderia imaginar o que estava por vir. Tudo parecia tranquilo, o Subterrâneo se recuperando da peste e quando eles menos esperam, precisam salvar os camundongos, pois se depender do Conselho eles não receberão ajuda. Eles partem para selva e outros lugares, eles descobrem o que está acontecendo e presenciam mortes terríveis. Achei o final desse livro muito pesado, apesar de já ter presenciado a morte de outros personagens nos livros passados, esse em específico foi muito triste. Luxa acaba declarando guerra contra aqueles que estão exterminando os mordiscadores, ela faz um juramento que como rainha será levado a sério por todos. Acredito que no próximo livro teremos mais batalhas e surpresas! Um personagem pelo qual eu ainda tenho esperanças é Bane, vamos ver o que acontece!

Continuação:
[Atualizado] O próximo volume dessa série é Gregor e o Código da Garra. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Está chegando no final da série já!
    Já vou lhe adiantando que Gregor e Boots deixarão saudades, hehe.
    Queria ver esta turma nas telonas, seria bem legal.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir