13 de dezembro de 2013

Irmandade da Adaga Negra - Guia Oficial da Série

««««««
[bom]

Eu recomendo: Irmandade da Adaga Negra – Guia Oficial da Série
Autora: J. R. Ward
Editora: Universo dos Livros
           
Irmandade da Adaga Negra:
O guia é para aqueles que acompanham a série A Irmandade da Adaga Negra, se você não conhece a série o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Irmandade da Adaga Negra – Guia Oficial da Série traz informações e conteúdo extra do primeiro livro da série Amante Sombrio, até Amante Consagrado. O livro se divide em “Meu pai” (um estória extra sobre Z, Nalla e Bella), um dossiê sobre os membros da Irmandade, dicas para escritores que querem publicar seus livros, a proposta inicial de Amante Sombrio, cenas excluídas, momentos divertidos, os irmãos conversando no fórum da autora, cenas de vidas, a construção de uma linha do tempo, o antigo idioma e a autora responde a perguntas dos fãs e é entrevistada pelos irmãos. O livro fecha com In Memoriam, a última vez que Ward visitou Wellsei viva.

Meu cantinho:
Quando eu fechei a compra com esse livro, ele foi o principal motivo, eu queria ele a muito tempo e quando o achei mais em conta (ele sempre estava muito caro) fechei o pedido. Inclusive, quando postei minha caixinha de correio aqui, eu até falei que já tinha começado a ler, e que diferente de outros guias ele tinha se mostrado útil, ele acrescentava algo. Entretanto, isso não se mostrou verdade com todas as partes do livro, ele é dividido em doze tópicos e pretendo falar separadamente sobre cada um.
O livro começa com “Meu pai”, que fala sobre as dificuldades de Z com a chegada de Nalla. É lógico que eu simplesmente amei essa história porque Z é meu personagem preferido (graças aos céus ele também é o personagem preferido da J.R. Ward o que significa que ela sempre dá uma pontinha para ele, não importa a situação). Achei interessante porque você não fica perdido no enredo, você consegue se localizar bem e sabe exatamente onde ela se encaixa entre os livros da série. Também gostei do fato de não ser um trecho curtinho, ele tem quase 100 páginas. Foi definitivamente a melhor parte do livro, foi muito bom ela ter aberto esse guia com ele!
O próximo tópico é “Os Dossiês da Irmandade”, onde ela descreve detalhadamente cada personagem. Essa parte do livro tem seu lado positivo e negativo, infelizmente ele é muito repetitivo, mas em compensação traz muitas informações novas que eu desconhecia. Ele começa cada subdivisão dentro desse capítulo com o nome do Irmão e sua descendência, depois ela traz uma citação do livro em que este aparece. Ela então segue para uma breve descrição, com idade, altura, cor dos olhos, cabelos, marcas físicas, nome da companheira e outras informações não tão relevantes. Em seguida ela parte para as perguntas pessoais respondidas pelo próprio irmão, que tem coisas interessantes e engraçadas e outras completamente bobas. Elas variam de você prefere cueca boxer ou tipo sunga, marca de relógio, carro, a perguntas pessoais sobre sua shellan, última vez que riu ou chorou. Isso me lembrou a época de colégio, no qual alguém pegava um caderno, escrevia uma pergunta diferente no topo de cada folha e passava para os amigos responderem. Em seguida temos a própria J.R.Ward entrevistando os Irmãos, achei muito bacana o fato dela criar todo um ambiente, como se ela estivesse mesmo indo na mansão, e visitando cada um. Achei muito bacana a entrevista dela com o Z (okay, sei que sou imparcial quando se trata dele) e apesar das dificuldades dela em entrevistar o V. gostei de como tudo se resolveu no final. Achei muito bacana os detalhes que ela trás, como o fato de Rhage e Mary estarem pensando em ter um bebê e de ter sido feito uma adaga exclusivamente para Nalla. Mas também achei o modo como ela explica algumas coisas muito viajadas, como se ela estivesse mentindo sobre o processo criativo dela. Em seguida a entrevista vem a parte mais enfadonha desse dossiê, no qual ela “narra” cada livro. Primeiro ela enumera todos os personagens que aparecem no livro, depois ela cita todos os locais que aparecem na estória, depois ela faz um resumo do livro, cita primeira frase, última frase, ano de publicação, número de páginas e data do primeiro esboço. Depois ela parte para comentários da autora, com algumas coisas bacanas, mas a verdade é que a maior parte parece enrolação, ela cita trechos enormes dos livros, como se apenas quisesse dar volume ao guia. Ela faz isso como todos os irmãos, portanto, apenas com “Meu pai” e o Dossiê já chegamos na metade do guia.
O próximo tópico é “Para escritores” foi nele que eu travei (depois de ter lido muita coisa enfadonha em dossiê), e acabei deixando o livro de lado por meses. A verdade é que eu voltei para ele apenas porque ele está na minha meta de leituras do skoob, faltavam dois livros para terminar minha meta, esse guia e o último livro da trilogia daBússola de Ouro - Fronteiras do Universo, que acredite, está mais chato que essa parte do guia. Essa parte do livro é interessante para quem escreve e deseja publicar um livro. Eu acredito que grande parte das pessoas que têm o hábito de ler, também gostam de escrever, mas não acredito que sejam todas as pessoas, por isso esse trecho pode ser particularmente chato para quem não tem o interesse de publicar. Eu acredito que essas dicas a autora deveria postar em sua página pessoal, num fórum, mas não convém em um guia que deveria tratar da Irmandade, foge da proposta inicial. Mas, para quem quer ter seu livro publicado ela dá muitas dicas bacanas, outras são complemente inúteis se você não está no país dela (indicação de grupos, eventos, revistas). Diante de tudo o que a autora fala eu percebi como o Brasil é limitado, como os incentivos são poucos, assim como os materiais e grupos para escritores trocarem idéias e informações.
O próximo capítulo é “A proposta da Irmandade da Adaga Negra”, apesar de aparecer como um tópico separado ele é de certa forma uma extensão do capítulo anterior. Ela fala que muitos leitores perguntam como fazer uma proposta e uma carta introdutória para a editora, ela então dá umas dicas e apresenta a proposta que fez do primeiro livro da série Amante Sombrio. Assim que vi o início da proposta, dei uma folheada e pensei: ela vai passar várias páginas descrevendo todo o livro, que chato. Confesso que muita coisa de fato foi chata, descrição dos personagens (que já estamos carecas de conhecer) e muita coisa repetitiva, mas também foi interessante ver como a proposta inicial era diferente, como muita coisa mudou. A proposta se divide em descrição geral, personagens principais, trama (que é um “resumo grande” do livro) e por fim epílogo.
Depois desses capítulos enfadonhos, vem um capítulo muito interessante (o segundo melhor do livro) que são “Cenas excluídas”. Foram cenas que ela tirou pois acreditava que o foco estava sendo desviado, ou cenas que ela modificou por algum motivo (e que se arrepende). Temos cenas de vários personagens diferentes, mas as que mais gostei foram as de Z. (óbvio) e de Phury. Queria mais cenas dessas!
Depois desse capítulo maravilhoso, veio outro ruim. “Cenas divertidas” é uma coletânea de trechos de Amante Sombrio até Amante Consagrado que a autora achou divertido. Ela diz que sempre ri muito com eles (eu também) e decidiu mostrar vários desses trechos. Muitos não são engraçados, outros ficam melhor dentro do contexto do livro, alguns realmente são divertidos. Acontece que eu já li os livros, eu sei que há trechos hilários, ela não precisava acrescentar isso no guia. Eu queria coisas novas, não uma coletânea de trechos, acabou ficando maçante, como se fosse outra coisa que ela inventou para dar volume.
Depois temos “Os Irmãos no Fórum”. Ward fala sobre a interação com as fãs e como criou um grupo no qual posta diversas coisas sobre os irmãos. Acredito que para os fãs que acompanham o fórum, esse e o próximo tópico devem ter sido bem enfadonhos porque são coisas que eles já devem ter lido. Para mim, que não acompanha, foi uma surpresa muito agradável. A Ward fez uma seleção de alguns tópicos (o que significa que tem mais coisa no fórum, eu preferia que ela tivesse colocado mais coisa desse tipo do que “cenas engraçadas”), ela deu uma “limpeza” nos comentários das fãs, e postou o que seria os irmãos no fórum. É como se eles estivesse online conversando um com o outro, ela deixa escapar algumas coisinhas novas, e deixa muito mistério no ar. Tem muitas cenas hilárias (a maioria graças a Rhage – as que ele provoca V. sobre o cavanhaque ou o tricô são ótimas). Esse capítulo definitivamente é um dos que salvam o guia!
O próximo capítulo como eu disse também pode ser enfadonho para quem acompanha o grupo, para quem nunca leu nada de lá “Cenas da vida postadas no fórum” também vai ser interessante. São trechos, momentos da vida entre os irmãos que não são relatados nos livros, coisas mais simples entre um acontecimento e outro. Gostei bastante.
Em seguida temos “Perguntas e Respostas com J.R. Ward”, no qual ela selecionou algumas perguntas de fãs e respondeu. Algumas perguntas foram interessantes e outras não. Algumas respostas dela foram esclarecedoras e outras não. Parece que tem coisas que ela se recusa a responder e sempre fala algo do tipo: eu não escolhe nada, são os Irmãos quem decidem tudo, as vezes aparecem algumas coisas na minha cabeça que eu sinto que tenho que colocar mais ainda não sei qual será a importância disso no futuro. Por conta das respostas vagas, esse trecho que poderia ter sido bacana acabou sendo um pouco frustrante e insatisfatório.
O próximo capítulo é bem curtinho, de poucas folhas, é a “Linha do tempo da Irmandade”, ela coloca os acontecimentos principais em ordem cronológica, o interessante dessa parte para mim foi ver quem nasceu antes e quem nasceu depois (não tinha me atentado nisso apesar dela falar a idade de cada irmão).
Em seguida temos “O Antigo Idioma”, é apenas uma página onde ela traz o alfabeto dos irmãos. A primeira coisa que eu fiz foi escrever o meu nome, mas fiquei frustrada porque no meio do alfabeto tem alguns símbolos soltos sem estar associado a nenhuma letra, então não sei se estou escrevendo certo ou se está tudo errado (ou se eu apenas sou burra e não entendi algo).
O penúltimo capítulo é “Os Irmãos entrevistam J. R. Ward”. Novamente ele criar todo um ambiente, ela está na nova casa dela quando os irmãos aparecem e começam a fazer perguntas a ela. Algumas interessantes, outras bobas, a maioria ela nem sabe o que responder (achei ela muito indecisa) e os irmãos faziam votação sobre qual devia ser a resposta dela (acredita nisso?), mas foi interessante ver as alfinetadas de V. e as palhaçadas de Rhage, além de saber que todos estão babando em Nalla (coitado do macho que quiser casar com ela).
Ela fecha o livro com “In Memoriam”, que seria uma visita dela a casa de Thor, no qual ela havia marcado uma entrevista com ele, mas John está ruim por isso ele e Wellsie (que ainda está viva) vão levar ele ao médico. Ela então dedica o capítulo a Wellsie e seu bebê que não nasceu.
Fechando essa postagem: temos coisas muito boas, como cenas excluídas, conversa dos irmãos no fórum e cenas extras. O maior problema foram as coisas não relacionadas a Irmandade (como dicas para publicar livros) e outras enfadonhas e repetitivas. O Guia aborda coisas do primeiro livro da série até Amante Consagrado, quem compra guias são pessoas que já conhece a Irmandade e é fã, ninguém que ficar lendo coletâneas de trechos ou coisas que já viram nos livros, nós fãs queremos coisas novas, mas infelizmente, boa parte do livro foi uma grande repetição, apenas para dar volume.

Volume único.

Um comentário:

  1. Acredito que até mesmo para quem não conhece a série (eu por exemplo) este guia deva servir como incentivo à curiosidade, mesmo contendo spoiler, na verdade eu semore gostei de spoiler, já li muitos livros só por conta eles, hehe.

    Beijo, Vanessa Meiser - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir