23 de março de 2011

Academia de Vampiros - O Beijo das Sombras

[ótimo]

Eu recomendo: O Beijo das Sombras
Autora: Richelle Mead
Editora: Nova Fronteira

Sinopse:
Lissa é a última moroi da linhagem dos Dragomir. Os morois são uma espécie de vampiros que podem usar magia referente aos quatros elementos da natureza, mas eles não matam seres humanos apesar de beberem seu sangue. Se matarem alguém, eles se tornam Strigoi, os vampiros como conhecemos, maus, que saem a noite e matam pessoas. Para se defender dos strigoi, morois tem guardiões dampirs, que são metade moroi e metade humanos. Rose ainda é estudante para se tornar guardiã, mas por desejo dos falecidos pais de Lissa, ela deverá se tornar sua guardiã. Entretanto Lissa se sente vigiada no colégio e Rose decide fugir e tira-la de lá. Elas vivem durante dois anos no mundo humano até que são trazidas de volta para escola por outros guardiões. Rose tem que se preocupar com as ameaças que Lissa parece sofrer, precisar treinar para poder protegê-la, enfrentar as intrigas da realeza moroi e tentar afastar os sentimentos que tem pelo seu instrutor. Precisa evitar a todo custo que Lissa usa seus poderes únicos que podem levá-la a loucura.

Meu cantinho:
Eu acho que sou muito suspeito para escrever sobre essa série porque eu realmente me apaixonei por ela. Apesar de todos os problemas da Lissa, das ameaças, das loucuras, o que eu realmente gostei no livro foi o relacionamento entre Rose e Dimitri. Rose é aquele tipo de personagem forte que anda em falta, normalmente as meninas são sempre mulheres indefesas, que se humilham, ficam deprimidas e se despedaçam por conta dos homens. Rose não é assim, ela é forte, destemida, determinada, irônica, alegre, poderosa! Apesar do enfoque ser principalmente na vida de Lissa, dos poderes e problemas dela, os próximos livros desenvolvem muitos mais o relacionamento de Dimitri e Rose, com muito mais ação, aventuras, medo e lutas. Esse primeiro livro é muito bom, bem amarrado, construído, tanto os personagens quanto todo o cenário, ele é ótimo, é os próximos são ainda melhores.
Sei que você deve estar pensando: poxa, outro livro de vampiro? O que torna essa diferente? Porque eu deveria ler ele? Pensando nessas perguntas que você leitor poderia me fazer, eu me lembro de uma citação que está no próprio livro da série (no verso do livro, não sei se no primeiro) em que alguém diz que apesar do mercado estar atualmente saturado de obras vampirescas, esse livro se destaca pela construção única de um mundo novo. Os vampiros são diferente, as espécies, as relação de poder, os poderes em si, a sociedade moroi, tudo é bem construído, delimitado, um livro que traz uma firmeza no mundo que cria. Os personagens são distintos, não são padronizados, tem personalidades diferentes tanto entre si quanto personagens de outros livros. Recomendo esse livro sem qualquer sombra de dúvida!

Continuação:
[Atualizado] O próximo livro da série Academia de Vampiros é Aura Negra. Você pode ler a resenha dele clicando aqui.

5 comentários:

  1. AMIGA EU SIMPLESMENTE AMO ESSA SÉRIE.
    E O DIMITRI É TUDO DE BOM!!!!
    BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. O dimka é perfeito!!!! Ngm pode falar mal dessa série, é humanamente impossível! E ela veio muito antes dessa onde de vampiros, nem tem como falar mal dela, é perfeita!!!

    Bjao
    Iza
    Três estrelinhas

    ResponderExcluir
  3. Adorei o blog é super interessante
    Seguindo aqui ;*

    Se der me segue tbm, o blog é novo e adoraria uma opnião sua sobre algum texto meu.
    Beijos linda
    http://desconexoeconfuso.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. o Dimka E A Rooza são perfeitos amei os livro e não vejo a hora de ver o filme dele

    ResponderExcluir
  5. Dimitri e Rose são perfeitos!!!
    Quando li os 3 livros fiquei totalmente deseperada para ler o quarto livro, que no entanto eu ja tinha comprado ele na pré-venda, e não me contentando em ler só o quarto livro, baixei os 2 ultimos livros, imprimi, até saber o final....
    É perfeito insuperável, não há nada igual a este romance, ameiii...

    ResponderExcluir