25 de agosto de 2013

Luxúria

««««««
[regular]

Eu recomendo: Luxúria
Autora: Eve Berlin
Editora: Lua de Papel

Sinopse:
Dylan Ivory é uma mulher independente, que gosta de manter tudo sobre o seu controle. Ela é uma escritora de livros eróticos e seu novo trabalho vai abordar relações sadistas e masoquistas, para isso ela começa a entrevistar pessoas e é quando conhece Alec, um dominador. Ele então propõe que ela se submeta a ele para conseguir material para o seu livro e relutante ela aceita a proposta. O envolvimento dos dois é intenso e ela continua ao lado dele após meses mesmo já tendo todo o material que precisa para o seu livro. A verdade é que ela pode estar se apaixonando por ele, mas não sabe como ele se sente em relação a ela.

Meu cantinho:
A verdade é que vi muitas pessoas se apaixonando por esse livro, mas ele não me conquistou. Dylan Ivory é uma escrita de contos eróticos, ela é independente, madura, se considera sofisticada, mas devido a um passado trágico ela tem dificuldades em se envolver e construir qualquer tipo de relacionamento. Ela decide escrever um novo livro sobre relações sadistas e masoquistas, para isso começa uma pesquisa. Primeira ela conhece uma mulher submissa que relata seu mundo, mas afirma que seu conhecimento não estará completo se não entender o lado do dominador e para isso ela oferece o contato de Alec. Alec é um cara lindo, charmoso, com um cavanhaque, uma jaqueta de couro e uma cara de homem mau (lógico que depois da centésima que ela fala sobre a jaqueta e o cavanhaque dele você fica um pouco com raiva). Ela tenta obter informações, mas ele avisa que ela nunca entenderá totalmente essa situação sem viver de fato a experiência. Ela então quer ser a dominadora, já que ela sempre teve o controle de sua vida, mas ele afirma que pode ver uma submissa nela. Ele afirma que pode facilmente dominá-la, já ela afirma que ele não será capaz disso,e que, caso ele não consiga dominá-la ele deverá se submeter a ela. Então cada um vai para a sua casa e começa a pensar no outro e vemos como eles são semelhantes, sozinhos, evitando relacionamentos, com aparentes problemas familiares que permearam seu passado que os deixaram receosas quanto a um real envolvimento com outras pessoas. E depois disso temos muito sexo, alguns medos sendo expostos, mais sexo e o livro acaba.
Sabe, não me importo com livros eróticos, com cenas de sexo, mas é mais interessante quando há outras coisas acontecendo em paralelo, quando há de fato uma história sendo construída. Apesar do medo e do passado dos personagens, acredito que as coisas sejam pouco exploradas e tudo isso é apenas um reles cenário de fundo para que as diversas cenas de sexo possam existir. Tudo nesse livro acontece muito rápido. De um único encontro com esse Alec, de uma única conversa, ela aceita não apenas fazer sexo com um desconhecido, mas de fato se submeter a ele, um total estranho, deixando que ele tenha total domínio sobre o seu corpo e a capacidade de lhe machucar. Acho ainda mais absurdo que na conversa com sua amiga (a única amiga que ela tem aliás) ela refere-se a ele como alguém de confiança. Por favor, ela viu o cara uma única vez, e ele foi uma indicação de uma mulher submissa que ela conheceu através de um grupo de bate-papo sobre relações sado-maso na internet. Não entendo que tipo de confiança cega é essa. Também acho ridículo quando eles conversam e ele faz diversas perguntas para ela e ele acaba percebendo diversas coisas implícitas em suas respostas. Ela fica abismada: “como ele saber coisas a meu respeito que nem mesmo eu sei”, mas a verdade é que para alguém que topa do nada (com o único motivo de escrever um livro), dormir com um estranho e se submeter é ele, é claro que com certeza ela já tinha certo interesse nesses assuntos. Além disso, é possível perceber pelas falas dela certo preconceito, mesmo ela afirmando ser aberta e independente. Vejo que muitas pessoas falam que gostam de Dylan por isso, por ela ser madura, por ser aberta, mas isso não é de todo verdade, já que ela é imatura por não ter capacidade de construir relacionamentos assim como os próprios preconceitos que tenta esconder.
Então temos as cenas de sexo, Dylan esquece total e completamente a aposta porque com um estalar de dedos do Alec ela se submete a ele. Algumas partes relacionadas ao sado-maso foram um pouco complicadas para mim, a maioria das cenas são coisas leves, cheguei até a pensar que na realidade de quem vive essa prática as coisas não são assim, mas também temos algumas coisas mais pesadas, assim como os relatos de vivência de Dylan. Para mim é muito complicado entender essa ideia de segurança que ela tem quando se relaciona com Alec quando ele na realidade está machucando ela. Também é complicado para mim entender como uma dor tão intensa pode ser fonte de prazer e como isso pode levar ela ao “subespaço” que é o termo que eles usam quando o submisso sofre essas dores mas está em um estado de prazer. O pior é que essas relações não se limitam a prática sexual, mas a tudo, eles vão a um restaurante e ela não pode fazer o pedido do que quer comer, porque ele como dominante é quem faz as escolhas. Entendo que seja uma prática sexual diferente, e que não é algo que eu estou habituada, e apesar da minha confusão, esse não é o pior ponto do livro e sim o “vazio” de conteúdo, como falei anteriormente.
Então com muito sexo nossos personagens começam a se ver, a conviver muito mais, e depois de alguns meses estão sempre juntos. E então, Alec sofre um acidente de moto e Dylan entra em pânico já que seu irmão morreu em um acidente assim, e é nesse ponto que ela percebe que está apaixonada por ele. Não foi porque eles estão junto a meses, não é porque ela se submeteu total e completamente a ele, não é porque confia nele, porque eles fazem sexo a todo o momento, em todo lugar, seja na casa dele, na dela, em um clube em público, ela descobre que está apaixonada quando ele sofre esse acidente e ela então decide terminar para não sofrer. Lógico que ela fica dias jogada na cama sem fazer nada, apenas chorando, esperando uma ligação dele, até decidir ir atrás dele. Juro, o livro estava acabando, faltavam algumas páginas e eu me forcei a ler, porque se colocasse ele na estante ele nunca mais sairia de lá. As cenas de sexo já não tinham fundamento algum, e todo o drama dela era ridículo, porque era óbvio que um gostava do outro e ela fica cheia de medos e inseguranças. O livro acabou de um jeito meio bobo, achei ridículo o que Dylan ia se forçar a fazer, e então os dois conversam e fim. Foi um final penoso e a verdade é que não espero nada da continuação dessa série.

Continuação:

O próximo livro da série é No Limiar do Desejo, não tenho muitas pretensões de ler essa continuação, mas nunca se sabe.

2 comentários:

  1. Li sua resenha e fiquei mais abismada ainda. Eu nunca tive interesse em comprar, agora só auxiliou na minha opinião hahaha.
    Não gosto de livros assim, meio que "sem conteúdo", sabe? As pessoas ainda reclamam quando digo isso, falam que todo livro tem conteúdo, embora uns sejam ruins. Mas pra mim, um conteúdo ruim é como não ter conteúdo algum. Concorda?
    Adorei sua resenha, tô contigo.

    M&N | Desbrava(dores) de Livros

    ResponderExcluir
  2. o pior livro que já li até hoje...deixou a desejar...

    ResponderExcluir