25 de junho de 2013

Sonhos

[bom]

Eu recomendo: Sonhos
Autora: Alyson Noel
Editora: Leya

Sinopse:
Daire tem 16 anos e está sempre viajando com sua mãe, uma famosa maquiadora, ela está sempre cercada de pessoas famosas e conhecendo lugares novos. Coisas estranhas acontecem com ela, como por exemplo, o fato do tempo parar, ficar suspenso, mas Daire não fala mais sobre isso, agora que descobriu que não é algo normal para as pessoas. Acontece que as coisas pioram, Daire vê corvos, pessoas mortas, seres que tentam se aproximar dela. Médicos acreditam que ela é instável e os remédios são pouco eficazes. Ao retornar para sua cidade ela é surpreendida pela ligação de sua avó por parte do seu falecido pai, que diz que pode ajudar Daire com tratamento de ervas. Sua mãe precisa trabalhar e viajar e deixa Daire com a avó, Daire odeia a cidade e planeja fugir, mas logo descobre que precisa de ajuda. Ela vem de uma linhagem de Buscadores, que lutam para manter a estabilidade nos mundos superior, inferior e mediano e se negar os seus poderes ela acabará morrendo.

Meu cantinho: 
Apesar de achar que os livros da Alyson Noel sempre estão na média, eu acabei trocando essa nova série dela. O livro não é ruim, tem momentos na história em que tudo está muito emocionante e o leitor fica empolgado para saber o que vai acontecer em seguida, essa série me deixou bem animada, mas acho que o problema da Alyson é que em determinados momentos ela infantiliza ou constrói momentos muito bobos que acabam prejudicando a dinâmica ou o envolvimento com a história.
Bem, Daire é uma menina que não é muito normal, não apenas pela vida de andarilho que leva com a mãe, mas pelas pequenas anormalidades que a cercam, os estranhos sonhos, as visões, o pausar do tempo, e apesar de vivenciar isso, ela nunca se deu ao trabalho de procurar descobrir mais, tanto o que vivia, quanto de onde esse dom veio. Quando ela completa 16 anos e seu poder aparece com força total, ela tem surtos e alucinações que levam todos a crer que ela é louca. Sua mãe precisa trabalhar e não sabe o que fazer porque não quer internar a filha. De repente a mãe do falecido pai de Daire, Django, aparece, sendo que tinha sumido sem deixar rastros desde o dia do funeral do filho. Ela manda ervas que fazem com que Daire se sinta muito melhor e oferece a possibilidade de Daire morar com ela para receber um tratamento adequado. Achei muito fácil o fato da mãe de Daire, Jennika, deixar ela ir morar com uma senhora praticamente desconhecida, que vai tratar as alucinações da filha com ervas. Já Daire não é tão conformista, ela não gosta dessa cidade no meio do nada, não gosto do modo como as coisas estão indo e pensa seriamente em fugir, mas ela acaba sofrendo um acidente que a prende a cidade e Daire percebe que precisa aceitar seu dom ou acabará morrendo.
Daire então passa por um tipo de iniciação, mas nada muito exuberante para o leitor. Quando ela passa por esse ritual ela se sente renovada, conectada, pronta e saí cavalgando em seu cavalo cantando músicas sobre a montanha, o que eu achei um pouco viajado. Ela está toda certa, todo confiante, mas ela se abala muito rápido por outras coisas. Na verdade, Daire segue oscilando, ela é uma Buscadora com poderes muito fortes, além do imaginado, mas se sente insegura, envergonhada, acaba sendo hostil por não saber confiar.
O livro acaba seguindo entre Daire sendo forçada a ir para o colégio e enfrentar as patricinhas, além disso precisa lidar com o Coiote, uma família que busca se infiltrar nos outros mundos, causando desordens no mundo mediano. Apesar de Cade lhe dar calafrios, ela está disposta a enfrentá-lo, mas não consegue deixar de suspirar por seu irmão gêmeo Dace, que diferente do irmão tem um brilho gentil nos olhos. O livro segue entre problemas na escola, dilemas amorosos, treinamento, nada muito espetacular. Até que Jennika retorna querendo levar Daire embora ao mesmo tempo em que sua avó passa muito mau e ela descobre que Cade tem roubado a alma dela, alimentando seres mortos, para que possam se infiltrar no mundo inferior e assim dominar todos os mundos. Resta a Daire agir como uma buscadora e salvar sua avó e a estabilidade do mundo. Esse final apesar de ter sido, em certos pontos, cheio de adrenalina, também tem outras situações um pouco bobas, que resolvem de um modo simplório, quando poderia ser melhor construído. Ainda assim ele terminar de um modo curioso porque deixa dúvidas no ar sobre quem seria Dace e a forte ligação que ele tem com Daire.
Por fim gostaria de falar um pouco da parte estética do livro, ele tem uma capa parecida com a original, ela tem uns efeitos de brilho nos corvos que deixou a capa muito bonita. Infelizmente o livro não tem o tamanho padrão dos normais (menina com toc que quer colocar os livros certinhos na estante), ele é um pouco menor que os livros convencionais. Antes de cada capítulo tem desenhos de penas, muito bonitos, o que foi realmente ruim nesse livro foi a fonte. No início de cada capítulo há uma frase ou parágrafo com uma fonte a parte, como uma breve introdução do capítulo, com uma fonte realmente difícil de se ler. Quando a história começa de fato, a fonte muda para uma mais legível, o problema é que ela é realmente pequena, muito menor que o convencional e preciso dizer que letras miúdas as vezes cansam a vista mais rápido. Apesar desses problemas, tanto na parte estética quanto na história é um livro que me deixou curiosa, o qual pretendo ler a continuação.

Continuação:
O próximo livro da série The Soul Seekers é Echo, breve aqui.

Um comentário:

  1. Olá!! Obrigada pela visita, vim retribuir hihi. Eu estou super curiosa para ler esse livro, ainda não li nada da Alyson.
    Quanto ao fato dela infantilizar um pouco as coisas, eu meio que noto isso em várias YA's por aí...enfim, te espero mais vezes lá no Et.
    Beijos!! ;)

    ResponderExcluir