20 de setembro de 2012

Desventuras em Série - Mau Começo

[muito bom]

Eu recomendo: Desventuras em Série – Mau começo
Autor: Lemony Snicket 
Editora: Cia. Das Letras

Sinopse:
Os irmãos Baudelaire, Violet, a mais velha que gosta de mecânica e de inventar coisas novas, Klaus, o irmão do meio que adora ler e Sunny, a bebê que adora morder com seus quatro afiados dentinhos, não sabem que logo a infelicidade está para se abater sobre suas vidas. Enquanto estão na praia sozinhos um incêndio devasta sua casa e mata seus pais, Sr. Poe, o executor testamentário da herança de seus pai, vem lhes trazer essa terrível notícia e os leva para morar com Conde Olaf, um parente do qual nunca haviam ouvido falar. Conde Olaf se mostra um porco, traste, explorador, violento e interesseiro, que está bolando um plano para arrancar a herança dos jovens Baudelaire. Diante da ignorância do Sr. Poe resta as crianças fazerem uso de sua inteligência para descobrir qual o terrível plano de Conde Olaf e um modo de destruí-lo. 

Meu cantinho:
Eu já havia visto o filme Desventuras em Série a muito tempo atrás, gostei bastante, mas para quem não sabe esse único filme conta a história dos três primeiros livros dessa série. Acho que eu estava com uma impressão muito errada dos livros por conta do filme, acho que o Jim Carrey, que estava fazendo o papel de Conde Olaf, acabou trazendo certa linha cômica com a atuação dele, mas que na verdade o livro não tem. O livro apesar da capa colorida, da diagramação, das ilustrações (que eu gostei muito), da escrita simples não é um livro cômico, e acho que está longe de ser um livro para crianças (como eu pensei apenas vendo o filme). O autor não mente quando no verso do livro, assim como no começo da história, fala que essa é uma história triste, e apesar da leveza das palavras do autor, é uma trama em certo ponto pesada. Também não achei os personagens tão parecidos com o do filme, Sunny, a bebê certamente ficou parecida, Violet ficou parecida em algumas coisas, mas eu achei Klaus completamente diferente!
Acho que por conta do peso da história, que afinal de conta trata de morte, de maus tratos, de abandono, de crianças sendo exploradas, ameaçadas, de tentativas de roubos, o autor escreve desse jeito leve, o que me incomoda é quando ele apela para uma escrita boba. Acho meio incomodo como ele se estende no meio de um paragrafo explicando palavras simples como precário ou destra, acho que esse livro não é direcionado a crianças e sim a pessoas mais adultas, com um vocabulário mais extenso, sendo portanto algo desnecessário. No começo do livro também temos algumas nota do tradutor que me irritaram, eram notas que ficam explicando a pronúncia dos nomes, e ainda eram assim: Poe pronuncia-se “Pou” igual a “sou”. Sério, não somos crianças e não somos estúpidos, acho que todos sabem pronunciar Poe.
Apesar de já saber no geral como o livro iria se desenrolar por conta do filme (apesar de haver várias divergências entre os dois), não foi um livro que ficou tedioso por conta disso, foi uma narrativa fluída e muito interessante. Eu particularmente empolguei de ler a série toda (agora só me faltam os livros).

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é A sala dos répteis. Você pode ler a resenha dele clicando aqui!

2 comentários:

  1. Li este livro quando saiu o filme, pois tinha gostado do filme, mas achei a abordagem meio infantil apesar do assunto ser serio, como vc disse, e realmente oq me levou a parar nesse unico volume foi esses paragrafos interminais de expliçoes, mas gostaria de ler pelo menos o ultimo da serie pra saber o acontece com os irmãos Baudelaire.

    ResponderExcluir
  2. Ei Ju!

    Eu também já assisti o filme, e adorei. Realmente, embora o Conde Olaf interpretado por Jim Carrey trace uma linha macabra, ele tem traços cômicos, e acabei imaginando que no livro fosse assim também. Não sei se é bom ou ruim saber que o livro é ainda mais triste que o filme, rs.
    Sou louca para ler essa série, parece ser muito muito boa!

    Bjoos'
    Lets

    ResponderExcluir