25 de dezembro de 2011

Um Dia


««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Um dia
Autor: David Nicholls
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Emma é uma universitária, engajada, não tão atraente, estudiosa, com seus vinte e poucos anos. Ela acabou de passar a noite com Dexter, o cara bonitão, descolado da faculdade, com pinta de burguês. Ele quer ir embora o mais rápido possível, ela gosta dele mas não sabe como se comportar e também sabe que provavelmente esse é só mais um caso de uma noite para ele. Mas ela pede para eles se verem novamente e eles se tornam grande amigos. A vida deles vai passando, anos, cada um toma um rumo diferente, mas a amizade deles prevalece. Algumas brigas, distância, separações, mas o sentimento está sempre ali. Em e Dex, Dex e Em.

Meu cantinho:
Comecei a ler esse livro com uma expectativa muito grande. Li resenhas muito boas e positivas sobre ele, fiquei com medo de decepcionar, mas o livro não apenas alcançou como também ultrapassou minhas expectativas. Acho que se eu pudesse definir esse livro em uma palavra seria delicioso. Deliciosamente real, deliciosamente feliz, deliciosamente cômico, deliciosamente triste, um livro encantador. Eu estava esperando para se atendida no consultório do dentista, lembro que olhei, ainda estava na página 30 do livro quando pensei comigo mesma: esse livro é perfeito.
Em e Dex são pessoas tão distintas, tão assustadoramente reais, não tem como não se identificar em algum momento com eles, não necessariamente na mesma situação, mas em sentimentos. Em, a menina que se apaixona pelo cara errado, o popular, o burguês. Dex acaba se apegando a Em como sua melhor amiga, aquele em quem ele sempre está pensando, a pessoa com quem deseja compartilhar os bons momentos. Os anos vão passando cada um seguindo caminhos diferentes. Emma saí de um emprego ruim para um promoção no mesmo lugar ruim, consegue melhor um pouco de vida, emprego novo, se envolve com Ian, as coisas não vão bem, ela vira a amante de um cara casado, ela decide escrever um livro, ela muda para Paris. Dex acaba a faculdade e vai curtir, viajar, sempre muito mulherengo, sua vida amorosa se expande com o sucesso de seu mais novo emprego, sua vida passa a ser regado a álcool, drogas e sexo. Decadência, a idade vai chegando, as coisas começam a dar erradas até Dex se apaixonar, casar e ter filhos e tudo voltar a ruir... até Paris.
As coisas parecem estar indo bem, ou bem na medida do possível temos a reviravolta mais impressionante. O livro é extremamente emocionante, realista e por isso um tanto cruel. Amei a leitura, a construção, as passagens de tempo, tudo muito bem escrito, bem pensado. O que mais me cativou nesse livro são os desencontros, uma carta não enviada, um telefonema não atendido, um desencontro, um receio, um poema guardado em uma gaveta, a ligação que nunca foi feita. A vida de uma maneira tão realista e todos os desencontros que podem existir, como tudo pode dar certo, assim como tudo pode dar errado.
O último capítulo é muito intenso, você lê o que aconteceu no começo e apesar de já saber tudo o que vai acontecer, acha tudo lindo e tem uma esperança incrível dentro de você... fui dormir com o coração apertado ontem quando acabei a leitura, tudo tão lindo, tão triste. Um livro que de fato mexeu comigo, chorei (por incrível não no fim) no meio do livro, quando Emma abraça seu amigo Dex e diz que o ama, que provavelmente sempre o amará, mas que não gosta mais dele. Parece confuso mas entendi o que ela quis falar e sinto tanto por a relação deles ter chegado a aquele ponto, sorte que o  livro não termina nessa parte.
Volto a repetir: um livro delicioso em todos os seus aspectos, imperdível. O melhor livro que li esse ano.


Volume único. 


Para participar da promoção CLIQUE AQUI

3 comentários:

  1. é muito difícil eu ler livros deste estilo, mas sua resenha me animou.
    Feliz Natal querida, te desejo tudo de bom, saúde e paz. beijos

    ResponderExcluir
  2. Oi Juliana.
    Tenho uma vontade imensa de ler Um Dia. Só vejo críticas boas e saber que ele já se tornou filme me faz ficar com mais curiosidade ainda. haha
    ótima resenha!

    Beijos
    http://manialiteraria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá Juliana!

    Depois de ler sua resenha fiquei com muita vontade de assistir o filme (que estreará em breve nos cinemas de onde eu moro), tomara que façam uma boa adaptação!

    Infelizmente estou muito atolado de livros pra ler, então a leitura dele ficará pra depois \o//

    abraços e beijos!

    ResponderExcluir