21 de março de 2014

Lições do Desejo

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Lições do Desejo
Autora: Madeline Hunter
Editora: Arqueiro

Rothwell Brothers:
Lições do Desejo é o segundo volume dessa série, se você não leu As Regras da Sedução o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Elliot Rothwell recebeu do seu irmão, marquês de Easterbrook, uma importante missão de impedir a publicação de um livro que, apesar de não citar nomes, faz menção a um fato que poderia sujar o nome de seu pai. Esse livro contém as memórias de Richard Drury, que deixou após sua morte sua editora, seu livro e um pedido de que esse seja publicado palavra por palavra, a sua filha Phaedra Blair. Diante dos manuscritos ela faz descobertas sobre o passado de sua mãe e a presença de mentiras e de um homem que poderiam tê-la levado a morte. Tentando descobrir maiores informações ela parte para Napóles e acaba se envolvendo em muitas confusões. Elliot parte em busca de Phaedra para negociar a retirada da citação do livro, mas essa reluta em alterar as palavras do pai sem que haja provas de que ele esteja errado. Ele acaba ajudando ela em seus infortúnios e eles seguem viagem juntos, cada um buscando solucionar seus dilemas. Entretanto, esses dois acabam se envolvendo e se apaixonando. Contudo, há a iminente publicação do livro que causa um desconforto entre os dois, além do fato de Phaedra não ousar abrir mão de sua liberdade e Elliot jamais ser capaz de oferecer essa liberdade por não desejar dividi-la com outro homem.

Meu cantinho:
Madeline manteve nesse segundo livro a principal característica do primeiro: um romance histórico com um mistério de fundo. Assim o livro não fica naquela situação previsível de: nos amamos, mas coisinhas bobas nos impedem de ficar juntos. Há o romance, impedimentos, mas principalmente há um grande mistério como pano de fundo para essa relação.
Phaedra é uma personagem singular que nos foi apresentada brevemente no livro passado. Influenciada por sua mãe que acreditava no amor livre, na igualdade entre homens e mulheres, que a sociedade e o casamento apenas aprisionavam a mulher, Phaedra cresceu e se tornou uma mulher decidida e fora dos padrões. Sempre com seus cabelos soltos, seus vestidos pretos, sem o uso de espartilho, sem a presença de uma dama de companhia, sendo visitada por homens, ela definitivamente chama a atenção. Mas Phaedra esconde um lado que será revelado aos poucos no livro, que mostra nem tudo são flores, que nem sempre é fácil nadar contra a corrente. Sua mãe fez com que ela saísse de casa aos 16 anos, para não se tornar dependente dela, deve ser muito assustador uma menina naquela época viver completamente sozinha. Não é fácil enfrentar os olhares, o descaso, entre tantos outros sentimentos negativos por ter escolhido um modo de vida diferente. Além disso, ela viu todos esses preceitos que sua mãe fez questão de passar a ela sendo ameaçados depois de ler as memórias de seu pai, e descobrir que sua mãe tinha uma amante, um homem que mentiu para ela e lhe enganou, e que foi isso que a fez definhar e morrer.
Elliot Rothwell passa a imagem de ser o mais gentil entre os irmãos, e apesar de ter também suas dificuldades e “escapatórias” da realidade, ele ainda parece ser o que tem mais acesso para entrar e sair desse mundo. Ele sempre se viu deixado de lado pelo pai, que o deixava com sua mãe, pois parecia que essa se sentia mais viva na vida infeliz que levava. Entretanto, ele teve alguns momentos de proximidade com o pai, e apesar de não saber tudo o que se passou entre seus pais, assim como seus irmãos, ele não deseja que a reputação dele seja prejudicada (já não bastassem algumas fofocas). As memórias de Richard Drury trazem uma passagem no qual um soldado fala sobre a estranha morte de outro soldado, que levou um tiro mas que foi encoberta, apesar de não citar nomes, por conta do lugar e da profissão, uma suspeita recairia sobre o pai de Elliot, e este não acha justo que ele seja acusado de matar o amante de sua mãe sem estar aqui para se defender.
Phaedra viajou para buscar informações sobre o amante de sua mãe em Napóles, lá ela acaba se envolvendo em uma confusão que resulta em um duelo por sua honra. Ela acaba sendo salva por Elliot, que a coloca sobre sua proteção e se responsabiliza por quaisquer ações que ela venha a tomar. Elliot tenta oferecer dinheiro para que ela supra das memórias do seu pai a citação sobre o soldado morto, mas ela se recusa, afirmando que só irá retirar a passagem se ele puder provar que a passagem é falsa. Ela então saí em busca de resolver seus mistérios, e ele a acompanha, também procurando informações que possam ajudá-lo em seus problemas. Entretanto, juntos eles acabam se envolvendo em outros problemas, além de muita sedução. Elliot se sente extremamente atraído por Phaedra, mas não consegue aceitar a ideia de dividi-la com outros homens. Phaedra tem sentimentos únicos por Elliot, nunca nem um homem fez com que ela se sentisse tão bem quanto ele, mas ela não consegue confiar nos homens, ela não é capaz de se prender a um só, de ceder a ideia de conforto e proteção e perder a liberdade pelo qual sempre lutou.
O livro tem uma pitada de humor, romance, mistérios e intrigas. Não sabia como o final iria se solucionar, o livro acaba ficando um pouco lento após a volta deles a Londres, mas gostei muito do desfecho que o livro teve.

Continuação:
O próximo volume dessa série é Jogos do Prazer, já lançado no Brasil e que eu infelizmente ainda não tenho.

Um comentário:

  1. Oie Juliana =)

    Esse é o meu livro favorito da série até agora. Simplesmente adorei esse casal rs...
    Tudo bem que a Phaedra me deixou com raivinha no final, mas a história dela com o Elliot é muito amor <3

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir