1 de abril de 2011

O Hobbit

[ótimo]

Eu recomendo: O Hobbit
Autora: J. R. R. Tolkien
Editora: Martins Fontes

Sinopse:
Bilbo é um hobbit que leva uma vida calma, tranqüila, e que vê tudo virar de cabeça para baixo com a chegada de Gandalf. Gandalf é um mago que por vezes aparece nas terras dos hobbits, mas que há muito tempo havia sumido. Ele é sinal de confusão para muitos, ele leva hobbits a largar o conforto de suas casas e fazer as coisas mais malucas, muitas vezes se aventurando pelo mundo e até conhecendo elfos de outras terras. Com Bilbo não será diferente, ele não quer uma aventura, mas quando percebe já está partindo em uma jornada com alguns anões e com o trabalho de um ladrão. Mas a aventura não é uma qualquer, eles irão enfrentar perigos e através lugares distantes, para enfrentar nada mais, nada menos que um dragão!

Meu cantinho:
Acho que todos já devem ter ouvido falar do trabalho de J.R.R. Tolkien, mesmo se ninguém nunca leu nada dele, com certeza já viram ou ouviram falar do filme O senhor dos anéis. O hobbit conta a história de Bilbo, antes de partir para sua aventura e quando encontra o anel do poder. Esse livro como qualquer outro trabalho de Tolkien é maravilhoso, ele não é tão “complexo” quanto Silmarillion ou O senhor dos anéis, que ficamos perdidos no meio de fatos e descendências, o que torna a leitura mais fácil e leve. Não é por ser uma leitura leve que não temos emoções e muitas aventuras, para infelicidade do pobre Bilbo, que está acostumado com uma vida tranquila e mal saí de sua casa e já da de cara com problemas do tamanho de Trolls.
Um detalhe desse livro que eu gosto muito são as gravuras, normalmente estamos acostumados a pensar que livro que tem gravura é livro de criança, mas Tolkien faz um trabalho maravilhoso, para as pessoas de qualquer idade, é ilustra com desenhos maravilhosos, alguns em preto e branco, outros coloridos, que são magníficos!
Acho que quem lê um dos livros do Tolkien, acaba se apaixonando e não consegue ficar sem ler seus outros trabalhos! Ele cria mundos novos, línguas novas, raças, ele faz um trabalho estupendo e único que é simplesmente impossível ficar indiferente.
Para quem não sabe está sendo gravado o filme O hobbit, alguns dizem que será lançado ainda esse ano, outros apenas no começo do ano que vem, vamos ficar atentos!

Continuação:
As aventuras de Bilbo continuam no livro O senhor dos anéis – A sociedade do anel, na qual ele deixa o anel encontrado no livro O hobbit para Frodo dando origem a uma nova aventura.

Um comentário: