19 de setembro de 2012

O pistoleiro - A Torre Negra

[muito bom]

Eu recomendo: O Pistoleiro – A Torre Negra vol.1
Autor: Stephen King
Editora: Objetiva

Sinopse:
O pistoleiro esta atravessando o deserto, a sede o consome, assim como a fome, ele anda incessável, o último pistoleiro. O homem de preto está a muito tempo na sua frente, ele lhe preparou armadilhas na última cidade, ele está lhe preparando armadilhas para o futuro. Vagando pelo deserto ele encontra pessoas, ele narra sua história, vagando sozinho ele lembra coisas do passado. Sempre seguindo em frente, sempre na expectativa de encontrar o homem que pode lhe dar as respostas para o que o pistoleiro busca, um caminho para se alcançar a Torre Negra.

Meu cantinho:
Eu preciso dizer que esse livro foi um tanto confuso, eu já havia lido outro livro do Stephen King, Desespero, mas não gostei tanto do livro, mais especificamente do final. Comecei a ler e logo pensei que não é o tipo de leitura que normalmente me atrai, gosto do macabro e do esquisito, mas acho que muito mais numa linha do Joe Hill ou do Carlos Ruiz Zafón (eu infelizmente não resenhei nada dele aqui – ainda), sem falar que senti um certo tom de religiosidade por parte de King em Desespero.
Ao ler o livro pensei de cara que o autor tem uma escrita muito particular, escreve coisas estranhas, (acho que seus trabalhos, e esse não é uma exceção, são marcados pelo macabro, o medonho), ele acrescenta pensamentos ou observações aparentemente desnecessários, que parecem não fazer diferença no enredo. Algumas passagens são tão complicadas que eu lia sem de fato entender o que o escritor queria dizer com aquilo tudo e ia apenas seguindo o fluxo da leitura. O autor tem esse hábito de tornar coisas extremamente simples complicadas de entender, mas me surpreendeu quando ele foi capaz de falar de coisas tão complexas de uma maneira simples. Acho que o livro é uma questão de você conseguir entrar no ritmo, ainda haverá pontos confusos, mas uma hora a leitura se torna menos complicada.
Eu faço uma recomendação para quem vai ler esse livro, não vá despreparado. Eu pulei orelha, verso do livro, prefácio, tudo, e fui direto encarar a leitura. A verdade é que as vezes as informações que encontramos nesses lugares ou revelam spoilers ou nos dão uma perspectiva completamente diferente do que é na verdade a estória. Acontece que o Stephen King não criou qualquer ambientação, ele joga o pistoleiro nessa jornada e não explicada nada. Ele usa palavras que não sei se ele criou ou adaptou de outra língua que não fazemos ideia do que seja! Ler essas explicações pode evitar algumas dores de cabeça durante a leitura, apesar que até agora eu não sei o que significa manni e li metade do livro para descobrir que ka significava destino. Lemos o livro e vamos seguindo o pistoleiro, mas sem quaisquer explicações, de suas motivações, o que ele deseja, e apenas depois da metade do livro é que ele revela que está atrás do homem de preto porque ele pode ter informações que o ajudem a chegar na Torre Negra. Isso é tudo, ele não revela informação alguma do porque quer chegar na Torre, o que tem lá, o que ele espera, enfim.
Antes de terminar o livro, faltando umas vinte páginas, eu tinha certeza que não faria muita questão de ler o próximo. Assim, o livro é confuso, fala do pistoleiro atravessando um deserto atrás de um homem de preto, um feiticeiro que pode ajudá-lo. E nesse caminho, durante algumas passagens pelos capítulos ele relembra coisas de sua infância, adolescência e outros pontos de sua vida, algumas confusas, mas outras muito interessantes (principalmente do seu enfrentamento com Cort e sua entrada na vida adulta), se eu continuasse a leitura dos próximos livros seria unicamente por conta desses trechos, portanto eu não estava ávida para conseguir os próximos. Acontece que nessas últimas páginas, quando o Pistoleiro e o Homem de preto conversam, ele aborda questões ótimas! Acho que o autor consegue explorar muito bem as fraquezas do caráter humano (o tamanho, as dúvidas), as tentações (dezenove) e no final, nessa conversa, ele fala da existência, do universo, suposições e dá a entender que a Torre seria um caminho para se alcançar essas respostas. E acho que ele está certo no que levantou, aqui estou eu, querendo ler o próximo livro para quem sabe alcançar algumas respostas que nossa mente finita (palavras do autor) não consegue alcançar.
Espero que a resenha não tenha ficado muito confusa, acho que falar de um autor desse porte, com uma série desse peso, sabendo o quão excêntrico pode ser sua escrita é bem difícil, mas para ser o mais clara possível: recomendo!

Continuação:
[Atualizado] O próximo da série a Torre Negra é A escolha dos Três. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

2 comentários:

  1. Nunca li um livro do autor :/ E também n li nada do Joe Hill que vc citou, rs, mas li dois livros do Záfon, e esse sim me encantou, haha.
    Quando ao S. King, bem, quem sabe um dia né? rs
    Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Oie...
    Não conhecia o livro nem o autor mais estou para ler O Pacto de Joe Hill que me parece ser muito bom e tem resenha lá no blog...
    Mas gostei da sua resenha apesar da estória não ser muito do meu gosto, mas quem sabe uma dia eu leia né?
    Obg pela visita lá no blog!
    tem caixinha de pandora lá se vc quiser ir lá e deixar um coment...
    http://falleninme.blogspot.com
    Bjão

    ResponderExcluir