20 de janeiro de 2011

O Rei Branco

««««««
[ótimo]
Eu recomendo: O rei branco
Autora: György Dragomán
Editora: Intrínseca

Sinopse:
Certo dia Dzsáta sai mais cedo da aula e encontra seu pai indo embora em um furgão, levado por alguns homens, esses insistem que o pai dele se apresse, mas ele é muito firme, ele pede cinco minutos para se despedir de seu filho, que esse tempo não vai fazer diferença e que eles devem ter filhos e sabem como é isso. Cinco minutos é o tempo que ele tem com o pai. Ele explica que os homens são seus colegas de trabalho, que aconteceu algo muito urgente e que ele vai ter que ficar uma semana fora, talvez um pouco mais. Mas que não é necessário que Dzsáta se preocupe, ele volta, enquanto isso ele deve ser um bom menino e tomar conta de sua mãe. Os cinco minutos acabam.
Já se passou meio ano desde que seu pai foi levado, as cartas são poucas, nelas seu pai escreve que logo ele estará de volta para casa, mas ele nunca volta, ele perdeu o natal, o ano novo, mas Dzsáta ainda espera ansiosamente pelo retorno do pai. A verdade vem a tona quando certo dia os colegas de seu pai aparecem em sua casa querendo fazer uma busca e sua mãe se nega, eles então revelam para Dzsáta que seu pai foi preso por tramar contra o governo e que ele está fazendo trabalho forçado e que por ser uma pessoa fraca logo morrerá. O mundo do garoto muda com essa notícia, mas ainda há esperança, é preciso manter a esperança de que seu pai irá voltar.

Meu cantinho:
Esse livro é definitivamente um dos mais bonitos e tristes que eu já li. É horrível você pensar em tudo o que essa criança passou, na inocência que aos poucos é tirada de Dzsáta, na esperança que ele se esforça para manter viva, no desejo sincero de rever seu pai. Não há como não se encantar com a história desse garoto e desejar sinceramente que seus desejos se realizem.
Sabe o que eu acho mais estranho? é que normalmente livros como esse não ganham visibilidade em blogs de leitura. Eu sempre dou uma procurada pela internet para ver as novidades em livros, mas nunca li nada sobre esse livro. Encontrei O rei branco perdido nas prateleiras de uma livraria, e quando li a resenha do livro senti que a história parecia ser muito bonita e que eu precisava comprá-lo. Foi um investimento maravilhoso, parece meio clichê eu falar que ele te prende até a última página e que é impossível para de ler e não se emocionar, mas é exatamente o que esse livro fez comigo. Recomendo!

7 comentários:

  1. A sinopse parece ser muito legal!
    É bem triste mesmo ver como a infância é tirada das crianças :( Esse livro entrou para a minha listinha!

    Beijos ;*

    ResponderExcluir
  2. Parece realmente bom, eu também nunca tinha ouvido falar mas vai pra lista.

    ResponderExcluir
  3. Ju, tô passando para avisar que te indiquei em um meme no meu blog.
    Passa lá para ver!
    ^^
    http://lendomentes.blogspot.com/2011/01/meme-literario-todo-dia-e-dia-do-leitor.html

    ResponderExcluir
  4. Nossa, parece ser mto triste.
    Mto boa a resenha Dudi!

    =****

    ResponderExcluir
  5. Não conhecia esse livro, parace ser bom, mas é tristinho né. Muito bom conhecê-lo^^

    Tem selinho para vc lá no meu blog ;]

    Bjao
    Iza
    Três estrelinhas

    ResponderExcluir
  6. Eu vi esse livro em uma estante de uma livraria num shopping há muito tempo mas na ocasião não comprei, apesar de ter me interessado bastante. Depois de uns meses, não tirava o livro da cabeça, até que voltei na esperança de encontrá-lo no mesmo lugar, e não achei. Fui até a atendente e pedi pra ela ver se realmente tinha sido vendido, e pra minha alegria ele ainda estava lá. Sem duvidas, comprei na mesma hora. Cheguei em casa e comecei a ler. Li em uma semana - porque quando o livro é bom, gosto de ler sem parar rs - e ao final, só tive uma decepção: não tinha mais história! =/ rs

    Pois é, o livro é triste, é lindo e ao final deixa a gente querendo saber ainda mais sobre o menino e sua história.

    Super recomendo!

    Bruno Mattos (@btheone_)

    ResponderExcluir
  7. Será que só eu não gostei desse livro? Esperava bem mais da história, principalmente no desfecho... final deixa a desejar MUITO. :/

    ResponderExcluir