13 de maio de 2013

Insurgente

[ótimo]

Eu recomendo: Insurgente
Autora: Veronica Roth
Editora: Rocco

Divergente:
Insurgente é o segundo livro da série, se você não leu o primeiro livro da série Divergente, o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse: 
Tris e Tobias foram buscar abrigo na Amizade com algumas pessoas da Abnegação assim como da própria Erudição, mas a verdade é que a Amizade quer de todas as formas possíveis evitar conflitos e a Erudição está atrás dos dois por conta de sua divergência. Eles vão ao encontro dos demais membros da Audácia e tentam organizar uma resistência, mas a Erudição também tem membros da Audácia ao seu lado além de tecnologias e poder para gerar novas simulações. Eles precisaram recorrer a ajuda dos sem facções, mas esses não são totalmente confiáveis e pretendem destruir por completo o sistema de facções. Acontece que a Erudição começa a matar membros da Audácia através de simulações, e só vão parar quando um Divergente se entregar e Tris não pode mais deixar pessoas morrerem. 

Meu cantinho:
Confesso que estava muito ansiosa para saber como as coisas iriam continuar, afinal, o livro terminou com os membros da Audácia acordando em meio a uma simulação controlada por membros da Erudição, no qual eles estavam sendo controlados e acabaram exterminando a maior parte dos membros da Abnegação. Eu esperava uma grande revolta por parte das demais facções, imaginava a revolta da Franqueza pelas mentiras da Erudição, esperava uma tristeza por parte da Abnegação devido as mortes, um repúdio por parte da Amizade pelo extermínio, e um terrível ódio dos membros da Audácia pela manipulação que sofreram. Mas a verdade é que as coisas estão bem paradas, os membros da Abnegação estão sem reação e buscando abrigo em outras facções, principalmente na Amizade. A Amizade não quer se envolver em conflitos, pois é algo que eles não apreciam (e não se posicionam diante do massacre que ocorreu). A Franqueza apesar de abrigar a Audácia a princípio, logo começa a ceder as pressões da Erudição. A Audácia está dividida, muitos membros são contra a Erudição e por um motivo que eu não compreendo, alguns se juntaram a causa deles! E a Erudição continua manipulando a todos, e apesar do extermínio não sabemos o que os motivou – algumas informações começam a escapar e no final é revelado o motivo e não consigo imaginar quais serão as implicações disto no próximo livro – tudo o que sabemos é que eles querem exterminar a resistência da Audácia e capturar os Divergentes que existem. 
O livro deixa muita coisa em aberto, que vão se esclarecendo no decorrer da história, assim como ocorrem muitas revelações, novos divergentes, espiões, manipulações e traidores. E o livro vai criando essa atmosfera de tensão, que explode em cenas de ação ou de completa surpresa quando algum mistério é revelado. Nesse livro também temos os sem facções se organizando para enfrentar a Erudição e logo percebi o plano deles, mal consigo acreditar no que foi feito e o que eles farão no próximo livro. Preciso dizer que Tobias foi um tanto quanto cabeça dura nesse livro, ele não escutava o que Tris tinha a dizer, mas ela também é uma cabeça dura, muito ingênua, sem que falar que a imprudência dela é exagerada, raciocinar um pouco não seria ruim para quem também teve aptidão para a Erudição. Apesar dos pesares o livro foi inesperado, com muita ação, suspense, romance e eu não faço idéia do que esperar do próximo livro.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série Convergente. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Oi Ju, eu li a resenha meio por cima por causa dos spoilers, ja que é uma série que eu pretendo ler. Gostei de saber que é uma história cheia de ação, segredos e reviravoltas, normalmente meus distópicos preferidos são repletos disso.

    Beijos

    ResponderExcluir