23 de janeiro de 2014

Tipo Destino

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Tipo Destino
Autora:  Suzane Colasanti
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Lani é tranquila, gosta de ficar em casa, de astrologia, de cuidar do planeta. Erin é agitada, gosta de festas, se sair, se divertir. Apesar de muito diferentes, estão unidas por um forte laço, já que Erin salvou a vida de Lani quando criança. Quando Erin começa a sair com Jason, não foi a intenção de Lani se apaixonar, mas a verdade é que eles combinam em tudo, são como almas gêmeas. Jason achava que Lani tinha namorado, quando descobre que não é esse o caso termina com Erin para ficar com Lani. Lani fica divida entre ser fiel a amiga, a quem deve a vida, e viver ao lado do rapaz que ama.

Meu cantinho:
Esse era um livro que estava louca para ler, achei que seria um romancinho bobo e leve, com umas intriguinhas e que logo tudo se resolveria. Entretanto, esse livro me surpreendeu, foi mais do que um romance bobo, mais do que intrigas, tratou de outras questões bem sérias e preciso dizer que esse livro me encantou. Ele tem sim a sua carga de "bobeiras", como misticismo, você encontrar sua alma gêmea no ensino médio e coisas assim, mas relevando isso a leitura é muito boa.
Lani e Erin são melhores amigas, mas são pessoas completamente diferentes. Lani é uma taurina, que gosta de astrologia e outras coisas místicas, ela é tranquila, gosta de ficar em casa e trabalha em projetos para salvar o planeta. A própria Lani se classifica como mediana. Erin é uma menina bonita, popular, leonina, que gosta de sair, de badalar, de conhecer pessoas. Apesar da diferença algo muito forte une as duas, quando crianças elas sofreram um acidente de carro onde Lani afirma que Erin salvou sua vida. A mãe de Erin dirigia o carro e caia uma chuva forte, ela decidiu parar no acostamento para esperar a chuva passar, mas quando percebeu o carro já saía da estrada e foi para dentro de um lago. A mãe de Erin ficou desacordada, Lani estava petrificada de medo. Quando a água começou a subir Erin ordena que Lani vá com ela para a parte de traz do carro, para longe da água, até que o resgate chega. Lani acredita que teria ficado parada e se afogado (por conta disso tem um medo terrível de água em grandes quantidades até hoje), mas não acho que ela deva a vida dela a Erin como imagina, e acho que ela sofre muito nesse livro por conta da ideia de dívida que ela tem com Erin por conta desse episódio.
Lani tem um melhor amigo, Blake, um cara comunicativo, bonito, divertido e gay. Ele esconde esse segredo por conta da relação ruim que tem com o pai, que acredita que o mataria se soubesse de sua orientação sexual.  Blake foi o personagem secundário que eu mais gostei nesse livro, o preconceito que ele sofre, as brigas com o pai, o medo, o segredo que ele tem que esconder. ele terá um desentendimento com Lani, problemas na escola e diversas outras situações complicadas para enfrentar. Foi uma das partes que mais me emocionou nesse livro.
Muitos acreditam que Lani e Blake são namorados já que passam muito tempo juntos e é exatamente esse o pensamento de Jason. Erin começou a sair com ele e está muito empolgada, o apresentou para Lani e Blake na esperança de que ele se desse bem com seus amigos. Logo vemos que Erin não é totalmente sincera, e mente a respeito de seus gostos e preferências para agradá-lo. Enquanto isso Blake dá um alerta a Lani, porque segundo ele, o interesse de Jason não estava concentrado em sua acompanhante, mas sim nela. Blake fica muito tempo implicando com Lani sobre isso e preciso dizer que ele me divertiu horrores, apesar da situação complicada que enfrenta, ele leva a vida com um bom humor e transmite isso aos leitores.
Jason e Lani acabam se esbarrando no horário de almoço (que é diferente do de Erin) e começam a se aproximar, deixam de sentar em suas respectivas mesas e passam a se sentar juntos. Nesses momentos em que passam juntos é que ele descobre que ela e Blake são apenas amigos e não namorados como ele pensou. É incrível a afinidade deles, sabe aquelas coisas absurdas que nós acreditamos ser algo exclusivo nosso? Bem, eles compartilham isso, por exemplo, eles conseguem dar forma e cor a determinadas bebidas e as definições são as mesmas! De fato, nesse aspecto, eles parecem almas gêmeas. Gostaria de ressaltar que apesar da aproximação, eles não estão de fato juntos porque Lani se recusa a trair a amiga (o que eu acho correto), e Erin está sempre importunando Lani para descobrir mais coisas sobre ele, ou se ele prefere o cabelo dela de um modo ou de outro. Quando Erin viaja nas suas férias de verão eles ficam sozinhos, mas diferente do que a sinopse e as frases na capa do livro dão a entender, Lani só se envolve verdadeiramente com ele até que ele escreve uma carta terminando o namoro com Erin. Erin logo começa a escrever para a amiga falando de um cara lindo com quem está saindo no acampamento de verão (percebe-se que Jason foi esquecido rápido). Jason e Lani então começam a namorar, mas decidem não se assumir publicamente na volta as aulas até que Jason possa contar tudo a Erin. Quando Erin descobre, ela simplesmente humilha Lani de todas as formas possíveis, inventa mentiras, aumenta tudo, espalha para o colégio todo e fala que só será amiga dela se ela nunca mais falar com Jason e a boba da Lani aceita na hora. Nesse momento não sei de quem senti mais raiva, Jason e Lani não fizeram nada de errado, e Erin já tinha até partido para outra. Ela usou do elo que as duas tinham, o sentimento de dívida de Lani com o acidente mais a amizade delas para terminar com o relacionamento dos dois e Lani aceita! Erin nem conversa mais com ela, Lani acaba se tornando uma pária, mas mesmo assim ela se mantém ligada a promessa que fez a Erin, que só apronta com Lani cada vez mais! Para piorar tudo, Lani e Blake têm um desentendimento feio e o garoto sofre um monte. O final foi razoável, mas eu queria que Erin tivesse aprendido uma lição, ela bem que merecia sofrer um pouco por toda a maldade que cometeu, mas é no geral um livro muito bom que eu recomendo.


Volume único. 

Um comentário:

  1. Os livros da Suzane Colasanti (assim como os da Deb Caletti) costuma(m) dividir opiniões, né? Muitos os consideram bobinhos demais, teens demais, eu já acho um ótimo passatempo para leituras leves e sem compromissos pós livros com cargas emocionais mais elevadas, rs.

    Geralmente as histórias dela tendem a ficar entre o razoável e o bom. Como eu sou do tipo de leitora que gosta de tudo um pouco, sei que iria me stressar, mas no final acabaria gostando, rs.

    ResponderExcluir