11 de março de 2014

Os Bridgertons - Um perfeito cavalheiro

[ótimo]

Eu recomendo: Um perfeito cavalheiro – Os Bridgertons
Autora: Julia Quinn
Editora: Arqueiro

Os Bridgertons:
Um perfeito cavalheiro é o terceiro volume dessa série, se você não leu O Duque e eu e O Visconde que me amava, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Sophie é a filha bastarda do conde, mas ele diz para todos que era a filha de um falecido amigo e a cria como sua pupila. Ela é tratada bem e tem o ensino como de qualquer dama da sociedade. Porem, quando o conde se casa novamente, com uma mulher que já tem duas filhas, ela vê sua vida mudar. A princípio ela acredita que finalmente terá uma família, mas a madrasta odeia que a filha bastarda do conde divida o teto com ela e quando ele morre, ela só não expulsa Sophie de casa porque o conde estabeleceu que sua renda aumentasse caso ela abrigasse Sophie até os 20 anos. Entretanto, essa renda extra pertence a madrasta e Sophie se vê sem nenhum dinheiro e trabalhando como escrava para atender os caprichos dela e de suas filhas. Certo dia Os Bridgertons oferecem um grande baile de máscaras, e a governanta ajuda Sophie a ir escondido, lá ela conhece e se apaixona por Benedict Bridgerton, e ele por ela. A meia-noite ela foge para casa e no dia seguinte sua madrasta descobre o ocorrido e a expulsa de casa. Ela vai para o campo e anos depois seu caminho se cruza novamente com de Benedict, mas ele não a reconhece como a dama do baile e apesar de se sentir atraído por Sophie, não está disposto a fazer de uma camareira sua esposa, apenas sua amante.

Meu cantinho:
Quando eu li o prólogo desse livro disponibilizado no livro passado, eu achei que eu não gostaria tanto desse livro. Estava bem na cara que seria algo gata borralheira: madrasta malvada, irmãs malvadas, de menina bem cuidada a faxineira, até que seu príncipe encantado a salvasse. Achei que seria previsível, mas não foi, e acabei gostando muito!
Sophie é a filha bastarda do conde, todos sabem disso porque a semelhança da menina com ele, assim como a falecida mãe do conde, é inegável. Ele não a reconhece como filha, avisa a todos que ela será sua pupila, ela é bem tratada por todos na casa, assim como recebe a educação de uma dama, mas o conde passa pouco tempo na residência na qual ela está, assim como lhe dedica pouco tempo quando vem lhe visitar. Quando descobre que o conde irá se casar fica feliz porque isso significa que ele ficará naquela casa mais tempo, ela também cria a ilusão de que agora terá uma família, que se a esposa do conde gostar dela tudo ficará bem. No dia que a nova condessa chega, ela fica feliz por essa já ter duas filhas, ela acredita que pode se dar bem com as meninas, que se tornaram amigas, irmãs. Logo a ilusão é quebrada, a madrasta não gosta dela, não aceita dividir o mesmo teto com ela, mas o conde se torna irredutível, já que cuidou dela todos esses anos, não pretende abandoná-la agora. A filha mais velha da madrasta é insuportável, está sempre maltratando, beliscando e ofendendo Sophie, mas essa apenas se cala para não causar maiores confusões. A filha mais nova não é malvada com Sophie, mas não lhe presta qualquer socorro já que o medo da mãe é muito maior.
Quando o conde morre inesperadamente, ele deixa uma pensão pequena para sua viúva, que será triplicada caso ela acolha Sophie em sua casa até que está complete 20 anos. Sophie acredita que o conde não deixou mais nada para ela, ela tem um teto para morar, mas sua madrasta lhe trata muito mau, faz com que ela faça papel de camareira, faxineira, empregada, sem ganhar qualquer dinheiro ou reconhecimento. Apesar de já ter completado 20 anos a madrasta deixei que ela fique, pois ela gosta de ter Sophie por perto, por ser uma mão de obra barata e também para humilhar aquela filha bastarda com quem foi obrigada tanto tempo a conviver. Certo dia os Bridgertons oferecem um baile a fantasia e a condessa e sua filha são convidadas. Sophie não esperava ir de forma alguma, mas a governanta planeja tudo para que ela possa sair e se divertir ao menos uma vez. Ela prepara um banho quente, separa um antigo vestido da falecida mãe do conde, uma mascará que cobre grande parte do seu rosto, arruma seus cabelos e rouba um belo sapato da madrasta que combine com o vestido e que sirva em Sophie. Eu preciso dizer que até esse momento esse livro me lembrou muito um dos meus filmes preferidos que é Para Sempre Cinderela, quem assistiu vai reconhecer as semelhanças (se você não viu eu recomendo o filme!).
Ela chega ao baile e todos parecem começar a babar nela, logo Benedict repara nela, afasta todos os outros pretendentes e leva Sophie para a sacada privativa da casa. Eles conversam, dançam, se apaixonam perdidamente. Ele quer ver seu rosto, ele diz que quer conhecer sua família, cortejá-la, mas ela sabe que é tudo uma ilusão e não revela nada a ele, nem mesmo seu nome. Quando ela escuta o relógio dando meia-noite ela sai correndo, o cocheiro a levará para casa esse horário, pois ela precisa chegar antes da madrasta e das suas filhas. Benedict fica com uma luva dela, e pelo brasão dela descobre que pertence a família do conde. No dia seguinte ele faz uma estranha visita a família e fica desapontado por não encontrar a mulher que quer. A madrasta logo liga os pontos, a estranha visita, o interesse em uma mulher que não estava ali, seus sapatos novos que parecem ter sido usados. Ela percebe que Sophie foi ao baile e a expulsa de casa, desolada ela vai procurar emprego como camareira no interior de Londres. Benedict continua sua busca, mas sem sucesso.
Anos depois o caminho dos dois inesperadamente se cruzam, Benedict continua lindo, além de cavalheiro. Mas Sophie foi desgastada pelo trabalho, perdeu peso, usa vestimentas pobres que não lhe favorecem em nada. Ele a vê apenas como uma camareira, ela fica desolada por ele não lhe reconhecer. Acontece que essa mulher culta, apesar de camareira, com uma personalidade forte, acaba lhe encantando e ele começa a desejá-la. Ele oferece tudo para que ela se una a ele, uma vida melhor, fartura, dinheiro, vestidos e jóias, mas como amante (já que ele ainda pensa que um dia pode encontrar a dama do baile e se casar com ela). Sophie está apaixonada e deseja ficar com ele, mas sabe que tem segredos (que é uma filha bastarda, que ela é a mulher que dançou com ele no baile com quem ele queria se casar quando achava que ela era da alta sociedade) e jamais poderia colocar um filho bastardo no mundo, para sofrer as mesmas coisas que ela sofreu.
As vezes eu queria bater em Benedict, por não perceber quem Sophie era, pelo preconceito, pela pressão que ele exerce, pelas artimanhas que ele usa, mas ele de certa forma se redime perto do fim. Eu gostei bastante das reviravoltas no final e o modo como essa situação se soluciona. Eu preciso dizer que dos livros da série até agora, esse foi o livro mais light em relação as cenas picantes. Tivemos muitas nos livros passados, mas esse é um livro com poucas cenas desse gênero, mas não perde em nada em conteúdo e qualidade. Gostei bastante desse livro, se fosse fazer alguma crítica seria a capa do livro, pois a foto da mulher não se parece com as características que a autora pontua em Sophie, portanto, é apenas uma foto aleatória.

Continuação:
[Atualizado] O próximo volume dessa série é Os Segredos de Colin Bridgerton. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. Gostei bastante da resenha. Confesso que não é o meu gênero favorito, mas, pelo romance ser de época, acho que eu leria. Além disso, tenho visto muitos comentários positivos sobre a obra.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista

    ResponderExcluir
  2. Não acho nada legal quando a capa de um livro não bate com o que encontramos na história e geralmente isso me incomoda durante toda a leitura. Mas claro que não atrapalha em nada.
    Já sobre as cenas picantes, acho que não tem problema se isso mudar ao longo da série, principalmente se for resultado da personalidade dos protagonistas, só não pode acontecer sem um motivo. Espero que não seja o caso.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir
  3. Adorei este livro e o blog em si, já não sabia mais o que procurar das livrarias e suas recomendações foram de grande ajuda!!!! Vou procurar agora os livros de Jojo Moyes, conforme você recomendou...
    Adoro todos os livros dessa série, e estou ansiosa esperando os próximos!!!

    ResponderExcluir