14 de setembro de 2012

Avalon High

[bom]

Eu recomendo: Avalon High
Autora: Meg Cabot
Editora: Record

Sinopse:
Elaine está mudando de cidade por conta de seus pais e agora irá estudar na Escola Avalon High. Seus pais são professores de história apaixonados pela Idade Média, a qual Elaine repudia por conta das precariedades da época, e a qual deve o seu nome, uma personagem da lenda do Rei Artur. Estranhas coincidências começam a fazer com que ela acredite que de fato possa ser a encarnação de Elaine e que outras pessoas do colégio podem ser encarnações da lenda de Artur, na qual Will seria o rei. Mas algumas coisas estão destoantes, como ela ser apaixonada por Will, quando a Elaine da lenda era apaixonada por ser melhor amigo Lancelot – inclusive, morria por sua causa. Seu maior medo entretanto, está no fato de que a morte de Will se concretize pelas mãos de seu meio irmão Marco, assim como Artur morreu pelas mãos de seu meio irmão Mordred.

Meu cantinho:
É como muito pesar que eu escrevo aqui que esse livro foi uma decepção para mim. Não que ele seja horrível, ele é um livro bom, mas não se compara com outros trabalhos da autora. Entre todos os livros que eu já li dela (que não foram poucos) esse é definitivamente o que eu menos gosto. Acho que o fato deu não ter gostado tanto, é que esse é um livro muito infantil. Alguns podem pensar que tem outros livros dela que são infantis também como é o caso de A Mediadora, de fato ela é um pouco infantil, mas eu classificaria essa série como infanto-juvenil. Não que Avalon High não trate coisas de adolescentes, problemas com garotos, escolas, mudanças, amizades, fofocas, mas acho que tudo foi tratado de uma maneira muito boba. Talvez eu tenha perdido um pouco na leitura do livro porque não conheço detalhes da história do Rei Artur, de fato já vi no cinema várias adaptações, mas essas sempre têm perdas ou mudanças muito significativas. Nunca li, estudei a história dele com profundidade, então talvez eu não tenha aproveitado tanto o livro nesse aspecto quanto eu poderia, e talvez isso seja um dos motivos que fez com que eu não gostasse tanto dele. Acontece que muitas coisas são forçadas, acho que alguns personagens são muito irreais, caricaturas, como por exemplo, os pais de Elaine, o comportamento deles no final do livro prova que eles são personagens que não existiriam na vida real. Outros, no qual a autora faz a ligação com personagens do rei Artur, acabam soando falsos por conta dessas características. Acredito que as pessoas daquela época sejam muito diferentes, e tenha padrões de comportamentos distintos do da atualidade e infelizmente, ao tentar trazer alguns desses padrões para adolescentes americanos, acabou soando falso.
O livro também tem lá alguns preconceitos no enredo, por exemplo, quando ela vê Will e seus amigos saindo de um matagal perto da trilha na qual ela fazia caminhada ela fica se perguntando se ele não estava fazendo algo escondido, ilegal, se ele não estava usando drogas, mas então a personagem principal pensa que ele não possui piercings ou tatuagens, portanto ele não deveria estar fazendo nada errado... eu não espera uma ação pejorativa como essa por parte da autora, sei que existem estereótipos quanto as pessoas que tem piercing ou tatuagem, mas não significa que todo mundo que é assim é drogado e que só porque uma pessoa não é assim ela está livre de usar drogas ou fazer algo errado. Realmente não gostei muito disso no livro.
No geral é um livro light, com romances, traições, questões bobas de colégio, fofocas, no qual personagens mundanos teriam conexões com personagens da lenda do rei Artur e que se as forças das trevas vencerem, Will terá o mesmo destino que o antigo rei. Não inicie essa leitura com muita expectativas, é mais um livro para se ler para passar o tempo, sem nada tão grandioso apesar da conexão com as Lendas do Rei Artur.

Continuação:
Avalon High tem uma continuação, chamada Avalon High - A coroação - A profecia de Merlin, mas não é uma continuação em formato de livro, e sim em formato de quadrinho.

Um comentário:

  1. Então, eu meio que ando me decepcionando também com a nossa querida Meg Cabot, não favoritei nenhum dos últimos livros dela que li, na verdade gostei de bem poucos, hehe.

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir