16 de janeiro de 2014

Os Hathaways - Desejo à meia-noite

[muito bom]

Eu recomendo: Desejo à meia-noite – Os Hathaways
Autora: Lisa Kleypas
Editora: Arqueiro

Sinopse:
Amelia tem 26 anos, não é casada e nem pretende se casar depois da desilusão amorosa que viveu. Todo seu tempo é dedicado a cuidar da família, as irmãs mais novas, em especial Win com seus frágeis pulmões, e seu irmão mais velho Leo, que tem se comportado de um modo terrível desde a morte de sua noiva. Certa noite, ao procurar Leo por Londres, conhece o dono de um clube jogo, um meio irlandês, meio cigano, Cam Rohan. A atração entre os dois é imediata, mas Amelia sabe que nunca mais o verá agora que se mudará para Hampshire, levando Leo para longe das tentações da cidade. O que não esperava era ter que enfrentar tantas provações, além de tentações ao voltar a se encontrar inesperadamente com Cam.

Meu cantinho:
O que me chamou atenção nessa série foi primeiramente a capa, mas não desse livro, que eu acho pouco atraente, mas sim do segundo livro. Portanto, quando eu comprei, eu já comprei esse livro e o segundo como mostrei na minha caixinha de correio. Esse livro foi uma deliciosa surpresa, um romance histórico, com personagens inusitados, cenas picantes (mas sem exageros) e apesar de certa previsibilidade (de que nosso casal ficaria junto) a autora me surpreendeu muito durante todo o livro, trazendo outras questões paralelas aos personagens principais.
A família Hathaway é uma família diferente, seus pais intelectuais criaram os filhos de forma diferenciada, e eles nunca tiveram muito dinheiro portanto tem um limite no conhecimento sobre como se comportar em sociedade. Eles também tem em sua família um rom, um cigano, que foi encontrado pelo Sr. Hathaway a beira da morte, foi salvo e criado por eles. Várias tragédias se abateram na família, o pai morreu inesperadamente, a mãe deles definhou em seguida. A mais velha das filhas, Amelia teve uma desilusão amorosa o que fará com que ela desista de qualquer chance de se casar. Logo em seguida uma doença mata a noiva do irmão mais velho dos Hathaways, Leo, que contraí a mesma doença, assim como sua outra irmã Win, que sofre ainda hoje com as seqüelas da doença.
Atualmente Leo recebeu um título de visconde e com ele uma antiga propriedade e uma pequena renda. Entretanto, o título parece ser amaldiçoado já que todos os antigos portadores morreram, e diante desse novo título (e com o sofrimento pela morte de sua noiva) ele se entrega a uma vida de bebida, mulheres, brigas, apostas e outros terríveis vícios. Sobrou para Amelia, a mais velha das irmãs, sair correndo pela cidade em busca do irmão, ela conta com a ajuda de Merripen, o cigano que foi salvo ainda quando criança por seu pai. Depois da desilusão amorosa que viveu, Amelia decidiu então dedicar todo o seu tempo a controlar a família e cuidar deles, principalmente agora que Leo se tornou esse grande desafio. O livro começa com ela vagando pela cidade a noite, com Merripen dirigindo a carruagem, por lugares poucos respeitáveis, em busca do irmão. Ela acaba encontrando pistas dele em uma casa de jogos, onde também conhece o administrador Cam Rohan, que é meio cigano e meio irlandês. Ele ajuda Amelia em sua busca e quando Leo é finalmente encontrado e ela afirma que se mudará de Londres para o interior, de forma a afastar Leo das tentações da cidade, Cam percebe que nunca mais verá essa mulher tão bela e decidida, então rouba-lhe um beijo.
A família Hathaway se muda para a propriedade herdada pelo em irmão em Hampshire, na qual Amelia acredita que poderá começar uma nova vida. Entretanto eles se deparam com diversas dificuldades, a casa está caindo aos pedaços e eles não tem dinheiro para a reforma. A casa está suja e é muito grande, eles não tem criados o suficiente para o trabalho que parece não acabar, enquanto isso a poeira apenas piora os fracos pulmões de Win. E quando menos espera Amelia reencontra Rohan, que é amigo de seus vizinhos. O envolvimento entre os dois é inevitável, mas ambos têm resistências. Amelia não quer casar e ser dominada por um homem, acostumou-se a ter controle de tudo e de todos. Rohan é metade cigano e tem desejos de seguir essa raiz, de sair pelo mundo, de encontrar sua antiga tribo. Se envolver com Amelia faria com que ele se fixasse em um lugar, que vai contra o que ele deseja. Além disso, temos a volta do antigo pretende de Amelia, o homem que partiu se coração e que desperta um terrível ciúme em Cam. Além dos já citados, outros desastres se abatem sobre a família e Rohan pode ser a única salvação dos Hathaways.
Gostei muito de como as coisas se desenrolaram, o casal principal tem seu foco, mas não apaga outros assuntos e personagens, além de terem seus próprios assuntos paralelos. Temos Leo com seus vícios, Win com sua saúde frágil e debilitada e as mais novas Hathaways, Poppy e Beatrix, com suas personalidades fortes. O mais interessante é Merripen e Win, o forte e quieto cigano, a delicada e doente moça, é óbvio que há sentimentos entre eles, mas algo os impede de ficar juntos. Para a minha felicidade eles são justamente o foco do próximo livro. Gosto dos mistérios envolvendo a vida de Cam, o fato de ele ser mestiço, de ter sido abandonado, segredos sobre sua família e sua tribo que não são esclarecidos nesse livro e ficarão para os próximos.
Houve apenas uma coisa que me desagradou nesse livro (duas se você contar a capa pouco atrativa), que foram os motivos de Amelia para evitar Cam. Ele é um mestiço, o que poderia ser o maior impedimento aos dois – perante os olhos da sociedade - mas por sua criação e por ter crescido com Merripen isso pouco lhe importava. Ele obviamente a adora, além de ser extremamente rico, e levando as condições precárias de sua família, os acidentes que se abatem sobre ele, as irmãs para serem criadas, a doença de Win, o dinheiro de Rohan só trará benefícios. Entretanto, ela resiste a ele por seu orgulho, por ter feito tudo sozinha até aquele ponto, por gostar de ser aquela que manda na família. Até acho um motivo válido, mas depois do nível de envolvimento deles a resistência dela já deveria ter caído a muito tempo. Apesar desse pequeno detalhe o livro foi muito bom e eu espero muito mais dessa série e dos peculiares integrantes dessa família.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro é Sedução ao Amanhecer. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Olá Ju, obrigado pela recomendação. Realmente a capa é o principal atraente deste livro!

    ResponderExcluir
  2. Oie!

    Eu não sou muito fã desse tipo de livro, mas eu não recusaria uma leitura, e esse me parece interessante! Gostei da cor da capa hahahah Enfim, gostei da resenha tb, e vou esperar pra ver a resenha do segundo e ver a capa que você falou :P

    Beijos
    Leeh - Caverna Literária

    ResponderExcluir