9 de fevereiro de 2011

O zoológico de Varsóvia

««««««
[bom]

Eu recomendo: O zoológico de Varsóvia
Autora: Diane Ackerman
Editora: Nova Fronteira

Sinopse:
Jan e Antonina Zabinski são encarregados do zoológico de Varsóvia, infelizmente este é bombardeado e as perdas são inúmeras. Mas esse casal não desiste e passa a reconstruir o zoológico, buscam salvar o que restou, tentam localizar os animais que escaparam do bombardeio. A vida durante a guerra é assim, triste e perigosa. Mas o zoológico conta com certo apoio: os nazistas, que tem certa obsessão com animais raros, animais puros. Utilizando esse apoio e o zoológico como fachada, o casal constitui nesse lugar um ponto de resistência onde “hospedes” chegam a noite e se escondem nos poucos cômodos da casa ou na jaula dos animais. A vida daqueles que tentam ajudar um judeu em um período como esse é arriscada, é necessário atenção e vigilância constante e qualquer erro pode ser fatal.

Meu cantinho:
Quando meu amigo falou que estava comprando esse livro pela internet e perguntou se eu não queria um também eu nem hesitei. Livros que contam histórias relacionadas a Segunda Guerra Mundial me fascinam, apesar de serem história tristes mostram lados do ser humano admiráveis, mostra como o homem é forte na luta pela sobrevivência. Entretanto, de todos os livros relacionados a perseguição dos judeus essa foi uma das que menos me despertou interesse. Logicamente que a história é de luta, de pessoas corajosas que se arriscaram por outras em um tempo difícil, mas as vezes acho que a leitura é de certa forma superficial e nem sempre transmite todo o medo e a tensão que essas pessoas enfrentaram. De forma triste é uma história bonita que apesar do pouco aprofundamento vale a pena ser lida.

Volume único.

5 comentários:

  1. nunca tinha ouvido falar desse livro, acho que faz um tempo que não leio sobre essa temática!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  2. Tb gosto desse tema, mas não conhecia esse livro.
    Vai para a lista.

    BjoO
    Pri
    Entre Fatos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas amei a capa e adoro esse assunto.

    Luiza,
    Express Coffee

    ResponderExcluir
  4. Não conhecia o livro.
    Vou confessar que não é o meu tipo de leitura favorita e sua resenha não me empolgou muito...rs

    @thaorteg

    ResponderExcluir
  5. nunca tinha ouvido flar ou lido sobre esse livro, parece ser ter uma história interessante^^

    --
    hangover at 16

    ResponderExcluir