18 de dezembro de 2013

Em busca de Zoe

[ótimo]

Eu recomendo: Em busca de Zoe
Autora: Alyson Noel
Editora: Novo Século

Sinopse:
A irmã de Eco morreu, foi assassinada. Eco agora tem que lidar com sua família destroçada, uma mãe que toma pílulas para poder seguir em frente e um pai que se afundou no trabalho. Ela tem que aguentar os sussurros no colégio, as fofocas, os olhares de piedade. Ela tem lidar com a ausência da irmã, os problemas com garotos, as dificuldades com as amigas. Mas o pior de tudo é quando o diário de sua irmã Zoe chega as suas mãos, e ela descobre que não a conhecia verdadeiramente e que outros crimes foram cometidos contra ela além de seus assassinato.

Meu cantinho:
A muito tempo atrás uma amiga falou que leu esse livro mas que ele não era nada demais. Quando postei aqui a minha caixinha de correio eu disse que o comprei apenas porque eles estavam custando 8,81 porque os livros da Alyson Noel costumam ficar sempre na média para mim. Entretanto, assim como Fingindo ter 19 anos eu acabei de me surpreendendo, esse foi um livro maravilhoso. O único problema dele, assim como o outro livro, é a capa sem sentido. Eu achei essa capa muito feia e que está faltando uma maior conexão com a estória. Eu levei uns bons segundos para entender que a ideia era Eco derrubando o diário de sua irmã morta Zoe. Só que em momento algum no livro Eco “abandona” o diário da irmã, sendo que inúmeras vezes é ressaltado a cor azul do diário e na capa e na lombada ele é cor de rosa. Fora essa capa, adorei ele, definitivamente um dos melhores livros que já li da autora!
Eu acredito que eu gostei muito desse livro e me impressionei com a aproximação da realidade no que diz respeito ao luto. Eco perdeu sua irmã Zoe, a princípio ela fala das etapas do luto e parece que esse aspecto vai ser tratado de forma superficial, mas na realidade ela se aprofunda muito nesse assunto e o trata de maneira muito real. Eu que já vivi a perda de um ente querido posso dizer que a autora soube tratar diversos aspectos dessa perca. Eco fala como os amigos de repente se afastam, como se a casa dela antes tão receptiva tivesse se tornado fria, como se a dor deles fosse se espalhar para os outros. Como seus pais se afastam, se afundando em obrigações para fugir da realidade, tentando direcionar seus pensamentos para outros assuntos. Como Eco se sente exposta, como todos parecem olhar para ela, sussurrar, comentar sobre o ocorrido na família dela, como as amigas parecem tratá-la cheia de dedos, a agonia dela pensando se isso irá acabar um dia. A falta constante que ela sente da irmã.
Mas o livro trata muito mais do que a perda. Há um mistério relacionado a morte de Zoe, Eco não fala sobre isso, mas pelas pistas que ela vai dando Zoe foi na realidade assassinada. Eu fiquei muito curiosa para saber os detalhes e todos eles são revelados no final do livro. A revelação se dá através do diário de Zoe que chega até Eco através do namorado dela, Marc, que na época do seu desaparecimento foi considerando o principal suspeito. Ele fala que Eco não conhece verdadeiramente todos os lados de Zoe e que através desse diário será capaz de conhecê-la.
Enquanto ela lê o diário, muitas coisas estão acontecendo na vida de Eco. Ela está agora no ensino médio, o que é um pouco difícil já que ela está no mesmo colégio que Zoe estudava, precisa aguentar cochichos, além de esbarrar constantemente em Marc e antigos amigos da Zoe. Ela tem se aproximado de algumas pessoas novas, entre elas Teresa que a princípio parece ser uma pessoa ruim e duas caras, mas que no final se mostrou apenas uma adolescente com seus problemas e que tomou decisões erradas, mas soube concertar tudo no final. Ela também começa a se envolver com um menino, ela parece gostar dele, mas se sente muito insegura pensando porque ele quer ficar com ela se ela não é bonita igual a Zoe, pensando: o que ele vê em mim, e coisas do tipo. Eu até acreditava que ela gostava dele, mas acho que tinha tanta coisa acontecendo, que ela não estava preparada para se envolver. Zoe era muito presente e ela desejava tanto ter a irmã de volta que em certos momentos deseja ser a irmã, viver a vida dela, fazer coisas que ela faria. 
Eco então está vivendo sua vida e a vida de Zoe pelo diário. Ela começa a perceber que realmente não conhecia a irmã, e que ela sofreu muito mais além do seu assassinato. O livro foi muito bem construído, com mistérios, sentimentos muito intensos, revelações e uma veracidade incrível. Definitivamente o melhor livro que já li dessa autora.

Volume único.

2 comentários:

  1. Nossa!
    Não tinha noção de que era tão bom assim!
    Vi que ele estava baratinho na saraiva e vou comprar!
    Amei
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  2. Que capa linda né. Tenho dois livros da autora, mas ainda não consegui ler nenhum dos dois, não conheço a escrita dela, mas sei que divide opiniões né.

    Espero poder ler em 2014.

    Beijo, Van- Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir