20 de maio de 2012

Série Riley Bloom - Terra dos sonhos

[bom]

Eu recomendo: Terra dos Sonhos
Autora: Alyson Noel
Editora: Intrínseca

Série Riley Bloom:
Terra dos Sonhos é o terceiro volume dessa série, se você não viu Radiante e Luminoso o texto a seguir pode conter spoilers.

Sinopse:
Riley Bloom não foi duramente repreendida pelo conselho por conta de suas ações passadas, na verdade ela foi de certa forma recompensada com uma folga, mas para ela que não tem nada além de seu trabalho, essa situação parece uma punição. Seu guia Bodhi vai curtir sua folga ao lado da menina com roupa de líder de torcida, chamada Jasmine, que Riley tinha visto no primeiro dia de “aula”. Riley sente certa inveja dele e percebe que não tem qualquer amigos ou hobbies, que não sabe como ser popular ou como lidar com os meninos e decide partir para o mundo dos sonhos e quem sabe conseguir falar com sua irmã Ever, pedir conselhos e de alguma forma descobrir como fazer 13 anos em Aqui.

Meu cantinho:
Terra dos Sonhos é aquele tipo de livro que é bem parado, não acontece nada de empolgante, mas por ser um livro leve e pequeno você não o acha enfadonho, de repente acontece um monte de coisa empolgante e quando você menos quer o livro acaba.
Eu comecei a ler o livro na sala de espera do oftamologista, voltei para casa, o livro não tinha andando muito em questão de enredo, Riley estava com os dilemas de sempre dela, se repetindo sobre não ter 13 anos e sobre não ter peitos e sim uma tábua, com sentimentos confusos entre ciúmes e raiva de Bodhi, querendo desesperadamente os conselho de Ever, a única pessoa para quem pode pedir ajuda sobre como ser adolescentes e quem sabe assim ela poderá fazer 13 anos. Ela encontra novamente Mort, o senhor que havia lhe dado pistas sobre visitação em sonhos e ele leva ela para esse lugar onde você faz saltos em sonhos e quem sabe assim pode visitar a pessoa, mas é uma questão bem complicada onde você não monta os sonhos, você de certa forma tenta se adaptar a paisagem e não causar um estranhamento ao visitante para que ele não acorde. Riley treina muito para fazer esse salto, ela tem alguma dificuldade, inclusive uma em uma escola de dança e quando ela explica o motivo eu particularmente fiquei com muita dó de Riley, afinal, apesar de tudo ela é uma criança que morreu muito jovem e as vezes eu como leitora me esqueço disso porque em algumas momentos ela só parece uma menina chata que se repete sobre ter treze anos e sobre como queria fazer igual a irmã que ela observava quando viva.
O clímax para mim é quando Dreamland fecha, apesar de que não há tempo em Aqui e Agora eles tem horário para fechar, e isso acontece bem no momento em que Riley acabou seu treinamento e está pronta para saltar e ver sua irmã. Desobedecendo as ordens como sempre, ela entra clandestinamente no estúdio, mas encontra tudo escuro e se depara com um lugar diferente, assustador, no qual encontra Satchel, um alma que já fez a travessia mas que se encontra atormentado. Ele acredita que os saltos não são tão eficientes quanto tecer sonhos, manipular os sonhos, mas na verdade o que ele está fazendo é produzir pesadelos para, segundo ele, evitar que as pessoas façam mal a sí mesmas. Ele parecia a princípio um cara macabro, depois demonstrou ter um propósito louco, mas quando a vida dele foi revelada tudo fez sentindo e essa se tornou a alma, que apesar de já ter feito a travessia, eu considerei mais perturbada e eu sinceramente desejei de coração que Riley pudesse ajudar Satchel.
No final do livro percebi que Riley cresceu muito, ela teve muitos aprendizados e muitas perdas também, mas acredito que ela está cada vez mais perto de realizar seu grande sonho que é completar 13 anos e ganhar os benefícios adicionais: leia-se ter um corpo bacana, não seus peitos de tábua, conseguir fazer amigos e não ter problemas com meninos.

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série é Murmúrio. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

4 comentários:

  1. olá!!! acabei de terminar de ler!!!! agorinha mesmo!! adorei!!! aguardando o próximo da série!!

    bjs

    ResponderExcluir
  2. Que legal. Ainda não tive a oportunidade de ler, mas parece ótimo.

    Beijinhos
    Dani

    (http://dannysfashion.blogspot.com/)
    @_DanniC_

    ResponderExcluir
  3. Gostei da sua resenha...

    Acho que da série da Riley, esse é realmente o mais parado! E foi nesse tb que achei a moça mais irritante (essa coisa do corpo e querer crescer estando morta é tão 'ah Ri, me poupe!) mas enfim! rs Mas é um livro pequeno, com mensagem e que realmente nem da tempo de se irritar totalmente. Gosto bastante da serie e nunca sei o que esperar dos proximos pq apesar do 'gancho' fico imaginando o que acontecerá de fato.

    bjs
    Evellyn!

    ResponderExcluir
  4. Eu li Radiante, algum tempo atrás. Achei legalzinho, mas não me senti muito atraída em continuar lendo a série.

    ResponderExcluir