16 de dezembro de 2012

A Seleção

[ótimo]

Eu recomendo: A Seleção
Autora: Kiera Cass
Editora: Seguinte – Cia. das letras

Sinopse:
America Singer é da casta cinco, artista, ela canta e toca alguns instrumentos, sua vida não é fácil, mas não é pior do que a casta seis ou sete. Acontece que está apaixonada por um rapaz de uma casta inferior e espera ansiosamente poder casar com ele um dia. Sua mãe espera que ela case com alguém de uma casta mais alta, e ser tornar Um, uma princesa é o novo objetivo de sua mãe depois que eles receberam a carta com o formulário para a inscrição de America. O príncipe vai se casar e procura entre suas súditas uma candidata a princesa. America não quer concorrer, mas sua mãe insiste e Aspen, o rapaz que ela ama, pede que ela se inscreva para que ele não sinta que está tirando aquela oportunidade dela. Acontece que após alguns dias o nome de America Singer é anunciado na tv como uma das trinta e cinco finalista da Seleção para se tornar uma futura princesa.

Meu cantinho:
Esse é definitivamente um livro apaixonante e delicioso, não tem como não gostar. Achei que ele poderia ser um pouco bobo (apesar de ter várias expectativas já que sempre vi coisas positivas e ele ainda tem essa capa linda com essa lombada que fica maravilhosa na minha estante), mas como me enganei, ele é fantástico! America é uma menina que logo cativa a todos, ela esta em uma situação de castas, que a limita a um tipo de trabalho, mas ela se encaixa muito bem, ela faz o que ela gosta, ela canta e ela toca e ao que parece de uma maneira magnífica. Ela gosta de um rapaz chamado Aspen que pertence a uma classe inferior, é muito complicado mulheres se casarem com homens de classe mais baixas, já que são rebaixadas a classe dos maridos, e se para America é complicado, para Aspen é ainda pior, o peso do trabalho, as dificuldades financeiras, o frio e a fome. Mas ela não se importa com essas questões, mas sua mãe quer uma chance de melhorar de vida e ela vê essa chance em America quando a carta chega. O príncipe procura uma mulher entre suas súditas para se casar, e America está entre as idades permitidas, sua mãe quer que ela preencha o formulário, mas ela não quer já que ama outro homem. Quando burla o toque de recolher e se encontra com Aspen na casa da árvore, ela se surpreenda com o pedido dele, de que preencha o formulário, ele não quer que ela perca aquela chance por ele, já ela aceita fazê-lo por ter certeza que não será uma das trinta e cinco escolhidas no país todo. Antes dos resultados saírem Aspen e America se encontram mais uma vez, ela prepara um jantar para ele que se recusa a aceitar que ela o sustente, ele se sente inibido, pensa em tudo o que America perderia se casando com ele e as dificuldade que iria passar, e termina seu relacionamento com ela. Desolada, ela não pode acreditar quando alguns dias depois seu nome é anunciado na teve como uma das trinta e cinco escolhidas, agora ela tem um chance de se afastar daquele que lhe causou tamanha desilusão amorosa e ainda permanecer na competição, já que a cada semana que continua na Seleção significa um cheque a sua família. Entretanto, o inesperado acontece, o príncipe Maxon é um bom rapaz, que se preocupa com seu povo, que quer fazer o melhor pela sua nação. America se torna amiga de Maxon e promete ajuda-lo na seleção se ele deixar que fique na competição para ajudar sua família, mas é obvio que a naturalidade e espontaneidade de America conquista o príncipe, mas ela ainda está dividida pelos sentimentos que possui por Aspen. Em contraste com a superficialidade que a Seleção aparenta temos um príncipe que realmente quer encontrar uma companheira e o amor sobre diversas pressões de familiares, conselheiros e possíveis benefícios, mulheres fazendo intrigas para destruir uma as outras, amizades verdadeiras, política, ameaças ao governo, rebeldes, ataques e muito mais!
Preciso dizer aqui que sou totalmente do time de Maxon, já que Aspen abandonou America, eu entendo os medos dele em relação as dificuldades que ela enfrentaria, mas na verdade o pontapé inicial foi o orgulho dele! 
Acho que o livro começou de modo maravilho, acabou muito bom e prometendo maravilhas nos livros que se seguem, espero que a autora continue contrastando a Seleção com as questões políticas, os rebeldes, os ataques ao palácio. Fico pensando os rebeldes querem, o que está por traz disso e como tudo será solucionado e imaginando qual o papel terá nossa America.
Sinto que minha resenha não é o suficiente para dizer o quanto eu apreciei esse livro, ao acabar de ler parecia que nenhum outro livro seria bom o suficiente, que tudo seria superficial, bobo, queria ter nesse exato momento a continuação da série, esse livro me cativou e ele veio fechar meu ano com chave de ouro.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Elite. Você já pode ler a resenha dele clicando aqui.

3 comentários:

  1. Oi Ju, eu adoro esse tipo de livro, totalmente fora da nossa realidade, mas espero que essa coisa de triângulo amoroso, nesse caso, não seja só pra seguir as "regras" - isso já está cansando.
    Adorei a capa e tenho que concordar que é fantástica.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Estou com muita vontade de ler esse livro, parece ser mesmo o tipo de história que vou gostar, porém o fato de ser uma série me desanima um pouco, acho que vou esperar a continuação ser lançada pra começar a ler.

    ResponderExcluir
  3. Pela sua resenha, fiquei super curiosa para ler este livro.
    Com certeza entra para minha lista de compra do ano que vem. ^^

    ResponderExcluir