27 de janeiro de 2014

Extraordinário

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Extraordinário
Autora:  R. J. Palacio
Editora: Intrínseca

Sinopse:
August Pullman nasceu com uma deformidade genética facial que o levou a fazer diversas cirurgias, ter diversas complicações médicas, além de uma vida social complicada. Ele sempre vê as pessoas lhe olhando, seja abertamente ou de canto de olho, além daquelas que se assustam ou simplesmente fogem dele. Por conta das várias cirurgias Auggie nunca pode ir a escola, mas agora que houve certa estabilidade ele pode ir. Acontece que com dez anos, ir a primeira vez a escola enfrentar o quinto ano não é fácil. August tem que enfrentar olhares, brincadeiras, maldades, decepções, novas complicações médicas, experiências novas, além de muito preconceito.

Meu cantinho:
Começo aqui dizendo que esse livro é no mínimo extraordinário. Ele é composto por uma escrita simples, uma diagramação e revisão muito boa, além de beleza no modo como esse menino de dez anos lida com sua deformidade. Apesar de ter gostado mais da capa branca do que da azul, gosto muito da ideia do rosto deformado, há uma construção muito bacana com o rosto diferente de August e dos outros milhões de rostos normais, na primeira e última página do livro. O livro é divido oito partes, três delas narradas por Auggie, e as demais narradas por Via, a irmã mais velha dele, Summer e Jack, seus colegas de escolas, Justin, o novo namorado de sua irmã, e Miranda que é amiga de infância de Via.
A parte um é de Auggie, ele começa a falar de seu problema na simplicidade de uma criança. Como quando ele brincava com crianças pequenas e elas realmente não ligavam para seu rosto, mas depois as crianças maiores foram se assustando, se afastando, sempre em choque. Como muitas crianças falavam coisas cruéis, mesmo que sem a intenção. Ele fala das coisas que gosta e não gosta, dos poucos amigos que tem, e de como acredita ser um menino comum. Sua família, no entanto, não pensa assim, seus pais falam que ele não é comum porque é extraordinário, já sua irmã afirma que ele é comum, mas sabe que não pensa assim, porque está sempre defendendo ele e batendo de frente com aqueles que olham demais ou fazem algum comentário maldoso. Acho incrível a sagacidade dele, o modo como ele percebe sim o modo como as pessoas olham ou o que elas pensam, de tão habituado que está, mas ao mesmo tempo ele sabe que é inevitável, pois se alguém incomum cruzasse seu caminho ele também iria querer dar uma segunda olhada.
August teve que passar por inúmeras cirurgias, e apesar do seu rosto ainda ser horrível, a verdade é que quem acompanhou todo o processo sabe que ele teve uma melhora significativa. Finalmente, depois de muitos processos cirúrgicos ele não precisará deles por um bom tempo, o que significa que ele pode ir ao colégio. Os pais estão divididos entre expô-lo e tentar com que ele conviva com outras pessoas, além de ter um ensino de qualidade. Ele fica relutante com a ideia, mas os pais o convencem a ir ao colégio nas férias e conhecer o diretor e a escola. Quando chegam lá, para sua surpresa, ele conhece três alunos de sua sala, Julian, Jack e Charlotte que lhe mostram o colégio. Jack e Charlotte são muito legais, mais Julian se mostra um babaca completo e meu ódio por ele só aumenta no decorrer do livro. Juro que se eu tivesse um filho malvado como esse garoto eu ia desejar nunca ter tido filho, apesar de que a mãe dele bem que combinava em maldade com ele. Apesar de Julian, Auggie se sente um pouco feliz, ansioso apesar do medo, e decide frequentar o colégio.
Lógico que já no começo ele tem que enfrentar os olhares das crianças assustadas, as fofocas, os sussurros, o medo, as brincadeira maldosas. Para sua sorte, a maioria das aulas ele faz com Jack e senta com ele, que se mostra um cara super legal que me encanta. Mas Jack ainda me decepciona – fiquei com vontade de bater nele e confesso que xinguei ele, apesar de que depois ele concerta as coisas e voltei a gostar dele. A escola não é nada fácil, no horário do almoço August se vê sozinho, ele fala como sabe que come de modo desajeitado com os dentes da frente por conta das cirurgias, que parece uma tartaruga comendo, como as vezes escapa comida. Meu coração já estava se partindo até que aparece Summer, que senta a mesa com ele o trata com gentileza.
Quando cheguei a parte em que Via narrava, vi tudo pelos olhos dela e  fiquei com pena dela. Primeiramente, é só na parte dela que temos real noção de como é o rosto de August, ela descreve seu rosto, os processos que passou e o modo como está, e a descrição não é nada bonita. Via é uma irmã incrível, que desde pequena conseguiu entender a situação do irmão e a necessidade da dedicação dos pais a ele. Ela não reclamava, aprendeu a se virar só, assumir responsabilidades, cuidar dos seus deveres sem nunca pedir ajuda por mais que não entendesse algo. Ela fala como ele é o sol e sua família orbita ao seu redor. Ela inclusive se torna uma irmã super protetora, ela adora o irmão, mas a verdade é que ela é muitas vezes excluída ou deixada de lado – o pior é que ela entende as necessidades dele e não age de modo egoísta, por mais que lhe doa. Preciso dizer que fiquei um pouco chateada com a mãe de Via, pelo o que eu percebi sua dedicação a Auggie não era apenas por sua doença, cuidados com seu estado, mas ela o mimava de um modo que não fazia com Via, carinhos de mãe que ela sentia falta e a maturidade como ela encarou tudo me surpreendeu. Mas os problemas no novo colégio têm mudado um pouco Via e ela expõe aos leitores suas dificuldades e como ninguém consegue suportar tudo sozinha. O pai dela se mostra um cara super bacana nesse momento, na verdade no livro todo, um cara engraçado e compreensível, um personagem maravilhoso.
Não posso falar em detalhes da parte de Summer e de Jack pois acabaria dando spoilers de coisas que o leitor precisa vivenciar no contexto inteiro. Mas vou fazer algumas considerações sobre a parte de Justin e Miranda. A parte de Justin me surpreendeu pela escrita diferenciada, apenas a parte dele tem letras minúsculas nos inícios de frase e nomes, mas não entendi exatamente o motivo. Apesar do susto inicial ao conhecer Auggie, ele se mostra um cara muito bacana e o que ele faz no final, por ele e por Jack, é muito gentil e engraçado. A parte de Miranda é pequena, confesso que não gostei dela quando ouvi sobre ela na parte de Via, mas ler a história pelo seu ponto de vista dela foi esclarecedor, e é inegável sua afeição por Auggie.
O Livro tem muitas coisas interessantes, muitas dificuldade, e o modo como August lida com tudo (não se esqueçam nunca que ele é um menino de dez anos) é surpreendente. Um livro encantador que eu recomendo a todos.

Volume único.

Um comentário:

  1. Sempre tive curiosidade por este livro, principalmente por ele parecer ser lindo e uma lição de vida, adoro livros desse tipo! Às vezes nós temos problemas tão pequenos se comparados a outros e, mesmo assim, reclamamos!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir