18 de janeiro de 2011

Por mais um dia

««««««
[ótimo]

Eu recomendo: Por mais um dia
Autor: Mitch Albom
Editora: Sextante

Sinopse:
Charles Benetto cresceu e se tornou nada menos do que um zero a esquerda, um fracasso total. Depois da morte de sua mãe tudo pareceu desmoronar, ele começou a beber, investiu seu pouco dinheiro de maneira errada tudo por conta da mulher bonitona que o atendeu. O álcool estava sempre presente, ele fez com que perdesse seus empregos, ele começou as brigas e fez com que perdesse sua mulher. A gota d’água para Charles chegou dentro de um envelope, sua filha, muito envergonhada do pai alcoólatra decide não convidá-lo para seu casamento, mandando apenas algumas fotos da cerimônia pelo correio. Com a vida completamente arruinada ele decide tomar uma atitude sensata, e a atitude mais sensata para ele no momento é cometer suicídio. Mas Charles é tão ruim em fazer as coisas direito que nem mesmo se matar ele consegue, mas por um acaso do destino, ele consegue algo muito bom, uma segunda chance. Ele tem a chance de ter um dia especial com sua mãe, um dia dela inteiramente para ele, dia no qual ele vai aprender sobre todos os erros que cometeu, ver todas as suas escolhas erradas e aprender que ainda há tempo, por mais que tudo pareça ter chegado ao final.

Meu cantinho:
A primeira vez que eu vi um livro do Mitch Albom eu achei, pela capa e pelo nome, que era um livro de auto-ajuda. Minha tia havia dado de presente para minha irmã, mas eu nunca tive interesse algum em ler, nunca gostei de livros que oferecem em dez atitudes as soluções para todos os problemas da sua vida. Por sorte, eu li o livro e descobri que não era nada disso, e eu aprendi a não julgar um livro pela capa e pelo nome, porque ele parecia de auto-ajuda, mas na verdade ele escondia uma história maravilhosa. O livro nos ajuda a crescer, sim, mas qual livro não faz isso? Ele nos ensina? Sim, como todos os livros. E ele nos “ajuda”? Sim, mas sem precisar que a gente siga dez passos determinados, basta que a gente leia e aprenda com tudo o que personagens vivem.
Como primeiro livro do Mitch Albom eu escolhi Por mais um dia, não foi o primeiro que eu li, mas foi o que eu mais gostei. Acho que quase todas as pessoas do mundo já se arrependeram de algo que fizeram, acho que todas gostariam de uma segunda chance para mudar. Charles é um cara azarado, mas de um dia para outro sua sorte muda e ele ganha uma segunda chance. Ele encontra sua mãe já falecida, tem a chance de conversar com ela, de descobrir várias coisas a seu respeito e tem a chance de aprender, de mudar e de não comete os mesmo erros. A história mexeu comigo de uma maneira que não sei descrever, acho que para mim não só aqueles que desejam ter uma segunda chance para mudar algo, mas uma segunda chance para rever alguém que você ama mas que já partiu é algo que eu desejo. Invejei tanto Charles nesse livro que passei a viver sua história através dele como se fosse minha, e é uma história linda com um final feliz.
Mitch escreve de uma maneira diferente, além da história ele traz bilhetes, memórias, Charles faz listas de momentos em que sua mãe o apoiou e momentos em que ele não ficou ao lado dela. Tudo torna a história real, viva, e quando você lê e entra de cabeça nesse livro você realmente sente tudo o que Charles sente, são sentimentos tristes e alegres, mas todos eles valem a pena.

2 comentários:

  1. Olá! *-* Adorei sua resenha, faz refletir. O livro parece bom mesmo, pelos seus comentários. Me deixou curiosa, quando tiver a oportunidade, vou ler este sim ^^.
    :*

    Rachel Lima
    http://etcoetra.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi :D
    Claro que eu gostaria de ser sua parceira!
    Já estou te seguindo e coloquei seu banner lá no meu blog :D

    Beijos ;*

    ResponderExcluir