2 de fevereiro de 2013

Starters


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Starters
Autora: Lissa Price
Editora: Novo Conceito

Sinopse:
Depois da guerra de esporos todos aqueles que não foram vacinados morreram, sobraram apenas os jovens, os Starters, e os Enders, pessoas extremamente velhas. A lei proíbe que os mais jovens trabalhem, então muitos deles passam fome, dormem em construções abandonadas, com exceção daqueles que possuem avós vivos. Callie vive com seu irmão Tyler em um prédio abandonado e também com seu amigo Michael, a vida é difícil, a comida é pouca, a água escassa, e seu irmão tem problemas de saúde. Pensando em seu irmão ela decide trabalhar na empresa Prime Destinations, no qual ela passará por um processo de beleza e alugará seu corpo para uma Ender que pela idade avançada não tem um corpo hábil como os dos jovens, ou seja, a mente de outra pessoa será conectada a seu corpo. Mas logo ela descobrirá que o contrato não é cumprido e que há coisas piores do que o aluguel de corpos, isso quando os Starters voltam a ser vistos após seu último trabalho.

Meu cantinho:
Eu fiquei extremamente feliz pela minha troca, pois foi uma leitura maravilhosa. Um livro surpreendente!
O livro não explica muita coisa sobre a guerra, sabemos que estavam acontecendo conflitos, e que havia a possibilidade de uma guerra de esporos, como não havia vacina disponível a todos, foram vacinados primeiros os mais velhos e depois os mais jovens. Quando a guerra explode assim como os misseis de esporos, todas as pessoas entre vinte e sessenta anos morreram, ficando os jovens abandonados a sua própria sorte, tendo suas casas confiscadas, impossibilitados de trabalhar e muitas vezes levados a instituições de trabalhos e detenções. Os ricos, ou que possuem trabalhos razoáveis para se sustentar, são apenas os Enders, são pessoas mais velhas com idades de sessenta até duzentos anos. Há a possibilidade de cirurgias, de tratamentos, e prolongamento de vida, mas mesmo assim eles não possuem a energia que os jovens possuem. A mãe de Callie foi tocada por um esporo e ficou doente, seu pai que fazia parte do exército foi levado de quarentena, eles mantinham contato, mas certo dia o pai dela manda uma mensagem em forma de código no qual Callie deveria fugir e não olhar para traz pois os inspetores estariam vindo confiscar a casa, ela não deveria se preocupar com o pai, e deveria seguir para outro lugar com o irmão e tomar conta dele devido a sua saúde debilitada. Callie foge e passa a viver em um prédio abandonado e conta com a ajuda de seu vizinho Michael para cuidar dele. Callie escuta sobre um trabalho na Prime Destinations, no qual ela alugaria seu corpo para Enders que querem ter uma aparência mais nova assim como realizar atividades que seus corpos envelhecidos não permite mais. O dinheiro oferecido acaba tentando Callie que quer comprar uma casa para morar com seu irmão para que ele tenha sempre um lugar seguro e aquecido para seu corpo doente. Aparentemente o trabalho ocorre sem problemas, até seu último aluguel no qual ela repentinamente acorda no meio de uma boate e percebe que está tendo problema com o chip que foi implantado, com medo de perder o dinheiro pela quebra do contrato ela fica no controle do seu corpo e se passando pela pessoa que lhe contratou, ela acaba vacilando entre momentos de consciência e inconsciência e descobre que a pessoa que alugou seu corpo está planejando matar alguém. Com o chip apresentando defeito sua contratadora envia mensagens para Callie avisando que se voltar a Prime ela morrerá. O mistério começa nesse ponto e os planos para conseguir dinheiro e usar os corpos dos Starters são ainda mais elaborados do que o esperado. Gostei muito da dinâmica, dos fatores inusitados, da ação, é um livro que eu recomendo!
Ele foi um livro que eu não sabia se haveria continuação, e me surpreendeu, pois todas as situações estavam se resolvendo de modo que parecia que tudo seria solucionado e este seria um livro de volume único, mas o final me deu arrepios! Mau posso esperar pela continuação!

Continuação:
A continuação desse livro se chama Enders e parece que é também o volume final dessa série!

3 comentários:

  1. Oi Ju! Tudo bem?
    Faz tempo que não passo por aqui né...
    Olha, Starters foi um dos meus livros favoritos de 2012, amo a temática distopia, e achei bastante criativa a ideia da autora! Não vejo a hora de pode ler Enders!
    Sua resenha ficou ótima :)
    Obrigada pela visita e pelo comentário! Tem post novo no blog!
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir
  2. A resenha está perfeita!
    Amei!
    Confesso que tinha resistência em ler esse livro pq acho a capa feia demais!!!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Resenha ótima!!
    Estou lendo ele no momento e concordo q é muito interessante a narração e a trama. Ele é um livro que não te da preguiça de ler, ele te prende.
    Acho que o que mais me atraiu foi sim a capa. Achei perfeito tudo nesse livro.

    ResponderExcluir