14 de fevereiro de 2013

Sereia


««««««
[muito bom]

Eu recomendo: Sereia
Autora: Tricia Rayburn
Editora: Verus

Sinopse:
A família de Justine e Vanessa está passando o verão em Winter Harbor, elas acabaram de chegar quando algo trágico acontece, Justine pulou de um precipício e seu corpo sem vida apareceu na praia no dia seguinte. A família está chocada, ninguém acredita que a bela e tão cheia de vida Justine pudesse de fato fazer algo assim. A família retorna a Boston, mas Vanessa não consegue aceitar o fato de sua irmã ter cometido suicídio e volta a Winter Harbor para tentar descobrir algo. Ela procura Caleb, o rapaz com quem Justine passava todos os verões, mas ela descobre que ela desapareceu. Assim ela e Simon, irmão mais velho de Caleb, saem a sua procura. Enquanto isso outras mortes tem acontecido, várias pessoas que entram no mar são encontradas mortas com um enorme sorriso no rosto. Vanessa descobre quem está por trás das mortes e vai tentar impedir essas criaturas, mas também descobre um terrível segredo que pode mudar para sempre sua vida.

Meu cantinho:
Comprei esse livro a muito tempo atrás, e para ser sincera o que mais me atraiu foi o preço, esse era um daqueles livros que custa 9,90 na submarino, sem falar que sereias não era um tema com muito destaque na época (hoje em dia já vi mais alguns livros com essa temática). Ele acabou ficando muito tempo jogado na minha estante, mas esse ano, como estou sem grana e fazendo o possível para diminuir a quantidade de livros não lidos que eu tenho para poder comprar mais (em abril lança várias continuações que terei que comprar), acabei dando chance a essa leitura, e foi um livro maravilhoso que me prendeu!
O livro tem lá seus problemas, alguns pequenos errinhos de português (mas nada muito grotesco), algumas cenas também parecem desconexas, incoerentes, por exemplo, os personagens principais estão conversando com um cara na praia, de repente o cara está pegando uma onda e sendo derrubado, em seguida ele está novamente na praia respondendo as perguntas que lhe são feitas como se tivesse acontecido essa ruptura onde ele do nada está no mar pegando uma onda e rapidamente já esta de volta a praia. Apesar de que a existência de sereias deveria ser uma incógnita, desde o começo do livro Vanessa usa essa palavra no contexto da morte da sua irmã como se fosse algo natural, mas na verdade não faz o menor sentido, ela usa aqui e ali o termo sereia, mas não se relaciona com o que a personagem está de fato vivendo naquele momento.
Achei interessante o pai de Vanessa, normalmente nos livros a figura paterna é ausente ou indiferente, nunca participativo, extremamente atencioso e carinho como é o pai dela. Justine é o tipo de personagem “líder de torcida”, porque ela é aquela pessoa que brilha, que chama atenção automaticamente, aquela que todos invejam e todos querem ser. Quando Vanessa e sua mãe conversam sobre Justine ela diz que Justine se forçava para chamar atenção porque a verdadeira atenção sempre foi destinada a Vanessa, é muito estranho porque o modo como tudo é apresentando Vanessa parece ser a patinho feio enquanto Justine é o cisne branco. Simon é o tipo de cara inteligente e bonitão que me conquista logo de cara, não sei como Vanessa pode demorar tanto tempo para perceber que ele não era só um tipo de irmão mais velho.
Quando as sereias de fato se revelam na história tudo fica mais interessante, mas preciso dizer que o que me marcou nesse livro foi o segredo de Vanessa e o modo como ele acaba, a última frase do livro (que se relaciona com o resto da história) fecha esse livro com chave de ouro e o leitor fica na expectativa do que acontecerá no próximo livro!

Continuação:

O próximo livro dessa série é Encanto, já estou tentando trocá-lo pelo skoob! 

3 comentários:

  1. Oi!

    Tem um meme para você lá no blog:

    http://livroterapias.blogspot.com.br/2013/02/meme-eles-marcam-minha-vida.html

    Beijos

    Rizia-Livroterapias

    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Não tenho vontade de ler este livro. Talvez eu tenha um certo preconceito com histórias de sereias - e não me pergunte o motivo, pois não sei. rs Por sinal, quando pequena, amava a Ariel!
    Vai entender...
    Tenho que superar isso.

    Nataly Nunes
    http://critiquinha.com/

    ResponderExcluir
  3. Oi Ju! Tudo bem?
    Também comprei esse livro há algum tempo, pela mesma promoção! O que mais me atraiu nele foi a capa, achei ela bem bonita e ao mesmo tempo misteriosa! Começei a ler e depois - não lembro o motivo - parei; então ele está aqui esperando para ser terminado, na estante!
    Mesmo que esteja pipocando de livros com o tema de sereias, ainda não li nada do gênero, então eu realmente espero que seja uma supresa boa!
    Adorei sua resenha, o livro parece ser muito bom, vou tentar adiantar a leitura dele!
    Obrigada pela visita e comentário :)
    Tem post novo no blog: Resenha - Na Passarela
    Beijos, Nathi
    @bookswonderland
    Books in Wonderland

    ResponderExcluir