30 de maio de 2013

Rainha da Fofoca - Fisgada

[muito bom]

Eu recomendo: Rainha da Fofoca - Fisgada
Autora: Meg Cabot
Editora: Galera Record

A Rainha da Fofoca:
Fisgada é o último livro dessa trilogia, se você não leu o primeiro livro A Rainha da Fofoca e o segundo livro, A Rainha da Fofoca em Nova York, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse: 
Lizzie aceitou o pedido de casamento do Luke, eles estão noivos, mas alguma coisa não está certa. Por tanto tempo ela idealizou esse casamento e agora ela se sente nervosa e tem urticárias quando pensa nele. Ela procura se ocupar com o trabalho para não pensar na sua festa, nem em Chaz, ou na vaca bonita e inteligente com quem ele está saindo agora. A verdade é que Luke também não toca no assunto do casamento, ele estava ocupado com o cursinho e agora está trabalhando em Paris com seu tio. Apesar de seu interesse por Chaz ela se recusa a terminar com Luke depois de Chaz ter admitido que não acredita na instituição do casamento. Durante tanto tempo ela sonhou em se casar que se recusa a ficar ao lado de alguém que não compartilhe esse sonho com ela.

Meu cantinho:
A primeira coisa que preciso dizer é que o título “rainha da fofoca” ficou meio de lado, apesar da boca grande de Lizzie, como ela mesma gosta de ressaltar, não houve nada exacerbado por parte da nossa personagem principal durante o livro. Na verdade, ela se tornou incrivelmente boa em guardar segredos, principalmente no que diz respeito a seu pequeno caso com Chaz de seu noivo Luke. Apesar da burrada que ela fez no final do livro passado, de aceitar o pedido de casamento de Luke, ela amadureceu muito como pessoa. Acredito que por conta do trabalho dela, como ela tem se esforçado e como tem sido bem sucedida, da independência que ela conquistou, das dificuldades que ela passou, ela cresceu muito. Lógico que ela ainda precisa amadurecer um pouquinho mais, perceber o que realmente tem valor, como no caso do casamento. Ela sempre idealizou um casamento, ela trabalha com vestidos de noivas, ela quer muito casar, mas não adianta nada disso se o noivo não é a pessoa certa. Toda vez que pensa em seu noivado com Luke ela se sente mau, um enjoo, mas que ela acredita ser apenas nervosismo. A verdade é que ela e Luke nem passam mais tanto tempo juntos, devido a divulgação que teve ela está lotada de trabalho e Luke viajou para Paris para trabalhar com o tio. Eu nem sequer entendo porque Luke pediu Lizzie em casamento, a suposições dos amigos de que ele tinha medo de ficar só é um tanto quanto esquisita, já que Lizzie descobre que Luke sempre esteve muito distante de estar completamente sozinho. Ela eu entendo, Lizzie tinha construído na sua mente um casamento em Paris, com um príncipe, um cara rico e que deseja se tornar médico e salvar criancinhas, mas ela não percebe que Luke não a conhece de verdade. Ela está noiva de um cara que não sabe como ela verdadeiramente é, alguém de quem ela esconde seu corpo, vive usando modeladores, alguém que não entende seu sonhos, que acha que consertar vestido de noivas é um hobbie e não um trabalho, uma pessoa que não sabe seus gostos. Completamente diferente de Chaz, que sabe cada pequena coisa dela, seja de modeladores constrangedores, da sua família estranha, seu refrigerante favorito ou como gosta de tomar seu vinho. O único problema é que Chaz declarou não acreditar em casamento depois do que ele passou com Shari, mas o que Lizzie precisa pensar é se uma festa e um pedaço de papel é tão importante assim, ou se o que importa é ter a pessoa certa, que você ama ao seu lado.
A verdade é que esse livro todo só acontece por conta da burrada de Lizzie, de aceitar se casar com um cara que obviamente não a amava, que a pediu em casamento por impulso (ou sei lá porque motivo). É óbvio que o cara certo para ela é o Chaz e que Luke é um cara completamente alheio a tudo, mas apesar disso o livro não fica completamente tedioso, porque Lizzie tem vários outros problemas para resolver. Ela tem muito trabalho, problemas na família, a possibilidade de ficar desempregada, uma noiva famosa que ela precisa ensinar a vestir calcinha para não ser fotografada constantemente e virar escândalo. 
O que me deixou “entediada” nesse livro, foi um aspecto que antes eu tinha gostado no primeiro livro, que era a formatação dele. Antes de cada capítulo temos algo relacionado a casamentos, no primeiro livro era a monografia de Lizzie, no segundo dica de organização do casamento, nesse são curiosidades a respeito de como o casamento se tornou o que é hoje, além de mais dicas de como organizar a festa. A verdade é que essas passagens, principalmente as curiosidades são um pouco cansativas, confesso que no final do livro eu já tinha pulado algumas ou simplesmente feito uma leitura rápida por cima.

Volume final.

Um comentário:

  1. Apesar de alguns contratempos, parece ser um livro divertido. Eu gosto da autora, mas sou mais a favor dos livros 'históricos' dela.
    Mas sei lá, acho que leria esta série sim.

    Vanessa Meiser - Blog do Balaio
    http://balaiodelivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir