10 de maio de 2011

O Pacto - Quando o nascer se torna proibido

««««««
[muito bom]

Eu recomendo: O Pacto: Quando o nascer se torna proibido
Autora: Gemma Malley
Editora: Rocco

Sinopse:
Depois de descoberto a pílula da longevidade, as pessoas deixaram de morrer. Portanto, ficou terminante proibido o nascimento de pessoas novas, evitar o “excedente” é necessário, já que os recursos dos planetas são poucos para uma população que não morre. O nascimento é apenas permitido caso os pais deixem de utilizar as pílulas, mas essa é uma escolha que eles precisam fazer aos 16 anos. Caso tenham um filho sem permissão esse se tornará um Excedente, e a única maneira de se tornar um Legal será com a morte de um dos pais. Uma vida pela outra. Anna é uma Excedente, ela odeia os pais por terem sido egoístas e terem trazido ela ao mundo sem permissão, odeia consumir os recursos já tão dizimados da mãe natureza e está fazendo de tudo para se tornar um Ativo Valioso. Os Ativos Valiosos são aqueles que aprendem a servir aos Legais, sabem fazer todos os tipo de deveres, tarefas domésticas e sempre passam despercebidos, não contestam, não fazem perguntas e sabem o seu lugar. Grange Hall é o lugar no qual Anna está aprendendo a se tornar valiosa, mas tudo muda com a chegada de Peter. Ele é um garoto mais velho, insolente, que aparenta saber de tudo, inclusive afirma conhecer os pais de Anna e diz que eles a amam muito, que ela não é uma excedente, que viver para sempre não é correto e que ele foi parar nessa instituição apenas para salvar Anna e levá-la de volta para sua família.

Meu cantinho:
Eu esperava muito mais desse livro, não sei se pelo nome que é altamente chamativo, ou se pelas sinopses que eu li, mas eu esperava um super livro, com uma história repleta de aventuras e perigos, com situações que deixam você com aquele frio na barriga de nervoso. Eu me decepcionei nesse ponto, não que o livro seja ruim, mas é que eu fui com uma expectativa muito grande de como seria o livro, e na verdade eu me deparei com uma história completamente diferente! O livro no começo é muito mais “parado”, na verdade conta toda a história de Anna, como ela foi parar em Grange Hall, a imagem que ela tem do mundo, dos pais delas, como foi se adaptar, as “expectativas” para seu futuro que consistem basicamente em se tornar um ativo valioso. A história começa a ficar realmente empolgante com a chegada de Peter, porque ele traz perguntas, respostas, dúvidas e esclarece alguns mistérios ao mesmo tempo em que coloca outros, deixando o livro muito mais interessante. Não há lutas, guerras, derramamento de sangue ou nada que eu imaginei para o livro, mas há um constante desafio, por menor que seja, dessas regras tão rígidas. O desafio é que dá ao livro um gosto interessante, onde Peter acaba levando Anna a contestar o que ela teve em toda sua vida como certeza. O final foi para mim muito inusitado, tanto no que diz respeito a vida de Anna quanto a de Peter. Anna foi um tanto triste, mas de certa forma muito real; já os acontecimentos ligados a Peter superaram todas minhas expectativas, quando há indícios na história de seu passado eu fiquei completamente abismada. É um livro muito interessante, diferente, que definitivamente vale a pena!

Continuação:
Quando acabei de ler o livro não sabia se ele tinha continuação ou não. Ele tem um ar de “final” ao mesmo tempo em que deixa muitas coisas para serem resolvidas. Pesquisando descobri que o livro tem continuação, chamado A resistência, sem previsão de lançamento no Brasil.

4 comentários:

  1. Ahhhhh adorei a sinopse desse livro e fiquei curiosa para saber desse final triste da Anna! Nunca tinha ouvido falar do livro, mas agora estou interessadíssima! *-*
    Adorei saber sua opinião, assim eu não vou com muita sede ao pote também! HAHA

    xx

    Only The Strong Survive

    ResponderExcluir
  2. nunca tinha ouvido falar desse livro, gostei da sinopse..mas essa capa! tsc, tsc.

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. ah! eu gosto da capa, depois que vc lê vc entende o pq da borboleta! eu achava meio sem sentido antes :p
    mas no geral eu acho bonita,esses detalhes em azul são todos com um efeito de brilho *.*
    kkk

    ResponderExcluir
  4. pela Sinopse parece ser interessante, caso eu tenha a oportunidade quero ler esse livro.

    voce esta de Parabens pelo Texto Juliana :)
    Att,
    sawuelbruno™

    http://sawuelbruno.blogspot.com/

    ResponderExcluir