8 de fevereiro de 2012

Caderno de rabiscos para adultos que querem chutar o balde

[bom]

Eu recomendo: Caderno de rabiscos para adultos que querem chutar o balde
Autora: Claire Fay
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Esse livro apresenta diversas atividades, passatempos, referentes tanto a vida pessoal quanto profissional, para que o leitor possa colocar seus pensamentos em ordem e achar um espaço para se expressar. Ele traz atividades para colar, recortar, colorir, desenhar, para que você possa perceber o que está te fazendo bem, o que está fazendo mal, quem são seus amigos, quem te puxa para baixo, o quão prejudicial certas coisas têm sido para você. O livro abre um espaço para que você rabisque em suas páginas, perceba como as coisas estão, encontre um espaço de alívio e quem sabe um ponto de partida para mudanças.

Meu cantinho:
Eu tive um sério problema com esse livro, um problema que eu já tive com alguns outros livros, e que estraga totalmente qualquer coisa boa que o livro pode trazer: a expectativa. Sempre ouvi falar muito bem do primeiro livro dessa autora que é Caderno de rabiscos para adultos entediados no trabalho, que teve não sei quantas cópias vendidas, que ficou não sei quanto tempo entre os mais vendidos, sucesso de críticas e coisa e tal. Pelo o que todo mundo falava Caderno de rabiscos para adultos que querem chutar o balde estava seguindo o mesmo caminho do primeiro livro, e apesar de um leve receio que esse fosse um livro com muita cara de auto-ajuda, eu de fato achei a proposta interessante e fiquei louca para comprar! Quando o livro chegou eu me decepcionei logo de cara antes de sequer ver o conteúdo, quem viu aqui a minha caixinha de correio quando ele chegou deve ter percebido que ele é um livro super fino, eu não leio um livro dessa finura desde a quinta série e isso já me deixou um tanto quanto frustrada. Briguei comigo mesma por ser fútil, afinal tem livros extremamente finos que são maravilhosos e eu tinha que parar com esse preconceito. Fui ler o livro, uma leitura extremamente rápida que deve ter durado no máximo dez minutos, não, você não leu errado eu disse “máximo” e “dez minutos”. O livro tem um desenho por página e poucas frases escritas, você vai virando, virando, e quando vê o livro já acabou.
Você deve estar se perguntando: se ela se decepcionou tanto e se a leitura foi tão rápida e simples porque ela está classificando o livro como “bom”. Eu respondo: porque apesar das minhas expectativas não correspondidas, da finura do livro e da leitura extremamente rápida eu percebi que esse livro tem suas qualidades. Numa segunda leitura eu percebi que o livro é de fato interessante, ele lhe dá um espaço para você escrever, rabiscar, pintar, recortar e colar – coisas aparentemente infantis que não fazemos mais – mas que às vezes precisamos fazer. Ele é como um diário, coisa que poucos adultos têm, no sentido de que nos dá um espaço particular para nos expressarmos. Você pode desenhar seus companheiros num barquinho, pintar os trevos mostrando que é você quem faz sua própria sorte, dar nome as sanguessugas que você tem em sua vida. É um livro leve e divertido para aqueles que estão de fato precisando de um espaço com esse. Eu coloquei meu livro para troca no skoob, não risquei meu livro (apesar de que em muitos momentos senti vontade) e caso eu não troque em breve pretendo guardá-lo para mim, eu não usei ele porque acho que não estou preparada para o livro. Parece um pouco bobo falar isso, mas eu de fato penso que pode chegar um dia em que eu vá precisar muito desse livro e fazer as coisas que ele indica.
Como podem perceber ele não foi uma leitura usual para mim, para quem acompanha meu blog sabe que meu estilo é outro, inclusive coloquei como marcação nessa postagem o termo “auto ajuda” (e olha que eu sempre falei que não gosto desse tipo de leitura), mas acho que é isso que esse livro é, mas não daquela maneira habitual dos livros de auto ajuda, faça isso, faça aquilo que você será mais feliz, ele lhe dá um espaço e indicações para que você se aliviar, se expressar e perceber o que está indo errado. Quem está precisando de um pouco de ordem e incentivo, esse livro pode ser muito útil.

Volume único

5 comentários:

  1. Bem eu não conhecia esse livro porém eu gostei muito da sua resenha. Concordo com vc no ponto de não gostar de livros finos os maiores sempre me chamam atenção...rs. Mais gostei da idéia do livro trazer um espaço "livre" pois todos uma hora queremos voltar a ser criança

    Se quiser passar la tem resenha nova, adoraríamos sua visita :)
    BJÃO
    http://falleninme.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Também não conhecia esse livro, mas de qualquer forma não leria. Criei "medo" de auto-ajuda desde que minha mãe chegou com um "não faça tempestade em copo d'água" quando eu tinha 13 anos (imagina o drama). Mesmo assim, a idéia de fazer um livro pra riscar é legal ;D
    E essa expectativa é bem frustrante ;\

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Entendo sua decepção com esse livro, se fosse eu também ficaria. Para você ter ideia, todos os livros dessa coleção eu li de pé nas livrarias. O problema é que ele é um livro que não foi feito para pessoas que gostam de ler, é só para se distrair ou encher o saco de alguém mesmo.

    Problema é que acho ele muito caro para ser tão simples assim.

    Bjsss
    Reading Books and More

    ResponderExcluir
  4. Oii
    Eu não conhecia o livro, mas gostei do nome.
    Acho livros assim ótimos pra ler em viagem de ônibus que tem uma hora e tals haha

    Mas não sou mt chegada em livro de auto ajuda.
    Esse aí me interessou haha

    beijos
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. acho que iria gostar bastante do livro! *-* mesmo sendo um pouco infantil, adoro essas atividades que vem *-* sasauhshusauhsa

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir