15 de junho de 2011

Yakuza Moon - Memórias da filha de um gângster

[bom]

Eu recomendo: Yakuza Moon – Memórias da filha de um gângster.
Autora: Shoko Tendo
Editora: Escala

Sinopse:
Shoko Tendo nasceu no seio da Yakuza, seu pai era o chefe, um homem poderoso e rico, que dava uma educação tradicional a seus filhos, mas também os provia com muito conforto. Isso até os negócios começarem a ir mal. Seu pai começa a beber, a se tornar violento com ela e com sua mãe, sua irmã mais velha se tornou um yanki, uma rebelde, com uma aparência chamativa, que adorava sair para festas e aprontar com os amigos. Ela acaba levando Shoko para o mesmo caminho e as coisas só pioram, o uso de drogas, a matança de aula, o reformatório, o envolvimento com perigosos homens da Yakusa por conta das pesadas dívidas do seu pai, o sexo, a violência, o medo, os problemas de saúde de seus pais, a delinqüência de sua irmã. Uma vida triste e conturbada de uma menina que de maneira muito dura se torna mulher.

Meu cantinho:
Fiquei muito receosa de escrever sobre esse livro porque eu ainda estou muito confusa em relação a ele. Quando eu o comprei, foi pela linda capa (com a tatuagem da escritora), pelo nome (Yakuza sempre me chamou atenção) e pela sinopse (a história real de alguém que cresceu na Yakuza). Quero esclarecer alguns pontos, na verdade o ponto principal: a Yakuza é um elemento citado muito por cima e era exatamente o que mais me interessava no livro, então você pode entender minha decepção. Acho que quando eu leio sinopses enganosas como essas é que eu percebo como meu trabalho aqui no blog é importante, para escrever como as coisas realmente são nos livros para que a pessoa se interesse pela história real.
O livro conta a história de Shoko Tendo, a terceira filha de um chefão da Yakuza. Mas pouco se fala da Yakuza, primeiro ela faz um esclarecimento no sumário, que esse grupo seria o correspondente a “máfia”, mas que ela considera muito mais do que isso, e que apesar da violência, drogas e outros problemas que podem ser encontrados na Yakuza (mas, por favor, não vamos generalizar) eles tem um código de honra muito presente e muitas vezes eles realizam ações positivas voltadas para a população. Isso pode ser bem visualizado no personagem do pai dela, um homem em momentos muito rígido, muito violento, mas que tem muita vivência, experiência e por isso diz coisas muito significativas e aconselha de uma forma muito sábia, um homem honesto que ajuda os outros, que não aceita ter dívidas. Durante o livro não se fala da Yakuza, apenas de membros com os quais ela teve envolvimento, alguns canalhas, abusivos, outros bons e com a questão de honra muito presente. Note que não se fala da Yakuza, mas de personagens que fazem parte desse meio, portanto não podemos tirar qualquer conclusão acerca da Yakuza.
Obviamente que não podemos dizer que a Yakusa não influenciou em nada na vida de Shoko, afinal seu pai era um chefão e por isso sua família tinha uma vida muito boa no começo, ostentavam riqueza; também foi assim que ela teve contato com outras pessoas da Yakuza que influenciaram a vida dela e creio eu que a criação e o código de honra desse grupo são muito presentes em muitas de suas ações. 
A história de Shoko começa com o bulling por ter como pai um membro da Yakuza, o constante medo dele, de decepcioná-lo, depois foram os problemas financeiros, sua entrada no mundo yankie no qual ela começou a agir como uma rebelde (influência de sua irmã mais velha) o uso de solventes para se integrar ao grupo, evoluindo para o uso de drogas mais pesadas, envolvimentos com membros da Yakuza para tentar ajudar seu pai com suas dívidas, envolvimentos com homens casados e mais uma série de relacionamentos desastrosos que se seguem. Na verdade, tem passagens em que ela sofre abusos e violências de homens com os quais se envolve que faz com que eu sinta uma intensa raiva da personagem por se permitir passar por isso, recusando ajuda e afirmando que ama o homem em questão. Às vezes tenho a impressão que é apenas uma questão de sexo, abuso e violência um tanto quanto sem sentido, o que me lembrou do livro 100 escovadas antes de ir para cama
Gostei pelo pouco conhecimento que adquiri sobre a Yakuza e de conhecer um pouco mais da sociedade japonesa, mas acho que o foco da história na verdade é a vida de uma garota, que sofre bulling, que fica rebelde, que acaba em um reformatório, que se envolve com drogas, com homens errados, que tem dificuldades no relacionamento com seus pais. Essa história não deixa de ser interessante, em muitos pontos angustiantes, mas eu acho que minha decepção pela primeira sinopse, pelo o que eu achava que seria o escopo desse livro, acabou diminuindo meu interesse.

Volume único.

(Pesquisei mas parece que não há continuação, qualquer novidade aviso aqui).

6 comentários:

  1. Oi querida, tudo bem?
    Adorei o blog!
    Nossa diferente o livro, a capa o título! achei legal!
    No meu blog tem o sorteio de Orgulho e Preconceito da Jane Austen! Corre lá e participa! A promoção vai até 04/07!
    Bo sorte!
    Beijos, Mila ♥

    @Camilla_Leitte
    http://sonhosentrepontinhos.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju!
    Achei seu blog pelo Obsession Valley, e gostei muito.

    Li algumas resenhas, mas essa me deixou um pouco desanimada também - não que eu tinha interesse no livro, nem conhecia, mas acho que você consegue passar realmente a emoção!

    Já estou seguindo!

    Beijos
    http://conjuntodaobra.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Por tudo que você disse na sua resenha não consigo fazer muitas relações com 100 escovadas antes de ir para a cama, mas para confirmar isso eu precisaria ler esse livro, coisa que ainda não fiz. Em alguns momentos enquanto lia sua resenha pensava q precisava ler esse livro e em outros que eu não queria, ainda estou em dúvida. Algum dia pego ele em uma livraria pra dar uma olhada e decidir de vez.

    Bjss
    www.frozenlivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Jujuba! xará haha
    Ahh eu não conhecia esse livro!!!
    Gostei da capa....
    É bem legal conhecer outras culturas através da leitura...só que acho que os nomes confunde o pouco haha, os nomes dos personagens.
    Gostei bastante da resenha!

    Ah menina tem que participar bastante das promos, seja em blogs ou no twitter!
    As meninas estão sempre me chamando no skoob.!

    bjs e boa sexta
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  5. Oi, cheguei sem querer no seu blog e ainda não li por inteiro sua resenha, porém o seu último paragrafo resumi o mesmo sentimento que tive ao ler o livro, a história é ótima, porém foi vendido de forma errada, eu achei que aprenderia mais sobre como é a Yakuza, acabou que o livro conta a história de uma menina que sempre sofreu mas que deu a volta por cima. Não tiro o valor do livro, porém mal vendido!!!
    Parabens pelo blog!!!

    ResponderExcluir