12 de novembro de 2013

Feita de Fumaça e Ossos

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Feita de Fumaça e Ossos
Autora: Laini Taylor
Editora: Intrínseca
                
Sinopse:
Apesar da aparência pouco convencional de Karou, constituída de seu cabelo azul e inúmeras tatuagens pelo corpo, essa é a parte menos bizarra de sua vida. Karou foi criada por quimeras, em especial por Brimstone que tem uma loja na qual troca dentes por desejos. Hoje ela trabalha para ele e através da loja pode viajar para diferentes partes do planeta e recolher dentes – apesar de não saber o que ele fará com eles. Em um dia de trabalho ela é atacada por um anjo e consegue sobreviver, mas muitas dúvidas começam a surgir sobre quem ela realmente é. Esse anjo queima todas as portas da loja e a impede de ver sua família, ela agora parte em uma missão para voltar a encontrá-los. Acontece que o anjo está atrás de Karou, mas agora ele tem um diferente interesse nela.

Meu cantinho:
Quando mostrei esse livro na minha caixinha de correio, contei que o que me atraiu nele foi primeiro essa capa linda, depois o preço (menos de nove reais). Lógico que como uma comprada impulsiva, compulsiva, eu não fazia a mínima ideia do assunto do livro. A verdade é o que o livro valeu cada centavo, valia muito mais, eu me apaixonei por tudo e estou louca para saber o que acontecerá a seguir!
Karou tem o corpo coberto de tatuagens e os cabelos azuis, mas para aqueles que a conhecem, o que mais chama atenção nela é a imaginação fértil. Ela fala de outras criaturas, monstros estranhos, quimeras, como se fossem reais, ela inclusive os desenha – ela é estudante em uma escola de arte. Para Karou é mais fácil dizer toda a verdade e no final dar um sorriso como se tudo o que acabou de dizer fosse algo de sua cabeça, do que inventar mentiras e acabar se confundindo nelas. Karou foi criada Brimstone, Issa, Twiga e Yasri, quimeras, criaturas parte humana e parte animal, todos diferentes entre si. Brimstone administra um negócio, ele troca dentes por desejos. Conforme o valor do dente cresce o poder do desejo, de coisas banais do dia a dia, até o alcance de conhecimentos, de poderes, de vida eterna. Acontece que tudo é uma incógnita para Karou, ela os ama e os vê como uma família, mas quase nunca alcança respostas. Karou realiza trabalha para Brimstone recolhendo dentes pelo mundo (viajando através da loja que abre a porta para diferentes lugares pelo mundo, o que me lembrou um pouco O Castelo Animado), ela encontra pessoas que ou tem medo de ir a loja ou já tentaram enganar Brimstone e por isso estão proibidas de voltar lá, apesar de realizar os trabalhos mais estranhos – de já ter sido baleada, de ter que participar de leilões em mercado negros ou outra coisas esquisitas, tudo o que consegue são pequenos desejos. Brimstone não lhe dá desejos maiores, a não ser em algumas ocasiões como em seu aniversário, onde ele lhe dá uma nova língua (para que estudar quando se pode aprender tudo com um único desejo), mas sempre moderado, nada de capacidade de voar ou algo assim. Ela não sabe para que Brimstone recolhe os dentes, mas aprendeu um pouco sobre eles, ela sabe a diferença entre um dente de jacaré e um de crocodilo, sabe dizer detalhes de cada dente, analisar com cuidado. Com os dentes ele faz colares, mas é tudo o que sabe. Isso é muito bom porque o leitor sabe tanto quanto a personagem principal e fica se perguntando como os dentes podem ser usados, qual a finalidade e quais segredos se escondem nesse livro. Outra questão são as quimeras, ela cresceu com elas e os ama, mas a verdade é que não sabe nada sobre eles, se há outros iguais, se há outros diferentes, quantos existem.
Apesar dos segredos, das coisas incomuns, de ter que sumir de vez em quando para realizar seus trabalhos, Karou também leva uma vida relativamente normal como humana. Todos acreditam que suas estórias se devem a sua imaginação fértil, e que ela um pouco estranha com essas tatuagens todos e os cabelos sempre azuis (ela fez um desejo para que ele nascesse dessa cor), mas que ainda assim é apenas uma humana excêntrica. Karou também acredita ser humana até que certo dia, em um trabalho para Brimstone, ela é atacada por um anjo. Nessa luta ela descobre que os hamsás, olhos, que sempre estiveram tatuados em suas mãos (desde criança) enfraquecem o anjo e nesse momento ela começa a se perguntar o que ela é verdadeiramente. Dúvidas começam a surgir, mas ela não consegue obter as respostas. Akiva, o anjo que lhe atacou, queimou todas as entradas que existem pelo mundo que levavam a loja de Brimstone, ela não consegue mais voltar para sua família, assim não consegue obter as respostas que deseja. Karou começa a fazer de tudo para tentar voltar e nesse ponto temos muitas cenas interessantes acontecendo. Quando ela está chegando perto de seu objetivo Akiva volta, mas ele não decide lutar com ela, tudo o que ele queria era revê-la, sem conseguir entender os motivos. O livro fecha com chave de ouro revelando o que/quem Karou é verdadeiramente e também contando o passado de Akiva e o que o motivou a caçar Brimstone (além da guerra entre anjos e quimeras que Karou nunca soube da existência). Em muitos livros quando o autor começa a retomada de estórias passadas, para esclarecer o comportamento do personagem no momento presente, pode ser realmente enfadonho. As vezes quero matar o autor por não ser sucinto, responder as questões do leitor sem retomar todo o passado, contanto uma estória dentro da outra, mas com esse livro foi diferente. Eu estava curiosa, e autora escreve muito bem, cada página é um deleite e eu estava desesperada para saber do passado de Akiva. Ela constrói a estória atual liberando pequenos trechos do passado, intercalando passado e presente, e o leitor fica se esforçando para juntar todos os pedaços, cada parte é essencial e interessante.
Eu só posso dizer que terminei o livro cheia de esperanças e extremamente ansiosa para saber o que irá acontecer. Ainda não tenho o próximo livro (já via a capa e ela é linda), espero poder ler em breve.

Continuação:
O segundo volume da série é Dias de Sangue e Estrelas, estou louca para ler!

Um comentário:

  1. Já li o livro, é maravilhoso! A autora tem uma escrita poética super diferente, estou ansiosa pela continuação <3

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir