17 de maio de 2011

The Princess Diaries

[ótimo]

Eu recomendo: The Princess Diaries
Autora: Meg Cabot
Editora: Macmillan

Sinopse:
Mia começa o seu diário relatando uma situação terrível que ela está enfrentando: sua mãe está saindo com o seu professor! De todos os homens do mundo ela tinha que sair com seu professor, como se a vida de Mia no colégio já não fosse complicada o suficiente sem um problema dessa magnitude. Mal sabe Mia que esse problema não é nada comparado com a notícia que seu pai tem para lhe dar. Mia Thermopolis não é apenas a simples Mia, aquela menina esquisita, sem peitos (ela realmente tem um trauma por não ter peitos grandes) do colégio, ela é Amelia Mignonette Grimaldi Thermopolis Renaldo, princesa de Genovia (sim, eu colei do livro para escrever o nome dela completo). De um segundo para outro ela deixa de ser uma menina qualquer e se torna herdeira do trono, agora seu pai quer que ela estude sobre como deve se portar uma princesa, o problema é que Mia não quer ser Amelia, apenas Mia.

Meu cantinho:
Primeiro quero fazer uma observação antes de entrar em minha opinião sobre o livro, a minha coleção completa do diário da princesa é inglês (sempre escolho a imagem dos livros para a postagem de acordo com as capas dos que possuo). A primeira vez que eu vi o filme Diário de Princesa eu me apaixonei! Eu sabia que eu iria querer o livro, mas nunca comprei. Depois passou o segundo filme, que eu de fato não gostei muito, o que me deixou meio desanimada em comprar os livros. O segundo fato que me desanimou eram os preços, cada livro em português era muito caro! Quando eu descobri o box em inglês com todos os livros, ainda caro, mas mais em conta que os em português, decidi comprar. Foi uma ótima aquisição. Os livros são lindos, as capas super coloridas, apesar de que eu não gosto da capa mole e da folha que me lembra papiro e que amarela rápido (mas quase todos os livros em inglês tem esse aspecto) e a história é incrível! O melhor é que descobri que o segundo filme que eu não gostei não tem relação nenhuma com os livros, o final de Mia é bem diferente e muito mais interessante!
Agora um pouco da minha opinião sobre a história! O livro realmente faz juz ao nome, ele é contado em forma de diário, cada dia é marcado, com o dia da semana e o lugar em que ela está. Ficou muito diferente e divertido assim porque é possível ler tudo do ponto de vista da personagem principal, os medos, os anseios, como ela vê as coisas. Também é diferente porque ele é meio que um diário/agenda, ela anota coisas da escola, tarefas, deveres de casa, rascunhos de redações, equações que ela não sabe resolver, trechos de conversas que ela tem pela internet, listas de compras, lista das mulheres que ela ou sua amiga admiram, de homens e de várias outras coisas. Todos esses fatores tornam a história de fato real, é como se você estivesse realmente lendo o diário de alguém e acompanhando a vida daquela pessoa. A história não necessariamente se prende a uma linearidade, ela está falando de algo que aconteceu e de repente ela está no meio da aula, fazendo nada e começa a fazer listas, a lembrar de coisas, divagar, e passa a anotar tudo isso. Algumas situações ela escreve no momento em que ocorrem, inclusive há observações das pessoas com quem ela está conversando que mandam ela parar de escrever e prestar mais atenção. Tudo isso somado ao talento natural da Cabot faz desse um trabalho incrível! O que eu acho mais legal é que conforme vão passando os livros, a personagem vai crescendo e amadurecendo e você vai acompanhando tudo isso! Sabe aqueles personagens que passam série inteiras, mas eles não crescem ou amadurecem? Isso deixa a história falsa, que não é o caso desse livro, tudo nos livros cresce e isso deixa a história com um aspecto ainda mais real.

Continuação:
O próximo livro da série The Princess Diaries é Take Two. Em breve aqui.

Um comentário:

  1. Oi, Juliana! Parabéns por mais esta dica de leitura! Elogiar o seu blog é muito fácil, pois fomentar a cultura através da leitura é algo muito nobre. Parabéns! Abraço!

    Acabo de postar a nova de Armelau [sorrio]. Que tal?

    ResponderExcluir