6 de junho de 2012

Quarto


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Quarto
Autora: Emma Donoghue
Editora: Verus

Sinopse:
Jack vive com a mãe no Quarto, ele nasceu lá e acabou de completar cinco anos, ele fica dentro do armário a noite e velho Nick vem ver sua mãe enquanto ele fica quieto contando os rangidos da cama, esperando ele ir embora para que sua mãe o leve para cama. Agora que já é um menino crescido sua mãe contou que existe um mundo lá fora, fora do quarto, que não é o espaço sideral, que as pessoas da tv são de verdade, que o velho Nick a enganou e a sequestrou e a prendeu ali, que ela tem uma mãe, um pai e um irmão. Ela está contando com a ajuda do super Jack para executar seu plano, enganar o Nick, e salvar a Mãe do Quarto.

Meu cantinho:
Esse livro é narrado pelo pequeno Jack, um menino que nasceu e cresceu no Quarto, ele não conhece nada do que existe do mundo lá fora, sua mãe foi sequestrada a sete anos atrás e está sendo mantida em cativeiro. Ele não tem consciência disso, para ele a realidade do que se passa no quarto é a realidade do que existe, a verdade, é normal entrar no armário a noite e esperar os bipes-bipes que abrem a porta no qual chega o velho Nick, sua mãe deixa a lista das coisas que precisam e ele traz a comida. Assistir desenhos de manhã, fazer aula de educação física correndo ao redor do quarto, tomar banho juntos na banheira, cada dia com uma atividade, com horários programados, hora de lavar roupa, de almoçar, de ir para cama. O livro tem palavras escritas erradas como Jack fala, expressando os pensamentos de uma criança o que dá mais veracidade ao livro. É extremamente angustiante ver o modo como a mãe dele tenta dar a ele uma vida normal, o ensina a ler, a escrever, a contar, estimula seu desenvolvimento com livros, com atividades diversificadas, com esportes. Mesmo assim ela fica mortificada pelas coisas que não pode dar a ele, vemos a angústia da mãe e por isso quando Jack faz birra acabo ficando irritada, mas entendo que ele é criança, tem apenas cinco anos e não entende a gravidade da situação.
Me impressiona também o modo como ela tenta descobrir modos de conseguir ajuda e faz disso uma brincadeira para Jack, como falar números para ele digitar no teclado na tentativa de abrir a porta, ou durante a semana no meio da tarde, quando ela tem certeza de que não tem ninguém em casa, ela chega perto da claraboia com Jack e eles brincam de gritar, depois ficam em silêncio, esperando por algum som e voltam a gritar. Quando ela bolou um plano de fuga que dependia inteiramente das ações de Jack eu fiquei muito angustiada, tinha certos momentos em que eu não conseguia continuar a leitura porque estava em um desespero completo, mas isso durava alguns segundos porque eu precisava voltar a leitura para saber se Jack seria bem sucedido na sua empreitada de salvar sua Mãe.
Tem muitas coisas que amei nesse livro, a surpresa é constante e não tem como parar de ler depois que se começa. Quando acho que não há mais nada para me surpreender, aparece uma informação nova, ou os personagens tem ações que me espantam. Um livro maravilhoso, muito bem escrito, angustiante, uma mistura de inocência por parte do narrador ao mesmo tempo em que se mescla com uma dura realidade porque sabemos o que se passa por mais que Jack não compreenda. A única coisa que tenho para reclama desse livro é uma questão de diagramação/revisão, porque em alguns diálogos percebi a falta do travessão para demonstrar que determinada frase era uma fala e não um pensamento do narrador, que foi o mesmo erro que percebi em Visão do Além, espero que esse não comece a se tornar um erro comum em livros.

Volume único. 

4 comentários:

  1. Oi Ju, eu acho que esse livro deve tratar de um assunto bastante forte, não consegui ter vontade de ler ainda, mesmo com tantos elogios à história. Gostei de sua opinião, e também acho horrível quando tem esses errinhos que atrapalham nossa leitura ;\

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Oie!
    Esse é um livro que tenho mta vontade de ler, parece impactante e deve dar um nervosoo rsrs

    Adorei a resenha.

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Esse eu qro ler. Gosto do gênero.
    Imagino o quanto deve dar aflição ter uma história tão forte misturada com a visão inocente de uma criança.

    E quanto a edição, é lamentável perceber que as editoras ainda pecam nesse quesito. Tanto que já foram alertadas que esses detalhes fazem toda diferença... =/

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  4. Estou louca para ler esse livro. Já até dei de presente para uma amiga. Adorei a resenha, gosto de livros assim: com emoção
    Beijos menina

    ResponderExcluir