19 de fevereiro de 2012

A Farsa

[bom]

Eu recomendo: A Farsa
Autor: Christopher Reich
Editora: Sextante 

Sinopse:
Jonathan é um respeitado médico e sua mulher é enfermeira, ambos trabalham para os médicos sem fronteiras, portanto não se fixam em um único lugar e sempre viajam para os lugares onde são necessários. Em um momento de folga ambos estão fazendo uma escalada, programa esse que Jonathan gosta muito, mas ele percebe que o tempo está mudando e fica preocupado em continuar, mas Emma se sente desafiada e quer continuar subindo e em uma manobra mal feita ela acaba caindo e se machuca gravemente. Ele deixa ela para buscar ajuda, mas quando retorna descobre que ela caiu a mais de 100m em um fenda e suas chances de sobrevivência são nulas. Ele está desolado com a morte da mulher, fica sozinho em seu quarto até que recebe um envelope com dois recibos de bagagem. Jonathan vai a uma estação de trem retirar a bagagem e tem uma terrível revelação, a mala contêm roupas sensuais, jóias, chaves de uma Mercedes e documentos de uma mulher chamada Eva, mas a foto é de sua mulher Emma. Atordoado ele é parado por polícias e o incidente acaba em morte, agora ele é acusado de assassinato e precisa entrar em uma busca para descobrir quem era a mulher com quem foi casado por tantos anos e assim tentar provar sua inocência.

Meu cantinho:
Quando comprei esse livro a um ou dois anos atrás eu estava em uma fase literária na qual fiquei louca por livros de suspense, estava viciada nos livros do Harlan Coben, que são cheio de mistérios, perseguições e finais completamente inesperados. Quando li a sinopse de A Farsa na livraria eu achei que esse seria um livro no estilo do Harlan Coben e meu vício fez com que eu comprasse o livro na hora. Me decepcionei. Por quê? Bem, o livro tem seus pontos positivos, mas seu ponto negativo simplesmente o destrói! Vamos lá!
O livro não deixa você ficar com sono porque é cheio de adrenalina, são cenas onde os personagens não ficam parados! São cenas de esportes na neve com o perigo eminente de uma nevasca, cenas de perseguições policiais, repleta de tensões, lutas, encontros macabros, entre outras situações que não deixam a leitura ficar monótona. O livro conta em cada capítulo passagens com personagens em um ambiente diferente, portanto, estávamos vivendo aquela perseguição, você está em uma leitura frenética e no capítulo seguinte temos outra cena, com outro personagem, também repleto de emoções. O lado positivo é que você fica preso a leitura porque quer saber o que vai acontecer, o lado negativo é que como as cenas são cortadas, as vezes você perde a linha do que está acontece e como o livro é repleto de personagens e cada capítulo é a estória de um, as vezes é necessário que você volte um pouco para relembrar exatamente quem era aquele personagem secundário, ou como foi mesmo que acabou porque agora o capítulo está narrando determinada coisa. Tem pessoas que gostam da interrupção porque isso atiça a leitura e outros não gostam tanto pela quebra que há na história. Para aqueles que não gostam tanto dessa quebra a parte boa é que, mais para a frente os enredos acabam se entrelaçando e assim não há mais aquela quebra tão brusca no início de cada capítulo novo. Já no começo isso é bem complicado, cada vez mais personagens em situações aparentemente tão distintas sem quaisquer conexões complica a leitura.
Uma das coisas que me deixou um pouco chateada nesse livro foram as situações forçadas, sei que é um livro de ficção e que é uma estória que não existe na realidade, mas acho que mesmo com as situações improváveis, sabemos quando o personagem tem uma atitude, age de uma forma, que está dentro dos limites da realidade e quando ele age de maneira impossível. Acho que assim como eu muitos leitores se envolvem no livro, se veem dentro da trama, mas quando esse tipo de cena acontece somos de certa forma afastados da leitura e isso quebra de certa forma a conexão entre livro e leitor. Umas das coisas forçadas, que infelizmente envolve o livro inteiro é a atitude de Jonathan: ele foi enganado durante oito anos por uma mulher, tudo o que ele sabia dela, vida, gostos, preferências, tudo mentira. Ok, ela era uma espiã, vivia sobre disfarce, enganou ele. Ele descobre que ela mentiu para ele a vida inteira, ele saí para investigar quem é essa mulher, ao lado de quem ele viveu esses último anos. Até então tudo bem, só que Jonathan vai se envolvendo nas tramas e no conflito cada vez mais e ele é muito sagaz quando começa a investigar. Parece um pouco contraditório ele ser tão facilmente enganado e depois resolver todos os enigmas por traz da identidade de sua mulher de uma forma muito inteligente.
Mas o ponto negativo, que estraga completamente o livro é a previsibilidade. O começo é interessante, as cenas são repletas de ação, não é um livro parado, mas depois de um tempo, começamos a ver como a trama em seu sentido geral é previsível e já imaginamos como o livro vai acabar. Para piorar, como disse no começo dessa resenha, era uma época em que estava lendo inúmeros livros do Harlan Coben e preciso dizer que esse autor sabe como superar as expectativas dos leitores e bolar finais incríveis e inimagináveis, sendo assim, ele acabou deixando Christopher Reich no chinelo. 

Continuação:
A continuação desse livro é A vingança. Comprei ele a muitos e muitos meses mas ainda não tive vontade de ler. É provável que, se venha a sair a resenha desse livro, ela ainda demore um bom tempo.

2 comentários:

  1. jah conhecia o livro soh por capa e sinopse e tinha ateh me interessado um pouco para ler, mas agora fiquei um pouco com o pé atrás.. eh uma pena que o livro não te agradou tanto assim D: esse seria o tipo de livro que eu compraria pela capa então talvez acabasse me decepcionando ^^' sua resenha me fez pensar um pouco mais sobre o assunto =]

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir
  2. Ei Ju, faz todo o sentido sobre o que você falou do personagem. Eu ainda não li o livro, mas depois de ler o que você escreveu, fiquei imaginando como uma pessoa consegue se deixar enganar por tanto tempo e depois descobrir tudo tão fácil? ;~ Estava bem curiosa para ler o livro desde que lançou, mas acho que estou perdendo a vontade.

    Beijinhos

    ResponderExcluir