15 de abril de 2013

Desventuras em Série - Serraria Baixo-Astral

[bom]

Eu recomendo: Serraria Baixo-Astral – Desventuras em série
Autor: Lemony Snicket
Editora: Cia. Das Letras

Desventuras em série:
Serraria baixo-astral é o quarto volume dessa série, se você não leu Mau Começo, A sala dos Répteis e O Lago das Sanguessugas o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Os irmãos Baudelaires estão indo para um novo lar, seu novo mentor é dono da Serraria Alto-Astral, que de alto-astral só tem o nome. Quando chegam a serraria eles são obrigados a trabalhar e recebem chiclete em uma das refeições, apesar de ser uma situação horrível eles tentam ver o lado positivo, já que estão juntos e que não há sinal de Conde Olaf. Lógico que esse homem maligno não desistiria tão fácil da fortuna dos irmãos, e logo eles se veem obrigados a lutar contra a maldades deles e convencer os adultos a sua volta de que a doce enfermeira é na verdade o maldoso Olaf.

Meu cantinho:
Continuo lendo Desventuras em Série porque é um livro que corre muito rápido por ser algo que tenho curiosidade, mas a verdade é que esta série é extremamente previsível. Os irmãos Baudelaires estão indo conhecer seu mais novo mentor, mas a situação nunca é favorável para eles, coisas ruins acontecem, mas tudo piora por conta do Conde Olaf que quer roubar a fortuna dos irmãos. Assim que identificam Conde Olaf as crianças tentam alertar as autoridades ou seu novo mentor, ninguém acredita nele. Os adultos sempre ignoram as crianças e são extremamente ignorantes que chega a ser agonizante. As explicações continuam cada vez mais esdruxulas, o autor usa uma palavra um pouco mais complexa e ao descrever seu significado fala as coisas mais absurdas possíveis. 
O livro tem poucas coisas de diferentes do “padrão” de enredo dos demais, as crianças já sofrem muito antes mesmo da aparição do Conde Olaf, e ele demora um pouco mais para aparecer do que o normal, na realidade passa mais da metade do livro até que Olaf apareça. Nesse livro temos certa inversão de papéis entre Klaus e Violet, já que devido a vários problemas ele precisa realizar as invenções e ela precisa ler os livros. O livro traz lições de vida, e a principal delas fala sobre dar valor a vida e as pessoas diante das dificuldades.
No geral não estou empolgada pelo próximo livro, eu queria muito ler o quarto livro para saber qual impressão eu teria dele, já que eu já sabia o que aconteceria nos livros anteriores devido ao filme. Entretanto, ele não foi nada de excepcional, é um livro leve, com lições importantes, mas previsível e com algumas passagens “infantilizadas”, surreais, que são cansativas. Não vou desistir da série, mas não estou tão ansiosa pelos livros como estava antes.

Continuação:
O quinto livro de Desventuras em Série é Inferno no Colégio Interno, em breve aqui.

Um comentário:

  1. Morro de vontade de ler todos os livros dessa série!
    E aumentou ainda mais depois da sua resenha e empolgação!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    Livroterapias

    ResponderExcluir