27 de abril de 2013

A Faca Sutil - Fronteiras do Universo


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A Faca Sutil – Fronteiras do Universo
Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva

Trilogia Fronteiras do Universo:
A Faca Sutil é o segundo livro dessa série, se você não leu A Bússola de Ouro o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Lyra vai parar em outro mundo, um mundo desconhecido onde aparentemente não existem adultos. Nesse mundo ela conhece Will, mas ele também não pertence a esse mundo. Ao perguntar ao aliômetro descobre que ele é um assassino e que sua missão é ajudar Will na busca por seu pai. Will veio parar nesse mundo enquanto fugia de alguns perseguidores, homens que estavam invadindo sua casa a procura de pistas sobre o paradeiro de eu pai, um explorador, um homem que Will nunca conheceu. Entretanto, ao irem para o mundo de Will, Lyra tem o aliômetro roubado e agora não pode mais descobrir o paradeiro do pai dele, o ladrão diz que devolverá o aliômetro caso as crianças tragam a faca sutil que se está no mundo onde ambos se conheceram. Logo eles descobrem que essa faca é um poderoso instrumento que abre portas entre os diferentes mundos.

Meu cantinho:
Esse livro ao mesmo tempo em que continua a história passada, parece contar uma nova história partindo de outro ponto. Quem esperava que todos os mistérios acerca do pó, das intenções de Lorde Asriel, entre outras questões que foram levantadas no primeiro livro fossem resolvidas logo de cara, apenas lamento. A realidade é que esse livro começa com Will fugindo em seu mundo e parando em outro, extremamente misterioso e habitado por Espectros, criaturas que apenas os adultos podem ver e que ao se aproximar destes o atacam e, de certa forma, sugam toda a vida da pessoa, deixando para trás um corpo que respira, mas sem consciência, sentimentos, vontades ou necessidades. Nesse mundo ele encontra Lyra e para minha surpresa ela parece outra pessoa, aquela menina que aparentava coragem, rapidez e determinação se tornou uma menina medrosa, sem personalidade, que apenas comete erros atrás de erros. Na verdade, ela parece funcionar com uma lógica muito estranha, quando ela conhece Will e pergunta ao aliômetro quem é ele, o aparelho responde que Will é um assassino, por incrível que pareça isso tranqüiliza a menina que se sente mais segura com a revelação. Se eu soubesse que alguém que acabei de conhecer e que está no mesmo espaço que eu é um assassino, eu me ficaria no mínimo desconfiada. Quanto a Will logo percebe-se que ele é um menino inteligente, que devido a doença da mãe e ausência do pai teve que crescer e amadurecer muito depressa, e não apenas isso, mas uma série de infortúnios tem cercado sua vida, até parece que ele é um dos irmãos Baudelaire. Ele sabe pensar rápido e consegue sempre manter a cabeça fria, as vezes é até fácil esquecer que ele é apenas um menino. Will está em busca do seu pai, a pessoa que pode cuidar dele e de sua mãe e resolver esse estranho mistério de porque está sendo perseguido. Acho que depois de um tempo fica óbvio sobre quem é o pai do Will, mas isso não torna a história maçante, muito pelo contrário cria-se a expectativa de quando eles vão se encontrar e quando isso ocorre nem posso dizer o quanto foi angustiante para mim. Pior que isso apenas quando algo terrível acontece com o Lee, foi incrível a mudança que se viu nele, de um homem que avaliava riscos e custos, se encantando tanto com Lyra, mudando sua vida para ajudá-la, por mais que ela nunca venha a saber. Dentre os personagens, quem continua me surpreendendo é a Sra. Coulter, a mãe de Lyra, ela vai para outro mundo, infestado por espectros, que atacam todos os adultos e consegue controlá-los. Ela continua agindo friamente, matando e manipulando todos a seu favor.
Esse livro é toda uma preparação para o próximo, sobre as possibilidades que a faca permite e sobre a guerra que Lorde Asriel pretende travar contra a autoridade.

Continuação:
O último livro da trilogia é A luneta âmbar, já estou lendo ele! Em breve a resenha aqui!

Nenhum comentário:

Postar um comentário