10 de janeiro de 2013

O Guia do Mochileiro das Galáxias


««««««
[regular]

Eu recomendo: O guia dos mochileiros das galáxias
Autor: Douglas Adam
Editora: Sextante

Sinopse:
Arthur Dent vive no planeta Terra, mas não por muito tempo, os Vogons acabaram de chegar para destruir seu planeta para a construção de um desvio (e ele triste porque a prefeitura iria destruir sua casa naquele dia). Para a sorte de Arthur, ele descobre que seu melhor amigo Ford é um alienígena, que estava na Terra fazendo pesquisa para aprimorar o Guia do Mochileiro das Galáxias, mas que acabou perdendo sua carona de volta e passou os últimos anos vagando pela Terra. Juntos eles pegam uma “carona” na nave dos vogons, mas logo o capitão da nave decide jogá-los no espaço, mas eles são resgatados por uma nave, que infelizmente é uma nave roubada. Arthur logo vai descobrindo mistérios do universo e a importância de uma toalha.

Meu cantinho:
Sempre ouvi falar muito bem desse livro, imagino que até mesmo quem não leu sabe alguma coisa sobre o livro, principalmente no que diz respeito a toalha ser o item mais importante do universo. Eu cheguei de ver o começo do filme uma vez e não me interessei tanto, mas ainda tinha uma visão positiva do livro, foi por isso que troquei no skoob não apenas o volume um, mas também o dois e o três. Acontece que eu não gostei do livro. Todos falam bem e amam esse livro de paixão, mas eu simplesmente tenho um limite para o absurdo. Eu não gostei dele pelo mesmo motivo que eu não gostei de Alice no País das Maravilhas e Fim Medonho, eu acho que todo livro tem um pouco de absurdo, já que conta uma história, e sempre do ponto de vista e alguém, sempre tendendo a um lado, ou mesmo quando cria um mundo fantástico; eu já li de tudo, aliens, lobisomens, vampiros, anjos, demônios, zumbis, mas todo o absurdo tem um limite e muitos dos absurdos desse livro são grotescos ou desprovidas de qualquer humor.
Eu entendo que o livro faz uma série de sátiras e críticas a várias coisas importantes, a corrupção, a política, a religião, e isso é um dos poucos fatores que eu vi de positivo no livro, mas para mim, tudo isso perde a importância se ele usa exemplos completamente surreais para essas críticas. Já aviso que se você é uma pessoa muito religiosa pode não gostar desse livro pelas piadas em relação a existência de deus, eu particularmente não me importo, achei algumas coisas nesse aspecto até engraçadas.
O livro não foi tão terrível porque eu de fato fui capaz de terminá-lo, e apesar de ter demorado um pouco não foi tanto tempo, a não ser que você conte que eu comecei a ler ele ano passado e abandonei a leitura, mas é que quando comecei a ler ele este ano, li desde o começo pois já não me lembrava direito de tudo, então contei o tempo de leitura desse ano. Acho que quando a história não tem um pingo de lógico eu acabo não registrando os detalhes e me lembrava de maneira superficial do que já havia lido.
Eu até fui procurar umas resenhas no skoob, e a maioria são positivas, achei inclusive uma pessoa que disse que quem não gosta desse livro tem três razões: não tem senso de humor (eu tenho senso de humor, achei algumas coisas engraçadas, mas muito pouco), não gosta de física e astrologia (eu não gosto mesmo de física, e astrologia – você não leu errado, astrologia ao invés de astronomia, bem, eu de fato leio coisas sobre meu signo as vezes – deixei um comentário corrigindo o erro, espero que ele não apague a opinião dele e que vocês possam ver) ou tem apatia por coisas nerds (eu não sou de forma alguma indiferente a coisas nerds, gosto muito, mas tem coisa que são do meu agrado e essa infelizmente não é).

Continuação:
O próximo livro da série é O restaurante no fim do Universo, já possuo o livro, mas ainda não sei quando vou ler.

Um comentário:

  1. Oi
    Comentando por ai, vi seu blog
    Gostei e estou seguindo!
    Não li esse livro, mas tenho um amigo que adora!
    =)
    Rizia -Livroterapias
    http://livroterapias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir