4 de fevereiro de 2011

O pianista

[ótimo]

Eu recomendo: O pianista
Autor: Wladislaw Szpilman
Editora: BestBolso

Sinopse:
Wladislaw Szpilman é quem conta sua própria história nesse livro. Pianista, extremamente talentoso, judeu, sofreu atrocidades no período da guerra, sobreviveu e compartilhou conosco sua história. Ele começa o livro mostrando como a vida dos judeus lentamente vai mudando com a aproximação da guerra, eles precisam usar sempre uma braçadeira que os identificasse como judeus, tinham restrições quanto ao dinheiro, a comida, segurança, empregos, foram aos poucos perdendo todos seus direitos. Viviam constantemente buscando novidades, com o rádio ligado, esperando notícias sobre o avanço dos exércitos e a espera da liberdade, mas ela demora demais para chegar. Todos os judeus são obrigados a viver no Gueto de Varsóvia, isolados, lá não há emprego que pague bem, não há comida suficiente, educação, saneamento. Mas esse é apenas o começo do sofrimento de Wladislaw, a perda de sua família, o motim, a fuga, a luta para se manter escondido, para sobreviver quando não parece haver motivo para isso. A humilhação, a fome, o medo. Um livro que mostra um sofrimento intenso, uma esperança louca e às vezes escassa, e uma vitória no meio de muita dor.

Meu cantinho:
Eu sou apaixonada pelo filme O pianista há muitos anos, mas fui comprar o livro que deu origem ao filme apenas no ano passado. O filme é muito fiel ao livro, mas o bom de ler o livro é que há muitas outras cenas, momentos, que não fizeram parte do filme e que são extremamente emocionantes, de uma maneira triste pelo sofrimento de Szpilman, mas ao mesmo tempo há uma esperança de que as coisas possam melhorar. Há história é tão intensa, repleta de dor, sofrimento, de uma verdade humana tão triste que não tem como você não sofrer junto com Szpilman, torcer para que ele consiga sobreviver, ter esperanças para que a guerra acabe logo. O que mais me comoveu em toda essa história ela a luta dele para achar alimento, o medo ou a impossibilidade de sair para comprar algo para comer e ser pego pela polícia. A fome e a fraqueza que aos poucos vão consumindo seu corpo e sua sanidade. Creio que não tenho palavras para descrever tudo o que ele passou. Ainda assim, apesar de todo seu sofrimento, ele ainda recebe a ajuda de muitas pessoas, algumas inesperadas, que foram fundamentais para sua sobrevivência. Uma história bela de uma vida sofrida. Realmente não tenho palavras suficientes para descrever como acho essa história comovente, intensa e fundamental. Acredito que todos precisam conhecer a história desse talentoso pianista que sobreviveu as atrocidades da guerra.

Volume único.

4 comentários:

  1. Lembro que assisti o filme e quase morri de chorar. É um dos meus preferidos de todos os tempos =D Fiquei pasma com todo o sofrimento do "narigudo" (haha), mas a cena que mais me chocou foi a do capitão, no finzinho. Fiquei até sabendo que ele ganhou uma homenagem póstuma por ter ajudado o Wlad.(não sei se isso tem no livro)

    Queria lê-lo, mas sinto que nesse momento não estou "preparada" pra lembrar de tudo novamente. Mas é legal saber que o filme foi bastante fiel...pelo menos não perdi muita coisa ;)

    ResponderExcluir
  2. já ouvi falar muito bem do filme, mas nem sabia que tinha livro!

    J.
    -The Eater of Books

    ResponderExcluir
  3. Oi Dudiiii!
    Se eu nao me engano.. eu te dei o dvd neh? xD
    e confesso que ainda não assisti ou li o livro =x (tbm nao sabia que tinha o livro)
    Mas parece ser mto emocionante ˆˆ

    =***

    ResponderExcluir
  4. Já li, é emocionante, chorei muito. rs

    E no livro ainda fala sobre o alemão que o salvou.

    ResponderExcluir