20 de agosto de 2012

Por isso a gente acabou

[ótimo]

Eu recomendo: Por isso a gente acabou
Autor: Daniel Handler
Editora: Cia. Das Letras

Sinopse:
Min está de coração partido, mas finalmente está disposta a deixar as coisas para traz. Agora que está pronta ela coloca tudo o que lhe faz lembrar os dois, objetos que fizeram parte da história de ambos e escreve uma carta a Ed, contando detalhes, coisas que até mesmo ele desconhece. Aos poucos vamos descobrindo mais sobre o casal, como se conheceram, vamos conhecendo um ao outro, os erros, os acertos e o que levou ao final desse casal. O livro é essa carta, repleta de sentimentos, de decepções, de um amor não correspondido, de um coração partido esclarecendo o motivo pelo qual eles acabaram.

Meu cantinho:
Acabei de ler esse livro e vim correndo escrever para vocês antes que essa sensação me escape... Quando li a orelha do livro e as primeiras página tive certeza absoluta de que esse seria um livro por qual eu iria me apaixonar, e eu estava certa, foi um livro que eu amei apesar dos sentimentos confusos que ele deixou em mim. O livro na verdade é uma carta que Min, apelido de Minerva, está escrevendo para seu agora, ex-namorado, Ed, o cocapitão do time de basquete do colégio. Ela vai deixar na porta da casa dele uma caixa com diversos objetos que contam parte da história deles e ela vai explicando tudo através dessa carta. O livro é cativante, Min é o tipo de menina que não faz parte dos populares, que é meio criança ainda, que fala e faz algumas coisas bobas que até mesmo ela se envergonha, que tem um melhor amigo muito bacana e que assim como todas as outras meninas acha o jogador de basquete super popular do colégio lindo e que fica eufórica quando ele pede para ela seu telefone para marcar de fazer algo (não que ela tenha demonstrado essa euforia toda em público). Acho que o único ponto fraco do livro (para mim, alguns devem gostar muito) e que ela é perdidamente apaixonada por cinema então a cada situação ela faz referência a um filme, são filmes antigos e eu sinceramente nem sei se existem mesmo ou se o autor criou esses filmes. Em alguns momentos são legais, mas as vezes isso é um pouco incomodo, ela ter que narrar toda uma cena antes apenas para dizer que ela se sente como aquele personagem, acho que é uma característica bem única da personagem, mas quem não tem todo esse amor por cinema e quer logo saber um pouco mais sobre o que levou ao fim do namoro desses dois acaba sendo algo um pouco incomodo na leitura.
Mas o que mais me marcou nesse livro foi a confusão de sentimentos, ele é ótimo, sem dúvida alguma, o modo como ela conta as coisas, como ela vai construindo, como vamos nos identificando com o personagem, afinal, quem nunca teve o coração partido? Quem nunca achou que tinha encontrado o cara, quem nunca achou que esse seria o diferente, quem nunca sofreu, quem nunca cometeu um erro, quem nunca mudou um pouco sua personalidade para se adaptar a um relacionamento? A verdade é que Ed foi um sacana, partiu o coração dela, agiu na malandragem e todo mundo que já conheceu um cara assim sofre com a personagem, ainda mais sabendo que ao lado dela tem um cara tão legal como o Al e ela não percebe isso (adoro o “não tenho uma opinião formada sobre isso” dele). Mas o que mais me machuca é ver que ela ainda tem sentimentos, é óbvio que ela tem, o modo carinhoso como se refere a algumas lembranças, como as vezes ela elogia e fala da beleza dele, da preciosidade de determinados momentos e o principal: ninguém que teve o coração partido de um modo tão grosseiro como o que ele fez com ela, ninguém escreve uma carta tão longa e repleta de detalhes se não houver sentimentos – por mais que eles tenham sido desprezados. E eu amei tudo o que foi escrito, o modo como foi escrito, mas me sinto confusa porque preferia que ela não tivesse escrito tudo isso e entregado a ele porque ele não merecia tamanha atenção e dedicação, ele não merecia mais nada dela. Entendo que essa carta existe porque é um livro, mas me misturei tanto com a estória que cheguei a pensar nisso!
O livro tem ilustrações dos objetos que ela coloca na caixa (no estilo do desenho da capa), não é nenhum super desenho, mas confesso que cria todo um clima e da um colorido no enredo que eu me agradou.

Volume único.

2 comentários:

  1. É infinito o número de blogs que fala bem deste livro, eu já queria ler antes, mas agora tenho certeza absoluta, quero conhecer de perto os tais sentimentos conflitantes que você percebeu na leitura...

    Vanessa - Blog do Balaio

    ResponderExcluir
  2. rsrsrs só o título já nos deixa em conflito, quero ler esse livro

    tem um selinho p vc lá no meu blog

    Bjs

    ResponderExcluir