4 de março de 2014

@mor

[muito bom]

Eu recomendo: @mor
Autor: Daniel Glattauer
Editora: Suma de Letras

Sinopse:
Ao tentar cancelar uma revista Emmi envia diversos e-mails agressivos por engano a Leo. A conversa deveria parar nesse momento quando ele alerta que ela está enviando um e-mail para o endereço errado. Acontece que o e-mail dele fica salvo, e quando ela vai mandar uma mensagem coletiva a seus clientes desejando boas festas de fim de ano, ela acaba enviando um e-mail a Leo. Ele logo retruca agradecendo esse e-mail generalizado de uma total estranha e assim começa a troca de mensagens entre os dois. Os e-mails logo passam a ser diários, eles trocam várias mensagens por dias, conversando de coisas importantes a banalidades do cotidiano. Depois de mais de um ano de conversa ambos parecem ter se tornando dependentes desse contato. Eles se apaixonam e querem se encontrar, mas Leo é um cara problemático que sempre termina e volta no mesmo relacionamento; Emmi é casada e apesar de afirmar ser feliz nessa relação, não consegue mais ficar sem Leo. O maior medo, porém, parece ser abrir mão de tudo para conhecer alguém que nunca se viu pessoalmente, nem mesmo uma foto, alguém tão idealizado que a versão virtual pode não ser a real.

Meu cantinho:
A verdade é que comprei esse livro apenas porque ele estava custando menos de cinco reais na promoção que peguei nas Americanas. Já tinha lido algo sobre ele a muito tempo atrás e parecia ser um livro bom, mas nada que tivesse me chamado muito a atenção. Quando comecei a ler, na hora me lembrei do livro da Meg Cabot, Garoto encontra Garota, pois o livro todo é contado através da troca de e-mail entre os personagens.
O livro começa com Emmi mandando um e-mail errado para Leo, pedindo o cancelamento de uma revista, depois do mal entendido você espera que o contato entre ambos acabe, até que ela envia um e-mail para seus clientes desejando um feliz natal e um próspero ano novo e ele retruca. Ele muito ironicamente responde que adora receber e-mails generalizados de uma mulher desconhecida e depois de algumas alfinetadas eles começam a conversar sobre tudo, limitando-se a não se descrever fisicamente. Eles falam sobre o trabalho, amigos, relacionamentos que não deram certo, fazem suposições um sobre o outro, conversam sobre coisas banais do dia-a-dia, tem conversas mais filosóficas (algumas dessas, especialmente no começo, foram um pouco maçante). Esse relacionamento vai se estendendo de forma que um comece a depender do outro, a troca de e-mail é diária, caso alguém vá se ausentar (viagem, trabalho, qualquer coisa), faz questão de avisar o outro. Se alguém some ou demora para responder sem aviso, logo se vê a preocupação da outra parte. 
Leo vive um relacionamento fracassado, entre voltas e terminos, já Emmi é casada. Apesar do envolvimento que ambos têm com outras pessoas, isso não impede que falem de seus desejos, sonhos, que muitas vezes envolve o outro. Eles tomam vinho juntos, mandam beijos, trocam carícias – tudo apenas por palavras escritas, já que nunca se conheceram. Leo se apaixona verdadeiramente por Emmi, mas tem medo de encontrá-la e destruir essa imagem da Emmi tão perfeita que construiu para si. Ela também quer conhecer Leo e em certo momento começa a desejá-lo verdadeiramente, mas ela é casada e não quer destruir um casamento que considera feliz. Eu particularmente acho que o casamento dela não é nem um pouco feliz. Ela começa essa troca de e-mails com Leo justamente para fugir das preocupações familiares que afligem seu dia-a-dia. A impressão que ela passa é que seu marido não é tão amoroso, ela lógico fala sobre como ele respeita suas decisões e lhe dá espaço, mas para mim ele apenas parece um homem frio. Eu não gostaria de casar com alguém e dormir em quartos separados, ou viver com uma pessoa que não se interesse verdadeiramente por detalhes do meu cotidiano. Além disso, ele já trouxe para o casamento dois filhos, segundo ela isso é bom, porque não teve que dar a luz, mar percebemos pequenas irritações de ter que cuidar de questões de adolescentes em sua vida.
Apesar de alguns e-mails mais “rebuscados” – como disse, principalmente no começo, onde eles discutem o perfil um do outro, e sendo Leo um psicólogo ele trás diversos pontos para justificar suas escolhas o que pode ser um pouco chato; no geral o livro é bem leve, com muitas situações divertidas e que nos fazem pensar. O quanto a aparência define um relacionamento? O quanto um relacionamento virtual pode ser real? Até que ponto alguém pode fugir da vida real no mundo virtual? Como lidar com expectativas? Além de questões sobre relacionamentos frustrados, ciúmes, e controle. Eu achei que o livro seria algo bem mediano, mas confesso que perto do final o livro foi criando uma expectativa muito grande em mim (Emmi e Leo vão se encontrar? Será o mesmo que na troca de e-mails? Eles vão ficar juntos? Emmi largará o marido? Eles vão se afastar?) e então uma interferência ocorre no livro (me surpreendi bastante) e as páginas começaram a acabar e eu entrei em pânico. Eu teria odiado o livro se ele não tivesse a palavra “continua” no final (eu achava que era um volume único), agora preciso muito ler a continuação para ter todas as minhas dúvidas respondidas. 

Continuação:
A continuação desse livro é Emmi e Leo – A sétima ond@. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

5 comentários:

  1. Eu li esse livro a um tempinho e achava que eu iria amar, mais não...Eu achei um livro bom somente, não me encantou.
    Brubs
    contodeumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. A premissa do livro não me deu vontade de lê-lo. Não gosto muito de romances e esse parece ter uma estrutura chata.

    M&N | Desbrava(dores) de livros

    ResponderExcluir
  3. Oie Juliana =)

    Li esse livro faz quase uns dois anos, mas confesso que na época achei ele um pouco fraco perto da propaganda que fizeram dele. É um bom livro, mas nada muito excepcional por assim dizer.

    Beijos;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary

    ResponderExcluir
  4. Dudi,
    Eu gostei e ponto. Gostei.
    Achei legal e tudo o mais, mas para mim não mereceu 5 estrelinhas.
    Achei meu blá blá blá demais.
    :)

    ResponderExcluir
  5. Como já disse, eu tenho muito interesse em ler esse livro, principalmente pela maneira como a história foi estruturada e apresentada aos leitores. Acho que será uma grata surpresa e até mesmo divertido acompanhar esses dois. Acho que é tão difícil encontrar resenhas negativas justamente por algo que você citou: o livro possuir uma continuação. Só espero ter a oportunidade ler ambos (e gostar) o quanto antes.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir