6 de janeiro de 2013

Os Instrumentos Mortais - Cidade dos Anjos Caídos

[muito bom]

Eu recomendo: Cidade dos Anjos Caídos – Os instrumentos Mortais
Autora: Cassandra Clare
Editora: Galera

Os Instrumentos Mortais:
Cidade dos Anjos Caídos é o quarto volume da série Os instrumentos mortais, se você não leu Cidade dos OssosCidade das Cinzas e Cidade de Vidro o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Os problemas foram resolvidos, Valentim foi derrotado, mas algo estranho esta acontecendo. Caçadores das Sombras pertencentes ao antigo Ciclo de Valentim estão morrendo, a suspeita é de que alguém esteja tentando criar discórdia entre a Clave e as criaturas do submundo, já que cada corpo aparece em um território pertencente a um grupo. Também surge a suspeita de que alguém esteja tentando fazer o mesmo que Valentim, e gerar mais bebês com sangue de demônio. Além disso, uma antiga vampira se aproxima de Simon com promessas e revelações, e alguém está tentando de matá-lo, mas não consegue por conta da marca de Caim, Jace está enfrentando pesadelos onde sempre assassina Clary e Clary não sabe o que fazer diante do súbito afastamento de Jace.

Meu cantinho:
Decidi ler esse livro sem muita empolgação por conta de como foi o livro passado, na verdade (não sei por que) eu achava que esse era o último livro da série, que iriam aparecer uns probleminhas, mas que eles iriam enfrentar juntos e que depois todos iriam viver felizes para sempre, mas na verdade o livro tem continuação e as coisas estão bem empolgantes, então o livro me surpreendeu! 
O livro tem um foco diferente, quem está em papel de destaque é Simon, nos demais livros, por mais que acontecessem coisas importantes com os outros personagens, o foco era sempre Clary e Jace. Confesso que não morri de amores pelo Simon pelo o que ele estava fazendo de namorar duas meninas ao mesmo tempo, achei um bocado de sacanagem dele, mas acho que deixei isso passar pela quantidade de coisas que ele tem passado, ser transformado em vampiro, bebendo sangue velho de animais para sobreviver, vivendo com a sede, não conseguir pronunciar o nome de Deus, o medo de como será a reação da mãe, o que reserva o futuro dele como um ser imortal, vendo todos que ama envelhecer e morrer. E ele vai enfrentando muita coisa sozinho, e vejo que ele não consegue mais contar tanto com Clary, que está muito envolvida com seus próprios problemas para perceber quando o amigo está precisando de ajuda. Na realidade, achava que Jace estava sendo bobo, ele tinha pesadelos e por isso se afastava de Clary e não conversava com ela, entendo o fato dele ter sido criado por Valentim, mas acho que ele ficou muito neurótico a respeito disso, mas entendi que haviam outras coisas agindo e acabei deixando passar. Mas sinceramente, a parte que era sobre Clary e Jace foram as partes mais chatas do livro! Outra parte chata foi o ciúme extremo de Alec quanto ao passado de seu namorado, como se ele tivesse culpa de já ter vivido vários século e ter se envolvido com outras pessoas no passado!
O livro tem várias coisas interessantes, uma antiga vampira tentando Simon a passar para o lado dela, uma igreja que cultua demônios, alguém perseguindo e tentando de todas as formas matar Simon, mortes de caçadores das sombras, bebês demônios, um livro que não fica parado! Temos também um novo personagem que eu gostei muito, o nome dele é Kyle, e ele entra como vocalista na banda de Simon (não vou lembrar o nome da banda agora, porque ela tem vários nomes diferentes a cada livro), preciso dizer que achei ele estranho a princípio, quando ficamos sabendo um pouco mais dele fiquei com receio, mas quando as coisas de fato se esclareceram eu comecei a torcer para que tudo desse certo para ele!
Para fechar essa postagem eu percebi uma falha no enredo, mas gostaria de avisar que para falar dela vou precisar revelar um pequeno spoiler, então quem ainda não leu e não quiser saber pode parar por aqui. Maureen é uma menina jovem, uma das únicas fãs da banda de Simon, e isso só porque é apaixonada por ele e espalha para todos que é sua namorada. Quando ela morre seu corpo é encontrado com um corte na garganta dentro de uma lata de lixo. Pouco tempo depois ela aparece como vampira, e eu fiquei... oi? Achava que o processo para se tornar vampiro implicava várias coisas entre ela ser enterrado em sequencia e não sair a luz do sol, mas o corpo dela foi encontrado numa lata de lixo, como a autora não percebeu isso? Eu pelo menos entendi como um erro, mas apesar disso e de outros detalhes, o livro foi muito bom e muito melhor que o livro passado!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série Os Instrumentos Mortais é Cidade das Almas Perdidas. Você já pode ler a resenha dele clicando aqui.

Um comentário:

  1. Oi querida, só li os dois primeiros livros da série, então não sei muito a respeito deste. Mas lembro muito bem dessa história do processo para se tornar vampiro envolver várias coisas inclusive ser enterrado. Acho que a autora pecou, ein? rs
    Beijoo!!

    ResponderExcluir