19 de abril de 2013

A Bússola de Ouro - Fronteiras do Universo


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: A bússola de ouro – Fronteiras do Universo
Autor: Philip Pullman
Editora: Objetiva

Sinopse:
Lyra mora com os catedráticos em Jordan, ela é uma menina corajosa, que gosta de sair explorando a universidade, se divertindo com os seus amigos, sem medo de nada. O dimon de Lyra se chama Pan, ele ainda não tem nenhuma forma definida, os dimons das pessoas se fixam na forma de um animal quando estes atingem a vida adulta e são como exteriorização de uma parte da alma. Muitas coisas estranhas têm acontecido, seu tio some, crianças estão sendo sequestradas, entre elas seu amigo Roger, Lyra é convidada pela Sra. Coulter para morar com ela fora da universidade, antes de ir embora ela ganha um misterioso aparelho chamado aliômetro que pode responder qualquer pergunta feita. Logo Lyra descobre que a Sra. Coulter não é quem aparentar ser e Lyra foge dela para o norte, em busca de seu amigo Roger e de seu pai.

Meu cantinho:
Esqueça o filme (se você viu), eu vi ele a muito anos atrás no cinema e me lembro vagamente das coisas, mas lembro que ele não me encantou como aconteceu com o livro. A verdade é que eu comprei essa trilogia a muito tempo (já que estava muito barato e naquela época eu era uma pessoa assalariada), comprei porque todos os meus amigos falavam que era uma história maravilhosa, falavam da parte do romance, e da viagem entre os mundos, e me parecia um livro interessante, mas ainda não tinha me conquistado. Depois que eu li outro livro do autor, ABorboleta Tatuada, acabei ficando ainda mais confusa, sem saber o que esperar dele. Então meu namorado começou a me falar de outras questões do livro que ninguém havia me falado (que não tem tanto destaque nesse primeiro livro, ele é abordado mas indiretamente através do pó) a respeito da autoridade, questões religiosas, criação, e isso me interessou muito e acabei ficando curiosa para ler.
Comecei a ler e percebi que o autor não perde tempo para explicar as coisas que ele já construiu em sua mente. Ele não perde tempo para explicar como funcionam as coisas nesse novo mundo, as questões dos dimons, da igreja, isso você precisa ir entendendo com o tempo através da narrativa. Nesse ponto foi bom ter visto o filme antes, pois eu já tinha certa noção de como “funcionavam” as coisas.
Tenho uma crítica a fazer quanto as “resenhas” que vemos por ai, inclusive a que está no verso do livro, eles falam que Lyra viaja pelo mundo, para os reinos do norte, para resgatar seu amigo Roger que havia desaparecido. Não nego que Lyra tenha um bom coração, mas a verdade é que ela não viaja para salvar seu amigo, a verdade é que ele some e como ela está de mudança da universidade na qual passou toda sua vida para morar com a Sra. Coulter (mulher que a encantou completamente de início), ela acaba esquecendo-se do amigo. Quando as coisas ficam ruins para ela, Lyra foge da Sra. Coulter e por sorte acaba encontrando os gípcios (que são algo entre ciganos e piratas) que decidem partir para o norte para resgatar as crianças gípcias que tem desaparecido e nesse momento ela decide partir para procurar Rogers, mas não apenas ele, ela tem interesse em encontrar também seu pai. Lyra é uma criança corajosa, mas desobediente, de bom coração, mas facilmente iludida e muito cabeça dura, por isso me sinto incomodada com essa imagem tão “heróica” que às vezes as pessoas pintam dela. Ela é uma menina comum em sua personalidade, mas a verdade é que a uma tipo de profecia sobre ela, no qual era decidirá o destino de todos, por isso muitos ressaltam essa imagem de heroína de Lyra.
Os gípcios são muito interessantes, mas preciso dizer que meu personagem preferido é Iorek Byrnison, o urso, porque ele é forte, ele é quem dá a pitada de emoção e luta nesse livro, e porque ele é alguém honrado e de palavra! Nem preciso dizer que o personagem que mais odeio é a Sra. Coulter e seu dimon maldoso! Lorde Asriel era alguém com quem eu simpatizava a princípio, mas ele faz coisas que me deixam muito confusa sobre quem ele verdadeiramente é.
O livro é muito bom, você começa a ler e simplesmente não vê o tempo passando. Tenho grandes expectativas para o final dessa série. Também fica o alerta que vi alguns errinhos de digitação, mas nada que comprometa a leitura.

Continuação:
O segundo livro dessa trilogia é A faca sutil que eu já li, em breve a resenha dele aqui! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário