3 de março de 2014

Conquista

[bom]

Eu recomendo: Conquista
Autora: Ally Condie
Editora: Suma de Letras

Série Destino:
Conquista é o volume final dessa trilogia, se você não leu Destino e Travessia o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Cassia é uma Classificadora que trabalha na Capital, ela está no centro de tudo, vendo aos poucos os efeitos da Insurreição na Sociedade. Xander é um médico, e assim como Cassia está infiltrado, ele é um médico trabalhando nas províncias. Ky está trabalhando como piloto em missões para a Insurreição. A sociedade começa a desmoronar com o surgimento de uma praga e a Insurreição começa a ganhar força, mas a praga começa a sofrer mutações e sair do controle e são poucas as pessoas imunes a doença. Começa uma corrida contra o tempo em busca da cura.

Meu cantinho:
Mostrei esse livro na minha caixinha de correio no meio de outubro do ano passado. Assim que esse livro chegou fui direto devorá-lo, foi um dos primeiros livros que eu li, mas acho que acabei me decepcionando e enrolando para resenhá-lo aqui. Eu adorei o primeiro livro dessa série, lembro-me de ter ficado muito ansiosa pelo segundo. O segundo livro acabou me decepcionando um pouco, mas ainda mantive minhas esperanças de que essa série poderia fechar com chave de ouro. O terceiro livro foi bom, mas acho que nada do que eu esperava, o enredo tomou um rumo completamente diferente e eu me senti um pouco perdida no meio de tudo o que estava acontecendo.
Os capítulos são intercalados entre Cassia, Xander e Ky. É bom ver a perspectiva de cada, já que cada um está vivendo algo diferenciado quando eles estão separados e fica possível entender melhor o ponto de vista de cada um quando seus caminhos voltam a se cruzar. A meu ver, Xander é um dos que mais cresceu, amadureceu muito em relação ao primeiro livro. Ele cumpre o seu papel, é leal aos amigos e gosta de Ky, mesmo sabendo que ele é seu rival no campo amoroso. A verdade é que ele continua apaixonado por Cassia, mas sabe que está em desvantagem, pois como a Sociedade o designou para Cassia, ela nunca será capaz de escolhê-lo, pois se sentirá manipulada. Em Ky eu praticamente não vi mudanças, já Cassia me pareceu mais madura em alguns momentos, mas em outros ela parecia uma amadora, foi enganada e roubada e eu não pude acreditar na ingenuidade dela. A verdade é que ela não recebe muitas informações, nem tem grandes tarefas designadas pela Insurreição, ela apenas fica no aguardo e começa a trabalhar com os Arquivistas, para ter alguma moeda de troca e conseguir se comunicar com Ky e Xander. 
Quero abrir um espaço para falar de Indie, ela é uma das melhores pilotos ao lado de Ky, e ela aparenta ter uma quedinha por Ky. Acontece que teremos algumas revelações no final em relação ao passado dela, nesse ponto a autora me surpreendeu bastante. Outra personagem forte que é aparece e Lei, ao lado de Xander, mas sua história não se desenvolve tanto quanto a de Indie.
A Sociedade aos poucos tem entrado em colapso e a Insurreição tem tomado o poder. Xander é um dos oficiais que trabalha em nome da Sociedade, mas na realidade está a favor da Insurreição, infiltrado no Departamento Médico da Província de Camas. Ele tem trabalhado com as crianças, fazendo com que essas sejam imunes aos comprimidos da Sociedade. Cassia é chamada as pressas para trabalhar com novos padrões, o que ela percebe é que estava trabalhando com casais, estabelecendo novos pares, pois a Sociedade vem perdendo sua estabilidade. Enquanto isso, Ky é um dos melhores pilotos da Insurreição e tem trabalhado levando mensagens e outras coisas para dentro e fora da Sociedade. O livro já começa mostrando esse declínio da Sociedade e eu fiquei pensando o que iria acontecer no restante desse volume tão grosso, e é quando apareceu a praga. Ela atinge tanto a Sociedade quanto a Insurreição, matando inúmeras pessoas, algumas pessoas são imunes outras não, e a praga tem sofrido mutações, o que torna mais difícil o desenvolvimento de uma cura. É nesse ponto que um dos nossos personagens contrai a praga e é uma corrida contra o tempo para se buscar uma cura, além de diversos percalços no caminho, gente sabotando, mortes inesperadas, acusações e suspeitas.
O foco acaba se voltando para essa praga, que demonstra que a Sociedade não tem controle de tudo o que faz, e muitos começam a ver a Insurreição como uma salvação, uma libertação. O que a autora nos faz perceber é que a Sociedade e a Insurreição, não são tão diferentes assim. Obviamente que uma oferece uma maior liberdade de pensamento do que a outra, mas ainda tem suas limitações e formas de controle, a busca pelo poder. Essa foi a parte mais interessante do livro, essa ponderação, mas também fez com que o livro ficasse parado. Não há um levante, uma revolta, uma luta, ou ação, a praga começa a desmoralizar a Sociedade e a Insurreição se fortalece sobre a doença. O livro traz muito mais questionamentos, pensamentos, discussões, nos quais os três personagens do nosso triângulo ponderam sobre a Sociedade, a Insurreição, o Piloto, o amor, a amizade, o que é certo e o que é errado, e demoram muito tempo para agir, e ações e decisões que eles tomam parece um grão de areia no meio da confusão que está o mundo lá fora.
Não sei o que dizer do final, eu meio que esperava, não queria, queria, e ao mesmo tempo me surpreendeu. Não sei dizer se gostei de tudo o que aconteceu, principalmente porque me apaguei muito a Ky nos primeiros livros e a Xander nesse último, e não poderia haver um final feliz para os dois, mas também não esperava tamanho afastamento. Basicamente o livro tomou um rumo inesperado, apesar de trazer muitas questões na qual se pensar, acabou sendo um pouco cansativo e sem ação.

Volume final.

2 comentários:

  1. Oi, minha flor! Finalmente consegui vir retribuir seu carinho ao visitar meu blog.
    Adoro suas resenhas! Nós temos gostos literários bastante parecidos, kkkk. Estou LOU-CA para ler esse livro! Era para tê-lo lido nas férias de janeiro, mas acabei me envolvendo na leitura da série Sedução Cyborg, da Laurann Dohner (confesso que não me arrependi, kkkkk). De qualquer modo, como você, curti muito o primeiro volume da série. Mas diferente de você, curti também o segundo volume! Notei logo que não se pode ler a série Matched esperando ação. É uma série que nos faz refletir quão importante é sermos capazes de fazer nossas próprias escolhas... A autora dá maior enfoque a isso nos personagens, às suas mudanças pessoais, do que propriamente à guerra Sociedade x Insurreição. Ao menos foi essa a impressão que tive em Travessia (rs). Então, acho que Conquista não me decepcionará como aconteceu (mesmo que em parte) com você, flor. :) Ou assim espero!
    Gostei muito de saber que o Xander amadurece... Gosto dele. Desde o início, gostei dele. Mas gosto também do Ky, da sua personalidade e força, da sua garra, da sua crença. Ele é mais passional que o Xander, embora pareça mais submisso por ser silencioso. Minha parte favorita na sua resenha: "A verdade é que ele continua apaixonado por Cassia, mas sabe que está em desvantagem, pois como a Sociedade o designou para Cassia, ela nunca será capaz de escolhê-lo, pois se sentirá manipulada." --- Perfeita descrição!
    Enfim, quero logo ler Conquista e ter minha própria opinião.
    Beijos, flor!!!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Eu gostei muito desta serie, mas realmente as situações deste ultimo livro são totalmente inesperadas, achei legal ver o ponto de vista dos 3 personagens e vivendo três situações diferentes durante a praga e caus da sociedade.
    Não fiquei decepcionada não, gostei da forma que fechou a serie e o rumo e mudanças na vida dos personagens. Gostei dos 3 livros, cada um tem algo bem diferente do outro, o que torna cada um especial a sua forma.

    Beijos
    Letycia

    ResponderExcluir