23 de novembro de 2013

O futuro de nós dois

[muito bom]

Eu recomendo: O futuro de nós dois
Autores: Jay Assher e Carolyn Mackler
Editora: Galera

Sinopse:
Emma acaba de ganhar um computador de seu pai, e ganha de amigo de infância e vizinho Josh um CD com horas de navegação gratuita. Nessa época em que a internet e os computadores estão começando fazer parte da vida das famílias, tudo o que Emma quer é criar um e-mail. Entretanto, quando insere o cd no computador ela vai parar em uma página chamada Facebook, que mostra sua vida daqui quinze anos. No começo ela acha que é apenas uma brincadeira de Josh, mas quando mostra o facebook para ele, ele nega ter feito qualquer coisa, ela então percebe que isso é real e que sua vida futura é uma droga. Ela começa a “fuçar” no perfil de todos que conhecem, começa a ver seus erros e acertos, não sabe até que ponto deve interferir, mas decide que fará o possível para que sua vide futura mude. Enquanto isso, Josh percebe que sua vida daqui quinze anos e perfeita e que as interferências de Emma tem colocado em risco seu futuro maravilhoso.

Meu cantinho:
Quando mostrei esse livro na minha caixinha de correio, falei que ele era um dos mais esperados por mim. Acredito que comecei a ler esse livro com uma expectativa muito grande e por isso acabei me decepcionando, o livro é muito bom, mas acho que eu acabei esperando demais dele. Ele foi um dos primeiros que li, mas por esse sentimento ruim, acabei enrolando para escrever a resenha dele.
O livro começa de um modo muito familiar a mim, pois eu vivi as mesmas coisas que a nossa personagem, o primeiro computador, aquela internet discada horrível, CDs onde você ganha horas de acesso grátis, além daqueles fundos de tela de encanamento e coisas assim que ficamos escolhendo. Era uma época sem redes sociais, o que fazíamos era usar a internet para ver e-mail e encaminhar correntes (depois de um tempo que aparece o MSN). Emma acabou de ganhar do pai um computador, e recebe do seu amigo de infância Josh um CD e acesso da AOL com algumas horas de navegação gratuitas. A mãe de Josh não gosta dessa coisa de internet, mas como a mãe de Emma não se importa tanto, ele dá o CD que ganhou para ela. Na verdade ela fica muito surpresa, pois apesar de serem amigos de infância, e de certa época um viver na casa do outro, eles tem se afastado muito. A verdade é que Josh gosta de Emma mais do que como amiga, mas ela não percebeu os sentimentos dele, e ele se sentiu rejeitado. Ele é o típico cara, nerd, tímido e completamente fofo pelo qual é impossível não se apaixonar. Já Emma é bonita, mas com uma personalidade as vezes irritante que não consegue valorizar Josh como um homem. 
Com o novo presente de Josh, Emma decide acessar a rede e criar uma conta de e-mail, mas ao entrar na internet ela se depara com algo muito estranho, uma rede social (lógico que ela não sabe esse nome, pois isso ainda não existia nessa época) chamada Facebook. Ela leva um tempo para entender o que é aquilo, porque tem uma página com uma pessoa com o mesmo nome que o dela, com fotos que parecem com ela, mas quinze anos mais velha. Ela tenta entender o que está acontecendo, teria Josh tido todo esse trabalho para fazer essa pegadinha? Uma piada de muito mal gosto por sinal, pois ela percebe que daqui quinze anos sua vida é completamente horrível, ela sustenta um vagabundo, que explora ela e que a traí, ela não tem emprego e percebe que no seu futuro ela se afastou completamente de Josh. Ela vai tirar satisfação com ele, mas Josh fala que não fez nada daquilo, então ela começa a perceber de que aquilo pode realmente ser seu futuro, e percebe que algumas atitudes que toma no presente são capazes de mudá-lo. Acontece que não importa o quanto ela tente, sua vida continua ruim, as vezes ela tem emprego, mas o marido lhe rouba tudo, as vezes ela mora em lugar que odeia, e sempre que tenta conserta um lado parece piorar outro. Ela descobre que não apenas ela, mas que as outras pessoas também existem no facebook, quando descobre sobre a vida de John e mostra para ele, ele fica encantado, pois seu futuro é simplesmente perfeito. Ele tem uma profissão bacana, um emprego seguro, uma casa bonita, está casado com a menina mais popular do colégio e tem filhos lindos com ela. Enquanto ele fica maravilhado, Emma fica desesperada, já que John não quer que ela faça nada, pois percebe que suas atitudes também afetam seu futuro. Ela começa a tentar alterar pequenas coisas, a fazer pequenos testes, ele desesperado não quer mudar nada, mas também começa a querer ver sobre o futuro dos outros, amigos do colégio, familiares. Eles ficam completamente obcecados com isso, mas quem não ficaria? Acho que todos gostariam de poder saber um pouco mais sobre seu futuro, daqueles que gostam, e se você pudesse tentar mudar algo que lhe desagrada, não faria isso? Emma começa a perceber que Josh é uma das melhores coisas de sua vida e que ele dificilmente faz parte do seu futuro, e ela começa a perceber que deseja que ele faça parte da sua vida mais do que tudo, mas desde que ele viu seu futuro, ele está cada vez mais empenhado em conquistar aquela que seria sua futura esposa.
Os capítulos são narrados de modo intercalados entre Josh e Emma, é muito interessante poder ver o que acontece sobre o ponto de vista dos dois. O livro tem uma capa interessante, uma revisão muito boa, uma leitura leve, um tema interessante que passa mensagens muito bacanas para o leitor, sobre pequenas escolhas, sobre expor sua vida na internet (a Emma do futuro não tinha qualquer filtro para o que postava), sobre viver mais no mundo real do que no virtual, fazer as coisas acontecerem. Acho que me decepcionei por esperar algo grandioso, mas a verdade é que é um livro muito bom para o que ele se propõe. 

Volume único.

2 comentários:

  1. Acho que essa história é meio que comum na nossa época, Juliana, rs.
    Eu também sofri com essa coisa de internet discada. A escolha entre falar ao telefone ou acessar a internet e o telefone ficar fora de área.
    É complicado colocar expectativa demais no livro porque dá nisso. Eu sempre sou assim e muitas vezes me decepciono.
    A história parece legal, interessante, mas não é aquele bicho de sete cabeças que você fica amando ler. Sei lá, eu esperava mais dele, quando vi o livro. Sua resenha me ajudou a ver que estava errada.
    Mesmo assim, aceito a pedida, quem sabe não leia um dia, quando minha lista acabar rsrsrs.
    Aaaaaah, outra coisa... Estou participando de um Book Tour, você poderá ganhar dois livros. É só se inscrever e concorrer. Entre em contato comigo e, se quiser ter a chance de ganhar, se inscreva: desbravadoresdelivros@gmail.com
    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  2. É que vc é novinha ainda, este livro é para aqueles que vivenciaram a chegada do computador e da internet. Eu sou uma das que vi isto acontecer, então me identifiquei bastante com a história que por sinal é uma das minhas favoritas.

    Beijo, Van - Blog do Balaio
    balaiodelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir